A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASPREOCUPAÇÕESDAVIDA Pe. Jerônimo Gasques Visite nosso site: www.saojosepp.org.brwww.saojosepp.org.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASPREOCUPAÇÕESDAVIDA Pe. Jerônimo Gasques Visite nosso site: www.saojosepp.org.brwww.saojosepp.org.br."— Transcrição da apresentação:

1 ASPREOCUPAÇÕESDAVIDA Pe. Jerônimo Gasques Visite nosso site:

2 Em Mt 9,16-17 diz:Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe- se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.

3

4 Em Ef 6,13-14 diz: Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados (TNLH).

5

6 As preocupações esgotam nossas energias, deturpam nossos pensamentos e enfraquecem nossos projetos de vida. Os especialistas em comportamento são unânimes em afirmar que as preocupações, a ansiedade e o estresse são os maiores obstáculos da felicidade humana.

7

8 Tenho perdido tempo com as preocupações da vida? Jesus já falava delas em Lucas 12,

9 A preocupação não produz absolutamente nada Porquê perder o seu tempo e energia com uma coisa que não o leva a lado nenhum? Quando se preocupa com qualquer coisa isso muda alguma coisa? Utilize o seu tempo e empenho em algo produtivo. Deixe de se preocupar e comece a viver - Dale Carnegie.

10

11 - A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. Charles ChaplinCharles Chaplin - O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina Cora Coralina - A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos. George Bernard ShawGeorge Bernard Shaw

12 Conheço muitos que não puderam, quando deviam, porque não quiseram, quando podiam (François Rabelais).

13 A insegurança nunca levou ninguém ao topo. Pelo contrário, ela sempre puxa o tapete de quem quer progredir. Portanto, não deixe que ela domine os seus pensamentos. Avance para seus objetivos com o coração aberto para o seu propósito nesta vida! (ROBERTO S.)

14 AS PESSOAS COMEM PARA MATAR A ANSIEDADE DE VIVER!

15 "Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?... Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentada (Mt 6,25-33).

16

17 Insegurança é: * ter no espelho o seu maior inimigo; * temer a perda dum afeto; * cismar com o silêncio de quem se gosta; * recear o fantasma do abandono; * precisar de ser-se encorajado(a) a todo o momento; * não tentar com medo de falhar; * precisar de ser-se protegido(a); * não recuperar de um fracasso;

18 * não acreditar na própria essência; * perturbar-se com críticas negativas; * não confiar que somos capazes; * hesitar dar um passo em frente; * procurar estabilidade instavelmente; * precisar da garantia da presença alheia; * amar timidamente em silêncio; * esconder-se com medo de ser encontrado(a)

19 OLHE O NOSSO GUARDA ROUPA

20 COMO PODEMOS FALAR EM DÍZIMO NESSE QUADRO NEGATIVO NO QUAL VIVEMOS?

21 Preocupar-me precisa está no topo da lista daquilo que desejo evitar e deve ser assim já que conheço bem os efeitos desastrosos da preocupação na vida das pessoas. DUVIDAR DE SI MESMO - VOCÊ DUVIDA DE SUA CAPACIDADE E DE SEU POTENCIAL MEDIOCRIDADE - CISCAMOS NO CHÃO COMO GALINHAS AO INVÉS DE VOARMOS COMO AS ÁGUIAS

22 MEDO - CORRER APAVORADO É O INIMIGO DO SUCESSO, DA PAZ E DA FELICIDADE... FALTA DE ÂNIMO - O ENTUSIASMO VAI EMBORA. FALTA DE CRIATIVIDADE - ESTRANGULA A LIBERDADE DE SER CRIATIVO

23 Forma inapropriada - a preocupação cria uma forma inapropriada do futuro Resultados incertos – nebulosidade de alvo com resultado incerto VÍCIOS - a preocupação pode se tornar um vício DISTÚRBIOS FÍSICOS - uma mente perturbada (preocupada) leva inevitavelmente, a um corpo deteriorado (john haggai)

24 Assim vive A maioria

25 PERDA DE TEMPO - MAIS DE 90% DAQUILO COM QUE VOCÊ SE PREOCUPA NUNCA VAI ACONTECER FALTA DE HUMOR – A PESSOA PERDE SEU SENSO DE HUMOR. POIS O PREOCUPADO ESTÁ SEMPRE EM SINAL DE ALERTA.

26 Desejar uma vida boa

27 O que nos dá segurança: Segurança é a percepção de se estar protegido de riscos, perigos ou perdas. -Todos procuram segurança - Fundamental para uma boa qualidade de vida em uma comunidade. - O meio pelo qual o Estado busca garantir a paz social para todos. - O conjunto de ações que visam antes de tudo - zelar pela vida, a liberdade e a proteção do patrimônio.

