A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIOS DE TRANSMISSÃO CAPITULO 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIOS DE TRANSMISSÃO CAPITULO 3."— Transcrição da apresentação:

1 MEIOS DE TRANSMISSÃO CAPITULO 3

2 Meios de Transmissão Nas redes de comunicação há basicamente duas categorias de meios de transmissão: os MEIOS GUIADOS e os MEIOS NÃO GUIADOS. Um MEIO GUIADO é a transmissão por cabos ou fios de cobre, onde os dados transmitidos são convertidos em sinais elétricos que propagam pelo material condutor, e a transmissão por fibras ópticas, onde os dados são convertidos em sinais luminosos e então propagados pelo material transparente da fibra óptica.

3 Meios de Transmissão Quanto aos MEIOS NÃO-GUIADOS, podemos citar a transmissão por irradiação eletromagnética, onde os dados transmitidos são irradiados através de antenas para o ambiente, como por exemplo as transmissões via satélite, infravermelho, bluetooth e wireless. Seja qual for a escolha do meio de transmissão para determinado sinal, cada um influencia no sinal transmitido limitando a largura de banda disponível, provocando distorções e atenuações.

4 Meios de Transmissão CLASSIFICAÇÃO MEIOS GUIADOS MEIOS NÃO-GUIADOS
Cabo coaxial Par trançado Fibra óptica MEIOS NÃO-GUIADOS Transmissão por rádio Microondas Infravermelho Transmissão por satélites

5 Meios de Transmissão MEIOS GUIADOS Cabos de Par-Trançado Já os cabos metálicos de par trançado são largamente utilizados na atualidade, principalmente por seu avanço tecnológico constante nos últimos anos, seu fácil manuseio, seus acessórios, que causaram uma tendência global a adotá-lo como padrão para redesethernet e TCP/IP nas comunicações de dados.

6 Meios de Transmissão Classificação quanto à blindagem:
MEIOS GUIADOS - Cabos de Par-Trançado Classificação quanto à blindagem: Cabos sem blindagem: UTP (Unshielded Twisted Pair) Cabos blindados: FTP (Foiled Twisted Pair) STP (Shielded Twisted Pair) SSTP (Screened Twisted Pair)

7 Meios de Transmissão Cabos de Par-Trançado Cabos UTP Os cabos sem blindagem são chamados de UTP (Unshielded Twisted Pair, que significa, literalmente, "cabo de par trançado sem blindagem"). Revestimento plástico

8 Meios de Transmissão Cabos de Par-Trançado FTP (Foiled Twisted Pair) Os cabos FTP (Foiled Twisted Pair) são os que utilizam a blindagem mais simples. Neles, uma fina folha de aço ou de liga de alumínio envolve todos os pares do cabo, protegendo-os contra interferências externas, mas sem fazer nada com relação ao crosstalk, ou seja, a interferência entre os pares de cabos. Blindagem

9 Meios de Transmissão STP (Shielded Twisted Pair)
Cabos de Par-Trançado STP (Shielded Twisted Pair) Os cabos STP (Shielded Twisted Pair) vão um pouco além, usando uma blindagem individual para cada par de cabos. Isso reduz o crosstalk e melhora a tolerância do cabo com relação à distância, o que pode ser usado em situações onde for necessário crimpar cabos fora do padrão, com mais de 100 metro. Blindagem

10 Meios de Transmissão SSTP (Screened Twisted Pair).
Cabos de Par-Trançado SSTP (Screened Twisted Pair). Finalmente, temos os cabos SSTP (Screened Shielded Twisted Pair), também chamados de SFTP (Screened Foiled Twisted Pair), que combinam a blindagem individual para cada par de cabos com uma segunda blindagem externa, envolvendo todos os pares, o que torna os cabos especialmente resistentes a interferências externas. Eles são mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferências. Blindagem

11 Meios de Transmissão Cabos de Par-Trançado Para melhores resultados, os cabos blindados devem ser combinados com conectores RJ-45 blindados. Eles incluem uma protecção metálica que protege a parte destrançada do cabo que vai dentro do conector, evitando que ela se torne o elo mais fraco da cadeia. Conector blindado Conector não blindado

