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Plano de Liderança de Clube

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Apresentação em tema: "Plano de Liderança de Clube"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Liderança de Clube
Estrutura Administrativa Recomendada para Rotary Clubs Em sua reunião de novembro de 2004, o conselho diretor do RI aprovou o Plano de Liderança de Clube como estrutura administrativa recomendada para os Rotary Clubs. Este pode ser implementado quando for mais conveniente ao clube, contudo, sua adoção não é obrigatória. O Plano de Liderança de Clube foi desenvolvido considerando-se principalmente os seguintes fatos: 1. Rotarianos são voluntários, geralmente com pouco tempo disponível 2. Os mandatos dos cargos de liderança no clube são anuais 3. Em razão desses dois primeiros fatores, para conseguir ser eficaz, o clube necessita apresentar continuidade administrativa, podendo esta ser obtida através de procedimentos operacionais adequados

2 Propósito O propósito do Plano de Liderança de Clube é fortalecer o Rotary com uma estrutura administrativa que faça dos clubes entidades eficazes. O Plano de Liderança de Clube é vital para manter um crescimento estável e para o sucesso de nossa organização neste próximo século de prestação de serviços. Tendo sido fundamentado em experiências bem-sucedidas de clubes do mundo todo, seu propósito é fortalecer o Rotary com uma estrutura administrativa que ajude na eficácia dos Rotary Clubs.

3 Quatro Avenidas de Serviços
Clubes eficazes Mantêm estável e ampliam o quadro social Implementam projetos de prestação de serviços bem-sucedidos Apóiam a Fundação Rotária Formam líderes além do âmbito de clube Para ser eficaz, um Rotary Club deve: - Ampliar ou manter estável o quadro social - Implementar com êxito projetos que atendam a necessidades de comunidades locais e internacionais - Apoiar a Fundação Rotária por intermédio de participação em programas e de contribuições financeiras Capacitar líderes para servir o Rotary além do âmbito do clube Plano de Liderança de Clube Quatro Avenidas de Serviços

4 Características É uma extensão do Plano de Liderança Distrital
Provê passos de implementação a ser seguidos pelos clubes Fomenta continuidade administrativa e consenso entre líderes Inclui lista de comissões permanentes de clube, as quais têm suporte das comissões distritais Está de acordo com o novo regimento interno recomendado para o Rotary Club Pode ser implementado a qualquer momento · O Plano de Liderança de Clube é uma extensão do Plano de Liderança Distrital; · Sugere passos de implementação a ser seguidos pelos clubes; · Fomenta continuidade administrativa e cria consenso entre os líderes na definição das metas e gerenciamento de projetos; · Inclui relação de comissões de clube permanentes, que podem obter auxílio de comissões distritais; · Está de acordo com o novo regimento interno recomendado para o Rotary Club, aprovado pelo conselho diretor do RI em novembro de 2004. · Pode ser implementado quando for mais conveniente ao clube. (Obs.: A adoção do plano não é obrigatória, mas todos os clubes devem considerar sua adoção, principalmente clubes novos ou enfrentando problemas no desenvolvimento do quadro social.)

5 Passos de Implementação
Desenvolver um plano de longo prazo que incorpore os elementos de clubes eficazes. Usar as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs na definição de metas anuais consonantes com o plano de longo prazo Realizar assembléias de clube que incluam os sócios no processo de planejamento e os mantenham informados sobre o Rotary. Os clubes que desejam implementar o Plano de Liderança de Clube devem: 1. Desenvolver um plano de longo prazo que incorpore os elementos de clubes eficazes. 2. Usar as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs na definição de metas anuais consonantes com o plano de longo prazo 3. Realizar assembléias com o objetivo de incluir os sócios no processo de planejamento e os manter informados sobre o Rotary.

