A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES"— Transcrição da apresentação:

1 SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
ENCONTRO FORMATIVO COM A PROFESSORA SUELY AMARAL – 26/09/11

2 INÍCIO DO ENCONTRO FISIONOMIAS TRANQUILAS... REENCONTROS, OPORTUNIDADES, EXPECTATIVAS NO AR!

3 Alegria ao reencontrar alguém que há tempo não se via!

4 ACOLHO A TAREFA DE REGISTRAR AS SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES MINHAS E DO GRUPO...
O que são sensações? Colocando os sentidos para funcionar!

5

6 SENSAÇÕES Algo que a escola não está habituada a falar, perceber, considerar. Desde longas datas a Escola em sua ação não reflexiva, as vezes se presta ao papel de reprodução, consolidando o sistema capitalista evidenciando a produção, o consumo, o TER em detrimento do SER. Anulando a compreensão de sentimentos/ processo/ sensações/ desejos...

7 Esta tarefa causou-me a princípio estranhamento, logo em seguida empolgação, curiosidade...
Cá estou buscando minhas sensações/ impressões em torno a este momento tão esperado por mim: Formação com a professora Suely Amaral Mello. O que são sensações?

8 Pavor , abandono, tristeza, descaso, insensibilidade, onde vamos parar?
Objetivo deste encontro com toda a certeza é afetar! Considerando a realidade da Educação Brasileira segundo Melo, a situação é de total abandono! Arrepio na alma, raiva no OLHAR! O que fazemos pela Educação Brasileira? Será que contribuimos nesta situação de abandono?

9

10 Subjetividade acolhida...
Na construção deste registro sinto minha subjetividade acolhida... Subjetividade NEGADA no âmbito escolar. Sou vista em minha totalidade, na minha complexidade... Na condição de SER HUMANO, para que tanto espanto? Momento raro, na verdade inusitado... Pela primeira vez vivencio uma experiência que considera minhas sensações e as sensações do grupo... Dentro deste contexto que me causa indagação e situação de extrema surpresa! Continuo a dialogar comigo, buscando as impressões...

11 Sensações... Sensações... Sensações... O que vem a ser sensações?
Será que o grupo percebeu a relevância deste registro? Dúvidas no ar...

12 Será que o grupo percebeu que para alteração de prática se faz necessário a transformação do olhar, da concepção, a forma que enxergamos nossas crianças? A Educação Infantil? De fato é necessário que todos se AFETEM!!!

13 MUDANÇA DE CONCEPÇÃO É O CAMINHO A SE TRILHAR!

14 Compreender o outro. Burburinhos. Indagações
Compreender o outro... Burburinhos... Indagações... Preconceitos constituídos nas falas, expressões... O que é certo? Errado? Ir para uma festa sem tomar banho!?! Neste contexto o que deve predominar a cultura por vezes preconceituosa ou a construção da identidade?

15

16 Provocação – preocupação – confusão... Conflitos internos sendo afetados!
Mas estamos preparados para lidar com conflitos? Qual a nossa concepção frente ao conflito? “Não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos!”

17

18 Qual o papel da escola? Segundo Mello, criar Máximas Condições Humanas, ou seja, formar dirigentes! O quanto tenho consciência deste papel? Sou dirigente da minha própria história? Impressões... Sensações... O que me toca? Passa? Faz sentido para mim?

19 Papel principal da escola é humanizar
Papel principal da escola é humanizar... Desenvolvimento da imaginação, linguagem, função simbólica, da consciência, personalidade, inteligência, memória, atenção, controle da auto conduta... (Mello) UM SILÊNCIO SURPREENDENTE TOMA CONTA DO AMBIENTE!

20 “CONCEPT: SILÊNCIO”

21 Mello continua a nos afetar!
Concepção sócio histórica – “Nós vamos precisar rever tudo o que estamos fazendo na escola. Valorizamos coisas que temos que rever.” A forma que vamos abordar com esse professor. Rever concepções, atualizar concepções, mudar o foco das cobranças... Silêncio/ Alívio ao ouvir que este processo é gradual, no entanto, tem que acontecer.

22 DESORDEM / REFLEXÃO

23 O desafio é aprender a ser professor!
Educação infantil não é dar aula, não ter sala de aula, porque não acontece aulas... Acontece vivências! (Burburinhos...)

24 ALGUMAS VIVÊNCIAS

25 Se a criança briga por um brinquedo que o professor faz
Se a criança briga por um brinquedo que o professor faz? Pega e guarda o brinquedo! O papel do professor é mediar o conflito, entender que tudo é aprendizado... (Burburinho)

26 Temos que nos lembrar sempre que na Educação: Cultura, professor, criança estão sempre em movimentos, são sempre ativos. São três pólos em constantes movimentos.

27 VIVENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

28 Ao final do encontro a impressão que tive foi a maioria das pessoas foram afetadas...
Se eu tiver que representar meus sentimentos por uma imagem talvez seria esta:

29 RESPOSTA – VIRGILIO SANTOS

30 AUTORA: ANA MARIA DOS SANTOS


Carregar ppt "SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google