12 Nome Padrão Largura de banda Aplicações Notas Cat.1 Cat.2 Cat.3 Cat.4
0.4 MHz Telefonia e linhas de modem Não é descrita nas recomendações da EIA/TIA. Obsoleto2 Cat.2 4 MHz Sistemas legados, IBM 3270 Não é descrita nas recomendações da EIA/TIA. Obsoleto.2 Cat.3 UTP 16 MHz 10BASE-T e 100BASE-T4 Ethernet Descrito na EIA/TIA-568. Não recomendado para taxas maiores que 16 Mbit/s. Cabos de telefonia. Cat.4 20 MHz 16 Mbit/s Token Ring Obsoleto. Cat.5 100 MHz 100BASE-TX & 1000BASE-T Ethernet Muito usados nas redes LAN Cat.5e Melhoria da Cat5. Cat.6 250 MHz 10GBASE-T Ethernet Cat.6a U/FTP, F/UTP 500 MHz Adiciona blindagem. ISO/IEC 11801:2002. Cat.7 F/FTP, S/FTP 600 MHz Telefonia, CCTV, 1000BASE-TX no mesmo cabo. 10GBASE-TEthernet. Cabo blindado. ISO/IEC nd Ed. Cat.7a 1000 MHz Telefonia, CATV, 1000BASE-TX no mesmo cabo. 10GBASE-TEthernet. Usa os 4 pares. ISO/IEC nd Ed. Am. 2. Cat.8.1  MHz Telefonia, CATV, 1000BASE-TX no mesmo cabo. 40GBASE-TEthernet. Em desenvolvimento. Cat.8.2

13 Meios de Transmissão MEIOS GUIADOS Cabos Coaxiais
Embora os cabos coaxiais sejam largamente utilizados para Circuitos Fechado de Televisão Analógicos, e ainda muito utilizados também para sistemas de TV a Cabo, não se aplicam com tanta demanda em cabeamentos de CFTV para câmeras IP. Isto se deve principalmente à sua dificuldade de manuseio e conexões, aliada ao desempenho prejudicado pela atenuação devido aos ruídos térmicos e pela intermodulação, que ocorre quando vários canais são usados através da técnica de modulação por frequência.

14 Meios de Transmissão MEIOS GUIADOS Cabos Coaxiais
Possui largura de banda próxima a 1GHz.

15 Meios de Transmissão Transmissão radiofónica Rádio é um recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação bidirecional por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.

16 Meios de Transmissão Transmissão radiofónica Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contactos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações, uma linha de transmissão e a antena propriamente dita. A este sistema dá-se o nome "sistema irradiante".

17 Meios de Transmissão Transmissão radiofónica
A RADIODIFUSÃO é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Geralmente não há recursos disponíveis nas estações que operam em modulação em amplitude (AM): apenas o importante rádio digital, que já é considerado um importante ganho para esse tipo de estação. Recursos tais como som estéreo e Radio Data System (RDS) ainda são exclusividade das estações que operam em modulação em frequência (FM).

18 Meios de Transmissão Transmissão radiofónica Rede por microondas Meio de transmissão de dados não guiados de frequência extremamente alta, muito usado na comunicação telefônica entre grandes distâncias, nos telefones celulares, etc. É de fácil implementação, é muito suscetível a fenômenos eletrônicos, magnéticos e atmosférico, como por exemplo a chuva.

19 Meios de Transmissão Comunicação via Satélite São aquelas que utilizam como forma de transmissão dados ondas de rádio (normalmente microondas) enviadas por satélites artificiais em órbita da Terra.

20 Meios de Transmissão Comunicação via Satélite
 Um satélite de comunicações pode ser considerado como um grande repetidor de micro ondas no céu. Ele contém diversos transponders, cada qual recebendo uma porção do espectro, amplificando o sinal recebido e o difundindo.

21 Meios de Transmissão Comunicação via Satélite Este tipo de comunicação tem a vantagem de poder estabelecer contacto com navios e aviões, algo impossível de ser feito por meio de cabos. Outra vantagem é que mensagens enviadas por meio de satélites podem chegar até as regiões mais isoladas do planeta, mesmo que o local não tenha infra-estrutura de cabos. A comunicação via satélite apresenta grandes vantagens em relação aos meios tradicionais, principalmente no que diz respeito à grande largura de banda disponível.