6 Passos de Implementação
Assegurar boa comunicação entre o presidente de clube, o conselho diretor, as comissões de clube, os sócios, o governador de distrito, os governadores assistentes e as comissões distritais. Favorecer a continuidade administrativa, inclusive o conceito de sucessão planejada, de modo a facilitar a capacitação de futuros líderes. 4. Assegurar boa comunicação entre o presidente de clube, o conselho diretor, as comissões de clube, os sócios, o governador de distrito, os governadores assistentes e as comissões distritais. 5. Favorecer a continuidade administrativa, inclusive o conceito de sucessão planejada, de modo a facilitar a capacitação de futuros líderes.

7 Passos de Implementação
Alterar o regimento interno do Rotary Club de modo a refletir a estrutura das comissões e as responsabilidades dos líderes do clube. Oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os sócios do clube. Certificar-se de que cada sócio esteja envolvido em uma atividade ou projeto. 6. Modificar o regimento interno recomendado para o Rotary Club para que inclua operações administrativas específicas ao clube. 7. Oferecer oportunidades para aumentar o companheirismo entre os sócios do clube. 8. Certificar-se de que cada sócio esteja envolvido em uma atividade ou projeto.

8 Passos de Implementação
Elaborar um plano de treinamento para assegurar que: Líderes de clube participem dos encontros distritais de capacitação. Seminários de orientação de novos sócios sejam oferecidos regularmente. Oportunidades educativas estejam sempre disponíveis a todos os sócios. 9. Elaborar um plano de treinamento para assegurar que: Líderes de clube participem dos encontros distritais de capacitação. Seminários de orientação de novos sócios sejam oferecidos regularmente. Oportunidades educativas estejam sempre disponíveis a todos os sócios.

9 Novas Comissões Permanentes*
Conselho diretor do clube Administração do Clube Relações Públicas . Admissão Projetos de Prestação de Serviços Fundação Rotária Esta nova estrutura de comissões de clube substitui a anterior, com 18 comissões. As cinco comissões permanentes de todo clube são: 1. Administração do Clube – realiza atividades que conduzem à operação eficaz do clube 2. Relações Públicas do Clube - desenvolve e executa planos para veicular ao público informações sobre o Rotary e promover as atividades e os projetos de prestação de serviços do clube. 3. Admissão - Desenvolve e implementa um plano abrangente para recrutamento e retenção de sócios. 4. Projetos de prestação de serviços - Planeja e conduz projetos educacionais, humanitários e profissionais para atender a necessidades da comunidade local e de outros países. Fundação Rotária – Cria e implementa planos para conseguir apoio para a Fundação Rotária através de assistência financeira e participação em seus programas Comissões adicionais podem ser criadas conforme necessário à manutenção da continuidade administrativa. * Comissões adicionais podem ser criadas conforme necessário

10 Novas Comissões Permanentes
Conselho diretor do clube Administração do Clube Relações Públicas Admissão Projetos de Prestação de Serviços Fundação Rotária A estrutura de comissões apresentada no Plano de Liderança Distrital dá suporte ao Plano de Liderança de Clube: 1. Os governadores assistentes prestam auxílio à comissão de administração e ao conselho diretor do clube. 2. A comissão distrital de relações públicas dá assistência à comissão de relações públicas do clube. 3. A comissão distrital de desenvolvimento do quadro social presta apoio à comissão de admissão do clube. 4. As comissões distritais de programas (Intercâmbio de Jovens, Rotaract, etc.) fornecem ajuda à comissão de prestação de serviços do clube. 5. A comissão distrital da Fundação Rotária auxilia a comissão da Fundação Rotária do clube. Há outras cinco comissões distritais constantes do plano: 1. Expansão 2. Promoção da Convenção do RI 3. Conferência distrital 4. Treinamento 5. Finanças Governadores assistentes Com. Distrital de Relações Públicas Com. Distrital de Desenvolv. Quadro Social Com. Distrital de Programas Com. Distrital da Fundação Rotária Apoio do distrito ao Plano de Liderança de Clube

