A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA FUNDAMENTAL - Tomo II Módulo XVI – Lei da Justiça, Amor e Caridade Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA FUNDAMENTAL - Tomo II Módulo XVI – Lei da Justiça, Amor e Caridade Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA FUNDAMENTAL - Tomo II Módulo XVI – Lei da Justiça, Amor e Caridade Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

2 Questão 625, L.E. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo? JESUS. Comentário: Para o homem, Jesus representa o tipo de perfeição moral a que a humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura de sua lei, porque, sendo Jesus o ser mais puro que já apareceu na Terra, o Espírito Divino o animava.

3 Assim... Paradigma JESUS Evangelho: Diretrizes morais para o aperfeiçoamento da humanidade.

4 Questão 886, L.E. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, tal como Jesus a entendia? Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas.

5 Comentário: O amor e a caridade são complemento da Lei de Justiça, pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejaríamos que nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.

6 A caridade, segundo Jesus, não restringe à esmola; abrange todas as relações com os nossos semelhantes, sejam: 1) Superiores;

7 2) Iguais;

8 3) Inferiores.

9 A caridade nos prescreve a indulgência, porque nós mesmos precisamos de indulgência; ela nos proíbe humilhar os desafortunados, ao contrário do que comumente fazemos. Quanto mais lastimável for a posição que um ser ocupa, maior deve ser o cuidado em não lhe aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

10 A essência da caridade: Benevolência Perdão Indulgência HARMONIA ENTRE OS HOMENS

11 Questão 648, L.E. Que pensais da divisão da Lei Natural (ou Divina) em dez partes, compreendendo: I. Lei de Adoração; II. Lei do Trabalho; III. Lei de Reprodução; V. Lei de Conservação; V. Lei de Destruição; VI. Lei de Sociedade; VII. Lei de Progresso; VIII. Lei de Igualdade; IX. Lei de Liberdade; e X. Lei de Justiça, Amor e Caridade?

12 Essa divisão da lei de Deus em dez partes é a de Moisés, e pode abranger todas as circunstâncias da vida, o que é essencial. A última lei é a mais importante; é por meio dela que o homem pode adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras.

13 LEI DE MOISÉS OS 10 MANDAMENTOS: 1º) Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo; 2º) Não falar o nome de Deus em vão; 3º) Lembrar de santificar o dia de sábado; 4º) Honrar pai e mãe; 5º) Não matar; 6º) Não cometer adultério; 7º) Não roubar; 8º) Não prestar falso testemunho contra o próximo; 9º) Não desejar a mulher do próximo; 10º) Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo. LEIS: I. Adoração II. Trabalho; III. Reprodução; IV. Conservação; V. Destruição; VI. Sociedade; VII. Progresso; VIII. Igualdade; IX. Liberdade; X. Justiça, Amor e Caridade. LEI DIVINA

14 Lei de Justiça, Amor e Caridade 1º) Amar a Deus 2º) Não falar o nome de Deus em Vão. Lei de Adoração Lei de Trabalho Lei de Sociedade Lei de Destruição Lei de Reprodução Lei de Igualdade 3º) Santificar o dia de sábado 4º) Honrar pai e mãe. 5º) Não matar. 6º) Não cometer adultério. 7º) Não roubar. Lei de Conservação Lei de Liberdade Lei de Progresso 8º) Não prestar falso testemunho. 9º) Não desejar a mulher do próximo 10º) Não desejar qq coisa do próximo.

15 LEI DE MOISÉS X. Justiça, Amor e Caridade. LEI NATURAL 1º) Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo; 2º) Não falar o nome de Deus em vão; 3º) Lembrar de santificar o dia de sábado; 4º) Honrar pai e mãe; 5º) Não matar; 6º) Não cometer adultério; 7º) Não roubar; 8º) Não prestar falso testemunho contra o próximo; 9º) Não desejar a mulher do próximo; 10º) Não desejar qualquer coisa que pertença ao próximo.

16 LEIS X. Justiça, Amor e caridade. LEI NATURAL I. Adoração; II. Trabalho; III. Reprodução; IV. Conservação; V. Destruição; VI. Sociedade; VII. Progresso; VIII. Igualdade; IX. Liberdade;

17 Q. 913, L.E. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar o radical? Já o dissemos inúmeras vezes: O Egoísmo.

18 Dele deriva todo o mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que luteis contra eles, não conseguireis extirpá-los enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Que todos os vossos esforços tendam, pois, para esse fim, porque aí está a verdadeira chaga da sociedade. Quem quiser aproximar-se da perfeição moral, já nesta vida, deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, pois o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade; ele neutraliza todas as outras qualidades.

19 Espiritismo AMOR Reflete CARIDADE LEI DE JUSTIÇA FRATERNIDADE Devotamento, Abnegação, Tolerância, Benevolência, Indulgência

20 RESUMO... Amar o próximo como a si mesmo. Expressão mais completa da Caridade:

21 Fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.

22 CARIDADE Caridade é a mão terna e compassiva Que ampara os bons e os maus ama e perdoa, Misericórdia, a qual para ser boa, De bens paradisíacos se priva. Mão radiosa, que traz a verde oliva Da Paz, que acaricia e que abençoa, Voz da eterna verdade que ressoa Por toda a parte, promissora e ativa. A caridade é o símbolo da chave Que abre as portas do céu claro e suave, Das consciências libertas da impureza; É a vibração do espírito divino, Em seu labor fecundo e peregrino, Manifestando as glórias da Beleza!... (Cruz e Souza, 1982)


Carregar ppt "PROGRAMA FUNDAMENTAL - Tomo II Módulo XVI – Lei da Justiça, Amor e Caridade Roteiro 2: Caridade e amor ao próximo. Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google