22 Meios de Transmissão Comunicação Fibras Ópticas Fibra óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrómetros, ligeiramente superior ao de um cabelo humano. 

23 Meios de Transmissão Comunicação Fibras Ópticas

24 Meios de Transmissão Comunicação Fibras Ópticas
Os cabos de fibra óptica utilizam o fenômeno da refração interna total para transmitir feixes de luz a longas distâncias. Um núcleo de vidro muito fino, feito de sílica com alto grau de pureza é envolvido por uma camada (também de sílica) com índice de refração mais baixo, chamada de cladding, o que faz com que a luz transmitida pelo núcleo de fibra seja refletida pelas paredes internas do cabo. Com isso, apesar de ser transparente, a fibra é capaz de conduzir a luz por longas distâncias, com um índice de perda muito pequeno.

25 Meios de Transmissão RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO A radiopropagação é a propagação de ondas de rádio através do espaço. Esta dá-se pela transferência de energia por irradiação electromagnética em radiofrequência. Também define-se a radiopropagação como o movimento das ondas eletromagnéticas, ou a perturbação eléctrica e magnética súbita através do espaço.

26 Meios de Transmissão RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO Entende-se por rádio como qualquer tecnologia de comunicação que utiliza radiação eletromagnética com frequência inferior ao da radiação infravermelha, neste caso, tecnologias como Wi-Fi (802.11x), WiMAX (802.16x) e Bluetooth (802.15x) se caracterizam como tecnologias de rádio, lembrando que, embora fisicamente seja possível fazer um enlace de 1Km através de tecnologia Bluetooth, o mesmo não foi criado com este propósito, sendo que a tecnologia a ser utilizada deverá ser adequada a situação e necessidade.

27 Meios de Transmissão RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO Diagrama em blocos de um sistema de rádio ponto a ponto

28 Meios de Transmissão Transmissor
RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO Transmissor Equipamento que recebe o sinal de uma fonte (PC, switch, roteador) , modulação do sinal, filtra, amplifica e o envia para a linha de transmissão. Em redes wireless este equipamento é um Access Point (AP). A sua principal características é a potência de transmissão, medida em "dBm". Receptor Equipamento que irá receber o sinal transmitido pelo transmissor. Suas principais características são a sensibilidade de recepção e a potência, ambas medidas em "dBm".

29 Meios de Transmissão RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO Linha de Transmissão Linha que irá conduzir o a energia eletromagnética vinda do transmissor até o elemento de irradiação (antena). Sua principal característica é a atenuação de sinal por unidade de comprimento. Geralmente é medida em "dB/metro" ou "dB/Km". Diferentes tipos de cabos coaxiais vão oferecer diferentes níveis de atenuação para diferentes frequências. Antena Elemento que irá transformar a energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada ou vice e versa. Existem várias características importantes para se dimensionar uma antena, as principais são:

30 Meios de Transmissão RÁDIO ENLACE OU RÁDIOPROPAGAÇÃO Directividade
Define a capacidade da antena concentrar sua energia irradiada em uma determinada direção O Emprego de uma antena com alta directividade em uma direção específica, possui o mesmo efeito de um aumento de potência no transmissor. Ganho da antena em determinado plano e direção, medido em "dBi" ou "dBd".

31 Meios de Transmissão Espectro de Rádio
O espectro (ou espetro) eletromagnético é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética. O Espectro Eletromagnético se estende desde frequências abaixo das frequências de baixa frequência até a radiação gama.

