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Planejamento de Comunicação Proposta. “Pode-se dizer que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto.

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1 Planejamento de Comunicação Proposta

2 “Pode-se dizer que a era automobilística nasceu no Brasil no dia 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto de Santos, do navio Portugal, o primeiro carro importado, adquirido pelo jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont, que mais tarde seria conhecido como o Pai da Aviação.” O carro era um reluzente Peugeot, com moto de 3,5 cv, a gasolina. Seu proprietário comprou numa cidade perto de Paris, e o trouxe diretamente para Santos. Mais tarde, o veículo foi levado a São Paulo, permanecendo na residência de Santos Dumont”.

3 De acordo com a ANFAVEA, há 26 fábricas de veículos automotores no País. Nos últimos anos, a redução dos juros facilitou a compra. Com o término da redução, a tendência é haver uma queda na venda de veículos novos, preferindo os clientes os seminovos ou usados, sendo um ponto fraco. Mas a comodidade do carro e o amor por carro são pontos fortes importantes.

4 O público é homens e mulheres, classes B e C, de 28 a 60 anos. A margem maior de idade é por serem três modelos que a empresa está fabricando no Brasil voltados para públicos diferentes. O público contempla jornalistas, formadores de opinião pública, acionistas e funcionários.

5 Todas as ações de publicidade referente aos veículos produzidos pela empresa devem ressaltar o design e a performance, mostrando sempre os preço. O nome de fábrica sempre enfatizado para fixar a marca no País e iniciar o processo de geração de good will. A assessoria de comunicação trabalhará junto aos meios de comunicação as pautas sobre a Fábrica e os Veículos, utilizando as editorias de Economia, Negócios e Responsabilidade Social para Fábrica; e segmentadas para Veículos.

6 Ações de comunicação Site oficial; Publicidade nos pontos de venda Merchardising de sedução nos pontos de venda (exposição dos veículos) Lançamento do veículo à imprensa; Campanha publicitária – TV, jornal, revista, site. Utilização das redes sociais Pesquisa de opinião com os clientes Contato com a imprensa em diversos segmentos para emplacar pautas sobre a Fábrica e os automóveis.

7 Ações de comunicação Disponibilização do veículo para diretores de grandes empresas durante uma semana para realização de teste. Participação em exposições automotivas Publicidade em programas de TV de grande audiência (Faustão) Publicidade na novela das 21h

8 Ações de comunicação Desafio do teste drive Realizado com artistas para agregar valor ao produto e será exibido no programa Auto Esporte. Luciano Huck Roberto Justus Bruno Senna Malu Mader

9 Produção do site Produção dos materiais para os pontos de vendas Distribuição do material nos pontos de venda Produção de vídeos institucionais sobre o produto e fábrica Preparação do lançamento dos veículos Produção de press kit para ser distribuído aos jornalistas no lançamento Verificar se concessionárias estão prontas para aumentar o número de testes drives Disponibilizar o agendamento dos testes pela internet)

10 Composição de equipes para redes sociais Pesquisas de opinião com os clientes Contato com a imprensa Convites para participação do teste drive Treinamento das equipes de venda e que serão encaminhadas para as exposições

11 Gestão de crise Problema de fábrica Equipes preparadas para enfrentar um recall Público interno (funcionários e acionistas) será o primeiro a ser informado sobre o problema e das etapas para resolvê-lo Presidente porta-voz Anúncios TVs e jornais de maior circulação das capitais do País. Os clientes poderão requisitar o recall e marcar pelo site oficial. Disponibilização imediata de veículos direto da fábrica para cliente durante recall. Atenção redobrada às redes sociais Após o recall, lançamento de nova campanha de publicidade

12 Obrigada Denise Pereira Mabelle Balieiro


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