A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Composite Carlos Roberto Marques Junior. Propósito do Padrão Estruturar objetos em forma de árvore para representar hierarquias de parte-todo. Permitir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Composite Carlos Roberto Marques Junior. Propósito do Padrão Estruturar objetos em forma de árvore para representar hierarquias de parte-todo. Permitir."— Transcrição da apresentação:

1 Composite Carlos Roberto Marques Junior

2 Propósito do Padrão Estruturar objetos em forma de árvore para representar hierarquias de parte-todo. Permitir o tratamento uniforme de objetos individuais e composições de objetos É chamado composição recursiva.

3 Motivação Um sistema de criação e manipulação de figuras geométrias, figuras e texto, como editores de desenhos. Domínio: Linhas, Retângulos, Círculos, Texto e composição dos anteriores.

4 Motivação Implementação Simples: – Definir classes para primitivas básicas; – Definir outras classe containers.

5 Motivação Padrão Composite

6 Motivação

7 Aplicabilidade Representação de hierarquias parte-todo de objetos; Capacidade dos clientes de abstrair a diferença entre composições de objetos e objetos individuais. – Tratamento uniforme para objetos da estrutura.

8 Estrutura

9

10 Participantes Component – Declara a interface para os objetos na composição; – Implementa comportamento-padrão para a interface comum a todas as classes; – Declara uma interface para acessar e gerenciar os seus componentes-filhos.

11 Participantes Leaf – Representa objetos-folha na composição; Um objeto folha não pode ter filhos. – Define comportamento para objetos primitivos na composição.

12 Participantes Composite – Define comportamento para componentes que têm filhos; – Armazena os componentes-filhos; – Implementa as operações relacionadas com os filhos presentes na interface de Component.

13 Participantes Client – Manipula objetos na composição através da interface Component.

14 Colaboração Os clientes lidam com a interface da classe Component para interagir com os objetos da estrutura. Se o objeto referenciado pelo Component é uma Leaf, então a solicitação é tratada diretamente. Se o objeto for um Composite, ele repassa as solicitações para os seus componentes- filhos.

15 Consequências Torna o cliente simples – Cliente lida com objetos compostos assim como lida com os primitivos;

16 Exemplos

17

18

19

20

21 Dúvidas


Carregar ppt "Composite Carlos Roberto Marques Junior. Propósito do Padrão Estruturar objetos em forma de árvore para representar hierarquias de parte-todo. Permitir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google