11 Pareceres de Clubes “Agradecemos a chance que nos foi dada com esta nova estrutura. Ela nos permitiu manter a liberdade de pensamento, ao mesmo tempo em que ajudou a revitalizar o clube.” “Pudemos adaptar nosso regimento interno de maneira a refletir as características do clube e, ao mesmo tempo, atender aos objetivos do Rotary International.” 1ª citação: Rotary Club de Vancouver Sunrise, Canadá 2ª citação: Rotary Club de Vancouver Arbutus, Canadá Outras citações: “Inicialmente, havia certa desconfiança de que seria difícil mudar velhos hábitos. Achávamos que a implementação do Plano de Liderança de Clube nos daria mais trabalho, e já estávamos bastante ocupados. Porém, logo percebemos que as responsabilidades seriam divididas entre um grupo maior de sócios e que mesmo os rotarianos entrantes poderiam se envolver imediatamente nas atividades. Agora vemos as vantagens do plano.” Sócio do Rotary Club de Padstow, Austrália “O Plano de Liderança de Clube pode aumentar a eficácia dos Rotary Clubs, principalmente daqueles que não foram organizados adequadamente.” Rotary Club of Milano Nord, Itália

12 Benefícios Continuidade na administração de projetos e nos processos de tomada de decisão Consenso nas decisões e definições de metas Existência de amplo grupo de líderes capacitados Adoção de plano de sucessão para líderes de clube Envolvimento de todos os sócios nas atividades do clube LEIA A APRESENTAÇÃO

13 Cronograma de Implementação
Antes do início do ano rotário (Janeiro a Junho) Conselhos diretores atual e entrante concordam em implementar o Plano de Liderança de Clube Realização de assembléia de clube com todos os sócios O clube concorda em adotar o novo regimento interno recomendado para o Rotary Club até 1º de julho Desenvolve-se o plano de longo termo Definição das metas utilizando as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs Os clubes que desejem implementar o Plano de Liderança de Clube podem seguir o cronograma abaixo: Seis meses antes da implementação (Janeiro-Junho) · Reunião dos conselhos diretores atual e entrante para decidir se o Plano de Liderança de Clube deverá ser implementado. ·  Assembléia de clube para discutir a decisão com os sócios, dando-lhes a oportunidade de expressar sua opinião e se envolver no processo. ·   Após aprovação, adotar, para que passe a vigorar a partir de 1º de julho, o regimento interno recomendado para o Rotary Club, inclusive com emendas que reflitam características específicas ao clube. ·   Os conselhos diretores atual e entrante desenvolvem um plano, antendo sempre os sócios envolvidos nas tomadas de decisões. Inclusão de procedimentos de transição para a nova estrutura e de planos de longo prazo para o clube. ·   O conselho diretor entrante usa as Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotary Clubs na definição de metas anuais consonantes com o plano de longo prazo. Após 1º de julho, os clubes começam a trabalhar para alcançar suas metas, revisando o plano conforme necessário. Em janeiro, avalia-se o progresso em relação ao alcance das metas e à posição no Plano de Liderança de Clube.

14 Recursos Governador do distrito Governadores assistentes
Comissões distritais Plano de Liderança de Clube (245-PO) Normas do Plano de Liderança de Clube Regimento interno recomendado para o Rotary Club Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Clubes Ciclo Recomendado para Treinamento de Líderes Os seguintes recursos estão disponíveis para dar suporte aos clubes na implementação e operacionalização do Plano de Liderança: Governadores de distrito – auxílio aos clubes com relação aos passos de implementação Governadores assistentes – auxílio aos clubes com relação aos passos de implementação Comissões distritais – suporte às comissões de clube; coordenação dos esforços distritais *Plano de Liderança de Clube (245-PO) – material a ser publicado em inglês em outubro de 2005 e posteriormente em português; explica em detalhes como implementar o plano * Normas do Plano de Liderança de Clube – regras oficiais do RI sobre o plano *Regimento interno recomendado para o Rotary Club – procedimentos operacionais, que podem ser modificados para refletir as características próprias ao clube *Diretrizes para Aumentar a Eficácia dos Rotaract Clubs – ferramenta a ser usada para definir metas com base no conceito de clube eficaz *Ciclo Recomendado para Treinamento de Líderes – série de treinamentos destinados a capacitar líderes rotários a exercer com eficácia seu mandato; parte do processo de educação continuada. * Disponível no site do RI,

15 Dúvidas?


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