28 HOJE SE FALA EM: - Na informação tecnológica: celular... - No trabalho - Na casa, rua, patrimônio - Os gastos com segurança: cerca, alarme... - No alimento que compramos, rótulo... - No médico, dentista, açougue... - Nas pessoas com quem lidamos - Nos pais, avós... PESSOAS E COISAS

29 NO OUTRO LADO DA MEDALHA: ANSIEDADE: Estado afetivo em que há sentimento de insegurança. Viver a ansiedade é viver preso ao medo do futuro. O ser humano é ansioso quando há algo em seu coração que ele quer ou teme e duvida que este algo irá acontecer ou tem medo que venha a acontecer. Podemos verificar que a ansiedade está sempre presente como algo do futuro. O ansioso não vive o presente. E o presente é a única coisa que temos para viver.

30 NESSE QUADRO COMO FALAR EM DÍZIMO? FICA O GRANDE DESAFIO NA PASTORAL DO DÍZIMO. OS AGENTES DEVEM SE ESFORÇAR PARA MUDAR O QUADRO DE INSEGURANÇA

31 Vejo, todavia, um quadro ou momento muito oportuno para se retomar as discussões e aprender com a crise a necessidade de se ensinar a confiança em Deus e nas pessoas também. - Antigamente se falava em providência divina e, hoje?

32 O cuidado com nossos limites

33 - Se quiser sair, uma dica vamos lhe dar: a falta de fé é o componente mais importante a ser superado. A falta de fé promove todas as doenças de nossa alma e comportamento. - Praticar a fé é um desafio diário que temos a perseguir. - Se temos a pretensão de melhorarmos, urgentemente, temos que abrir um espaço à fé em nossas vidas.

34

35 AS PREOCUPAÇÕES DA VIDA Pe. Jerônimo Gasques Visite nosso site:

36 Leitura meditativa de a escolha Mateus 6, 19-21: a escolha a busca 24-34: a busca. Qual é o seu maior absoluto?. Qual é o seu tesouro?. Por que o dízimo não caminha?

37

38 ERA DA SOLIDÃO

39

40 TRÊS PECADOS DE CUNHA : AVAREZA COBIÇA GANÂCIA produz quatro raízes perigosas: 1- decepção 2- insensatez 3- apostasia 4- miséria

41

42 1) Gula: consiste em comer além do necessário e a toda hora; 2) Avareza: é a cobiça de bens materiais e dinheiro; 3) Inveja: desejar atributos, status, posse e habilidades de outra pessoa; 4) Ira: é a junção dos sentimentos de raiva, ódio, rancor que às vezes é incontrolável; 5) Soberba: é caracterizado pela falta de humildade de uma pessoa, alguém que se acha auto-suficiente; 6) Luxúria: apego aos prazeres carnais; 7) Preguiça: aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico.

43

44

45 AVAREZA

46 - É o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro, priorizando-os e deixando Deus em segundo plano. É considerado o pecado mais tolo por se firmar em possibilidades. - Na concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.cristãsete pecados capitaisidolatria

47 Todo avarento é pobre; vive sentado sobre o ouro, mas, não gasta nada, passa privações, não oferece nada a ninguém, e, guarda seus bens com a ferocidade de um leão na selva. O avaro é um infeliz: vive eternamente em guarda, com medo de perder o que possui, desconfiando de todos, achando que as pessoas se aproximam dele para tirar-lhe alguma coisa, inquieto, angustiado, sempre alerta.

48 Mas se João Batista estivesse vivo nos dias atuais diria: Raça de víboras, quem vos ensinou a escapar da ira que virá ! Não presumais de vós mesmos dizendo que são filhos de Abraão mas produzi frutos dignos de arrependimento, pois o machado está a raiz das árvores e a que não der bom fruto será cortada e lançada no fogo.

49 COBIÇA

50 O verdadeiro prazer na vida é aprender a viver desfrutando o que se tem e saber não sofrer ansiosamente por aquilo que não se tem. A cobiça é o desejo desenfreado de possuir o que pertence a outro e não a nós. Sabendo desta fraqueza humana, nosso Criador estabeleceu o mandamento: - "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu servo, nem a sua serva,... nem coisa alguma que pertença ao teu próximo." (Êxodo 20,17)

51 Infelizmente, travestida de prosperidade, a cobiça invadiu os púlpitos cristãos. Ao invés de sermos desafiados a sermos mais humildes e mais santos, os falsos apóstolos da prosperidade nos ensinam que devemos ter mais dinheiro e bens; afirmam os tais que isso é sinal da bondade de Deus. Quando ouço essas coisas, me pergunto se Deus foi ruim com os apóstolos, que não tinham nem ouro e nem prata (At 3).

52 GANANCIA

53 Aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele penúria (Provérbios 28,22). Ao insensato não convém a vida regalada (Provérbios 19,10). O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo ( Provérbios 28,20).

54 Por isso tem muito cristão pedindo, pedindo e não está recebendo. Porque em vez de pedir alimento para o espírito, está pedindo e às vezes, até exigindo pelo cumprimento das promessas de abundância na vida deles. Para que? Para esbanjar nos prazeres da vida. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres (Tiago 4,3).

55

56

57

58 O DÍZIMO NOS APONTA UMA NOVA LUZ.

59 MUITO AGRADECIDO PELAOPORTUNIDADE DO ENCONTRO.


Carregar ppt "ASPREOCUPAÇÕESDAVIDA Pe. Jerônimo Gasques Visite nosso site: www.saojosepp.org.brwww.saojosepp.org.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google