A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERAÇÃO ENTRE AS PARTES DE UM CORPO. Informações das ações transitam ao longo do corpo! De que forma isto acontece? Problema realModelo Idealiza-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERAÇÃO ENTRE AS PARTES DE UM CORPO. Informações das ações transitam ao longo do corpo! De que forma isto acontece? Problema realModelo Idealiza-se."— Transcrição da apresentação:

1 INTERAÇÃO ENTRE AS PARTES DE UM CORPO

2 Informações das ações transitam ao longo do corpo! De que forma isto acontece? Problema realModelo Idealiza-se que a interação entre as partes do corpo seja representada por uma distribuição de forças ao longo de toda a superfície virtual de corte. Abstraindo-se da forma da distribuição de forças ao longo da superfície virtual de corte, a atenção será voltada às resultantes (sistema equivalente) em relação a um ponto localizado no centróide desta superfície. Imagina-se que o corpo em equilíbrio, referenciado em relação a um sistema global de coordenadas (xyz), seja recortado virtualmente através de um plano. Referenciam-se todas as forças e momentos em relação ao sistema global. Portanto, pelo princípio da ação e reação, as entidades atuantes nas superfícies internas virtuais são representadas com os mesmos módulo e direção, porém com sentido contrário (sinal negativo).

3 Com o objetivo de isolar os efeitos que estas resultantes submetem o corpo, estas são decompostas numa direção perpendicular à superfície virtual de corte e numa outra sobre o plano de corte. Nesta decomposição, assume-se um novo sistema de coordenadas, dito local, que acompanha o plano de corte e que apresenta convenções contrárias nas superfícies opostas. Desta forma, elimina-se o sinal negativo consistente com o princípio da ação e reação quando a referência é o sistema global. N: Esforço normal. Tende a afastar (tração - positivo) ou aproximar (compressão - negativo) as partes do corpo na direção perpendicular à superfície de corte. Q: Esforço cortante. Tende a deslizar relativamente as partes do corpo numa direção paralela à superfície virtual de corte. T: Momento torçor. Tende girar relativamente as partes do corpo em torno da direção perpendicular à superfície virtual de corte. M: Momento fletor. Tende girar relativamente as partes do corpo em torno de um eixo paralelo à superfície virtual de corte.

4 N (esforço normal) Interação entre as Partes numa Barra Reta – Esforços Normal e Cortante – centróide A (área da seção transversal) Q (esforço cortante) Distribuição constante ao longo de toda a seção de corte x y z x y z Distribuição quadrática ao longo da altura da seção transversal b (base da seção transversal) h (altura da seção transversal)

5 M (momento fletor) Interação entre as Partes numa Barra Reta – Momentos Fletor e Torçor – centróide T (momento torçor) Distribuição linear ao longo da altura da seção de corte x y z x y z Distribuição circunferencial linear ao longo do raio da seção transversal Eixo neutro: interação nula J (momento polar de inércia) Seção transversal simétrica em relação ao eixo y


Carregar ppt "INTERAÇÃO ENTRE AS PARTES DE UM CORPO. Informações das ações transitam ao longo do corpo! De que forma isto acontece? Problema realModelo Idealiza-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google