32 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio ELF 1 SLF 2 ULF 3
Nome Abreviatura inglesa Banda ITU Frequências Longitude de onda Inferior a 3 Hz >  km Extra baixa frequência ( Extremely low frequency) ELF 1 3-30 Hz km – km Super baixa frequência (Super low frequency) SLF 2 Hz km – 1000 km Ultra baixa frequência  (Ultra low frequency) ULF 3 300–3000 Hz 1000 km – 100 km Muito baixa frequência  (Very low frequency) VLF 4 3–30 kHz 100 km – 10 km

33 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio Nome
Abreviatura inglesa Banda ITU Frequências Longitude de onda Inferior a 3 Hz >  km Baixa frequência  (Low frequency) LF 5 30–300 kHz 10 km – 1 km Média frequência  (Medium frequency) MF 6 300–3000 kHz 1 km – 100 m Alto frequência (High frequency) HF 7 3–30 MHz 100 m – 10 m Muito alta frequência  (Very high frequency) VHF 8 30–300 MHz 10 m – 1 m

34 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio Nome
Abreviatura inglesa Banda ITU Frequências Longitude de onda Inferior a 3 Hz >  km Ultra alta frequência  (Ultra high frequency) UHF 9 300–3000 MHz 1 m – 100 mm Super alta frequência  (Super high frequency) SHF 10 3-30 GHz 100 mm – 10 mm Extra alta frequência  (Extremely high frequency) EHF 11 GHz 10 mm – 1 mm Acima dos 300 GHz < 1 mm

35 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio 1 Hz =
1 Hertz = um ciclo por segundo 1 KHz = 1 Kilo Hertz = Hz = ciclos por segundo = 10 3 1 MHz = 1 Mega Hertz = Hz = 10 6   = um milhão de ciclos por segundo 1 GHz = 1 Giga Hertz = Hz   = 10 9 = um bilhão de ciclos por segundo 1 THz = 1 Tera Hertz = 10 12   1 PHz = 1 Penta Hertz = 10 15 Notas: Comprimento de onda: é o tamanho da amplitude da onda. Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda Os sons audíveis estão na faixa ELF até 20 KHz. As Telecomunicações (rádio, TV, Telefonia, etc.) estão distribuidas nas faixas VHF, UHF e SHF

36 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

37 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

38 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

39 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

40 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

41 Meios de Transmissão Divisão do Espectro de Rádio

42 SISTEMAS DE TELEVISÃO Meios de Transmissão
Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho — o televisor — que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão.

43 SISTEMAS DE TELEVISÃO Meios de Transmissão
As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio electromagnético ou eléctrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.

44 Meios de Transmissão TV DIGITAL
A TV digital permite, além de uma qualidade de imagem e som muito superior à televisão convencional, a possibilidade de interatividade e o oferecimento de novos serviços. Apesar dessa diferença fundamental com relação à TV analógica, a TV digital continua, da mesma forma, a lidar com informações de áudio e vídeo. A diferença básica é que agora os dados passam a ser manipulados na forma digital. Um sistema digital que manipula fluxos de áudio e vídeo costuma ser chamado sistema multimídia.

45 Meios de Transmissão TV DIGITAL
A TV convencional, ao contrário da TV digital, não pode ser considerada como um sistema multimídia, pois não trabalha com mídias digitais. Pela própria definição do meio, todas as informações transmitidas são analógicas. É importante notar também, que pela definição acima existem mídias estáticas e mídias contínuas. Essa classificação leva em consideração o comportamento temporal da mídia. Aquelas que não mudam com o tempo são denominadas estáticas ou discretas (imagens e gráficos, por exemplo); enquanto que as mídias contínuas ou dinâmicas possuem dimensão temporal, por exemplo, animação, áudio e vídeo.

46 TV Digital vs TV Analógica
Meios de Transmissão TV Digital vs TV Analógica Na transmissão analógica, são utilizadas ondas eletromagnéticas contínuas, análogas aos sinais originais. Já na transmissão digital é utilizada uma corrente de bits, em código binário, formado de zeros e uns, ou seja, a mesma linguagem digital dos computadores, dos CDs, dos DVDs e do celular. A tecnologia digital converte tudo em bits som, voz, ruídos, imagens, fotos, gráficos, textos.

47 Meios de Transmissão Meios Físicos - Tipos Para facilitar a análise dos diferentes meios físicos disponíveis nas redes de comunicação atuais, uma classificação simplificada de tecnologias para meios físicos de comunicação Guiados (cabos) e Meios não Guiados.

48 Meios de Transmissão

49 Crimpagem

50 Conectorização Óptica

51 Fusão de fibra


Carregar ppt "MEIOS DE TRANSMISSÃO CAPITULO 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google