A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ide e anunciai Ascensão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ide e anunciai Ascensão."— Transcrição da apresentação:

1 Ide e anunciai Ascensão

2 Igreja da Ascensão Agora o mundo é a nova Jerusalém

3 termina a missão terrena de Jesus
"Ide e Evangelizai" Celebramos a festa da ASCENSÃO do Senhor. O fato faz parte do Mistério pascal de Cristo. Não deve ser interpretado ao pé da letra, como uma reportagem histórica, mas como uma encenação literária de um dado da fé: termina a missão terrena de Jesus e inicia a missão da Igreja.

4 Na 1ª Leitura, temos o Início dos Atos dos Apóstolos. (At 1,1-11)
Esse livro pretende mostrar, que os ensinamentos e ações de Jesus continuam nos ensinamentos e nas ações da Comunidade cristã… - 40 dias: É um número simbólico, catequético… É o tempo necessário para um discípulo aprender e repetir as lições do mestre. - Numa refeição: num contexto de intimidade e comunhão… - Recomendações: Ficar em Jerusalém… aguardando o Espírito Santo - MISSÃO: "Sereis minhas testemunhas em Jerusalém… Judéia, Samaria e até os confins da terra..."

5 - "Elevou-se… e uma nuvem o encobriu...":
Exprime o Mistério de Deus presente e escondido aos olhos do povo. - ANJOS: convidam os discípulos não ficar de braços cruzados, olhando para o céu, mas descer seguir o caminho de Jesus. Lucas não tem a intenção de fornecer informações sobre o lugar, a forma e o tempo da ascensão... mas lembrar o compromisso missionário, que a Igreja recebeu de Cristo. Lucas faz desse acontecimento um divisor de águas.

6 Com a Ascensão, termina o seu Evangelho e iniciam os Atos dos Apóstolos. São duas etapas diferentes da História da Salvação. A ASCENSÃO não é uma despedida, mas uma nova presença do Mestre, que se manifesta mediante sinais da missão evangelizadora dos discípulos. O Projeto de salvação e de libertação de Jesus passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito.

7 a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade
Na 2ª Leitura, Paulo vê na Ascensão a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade a Deus. (Ef 1,17-23) O Evangelho apresenta a Missão dos discípulos no mundo, após a partida de Jesus ao encontro do Pai. (Mc 16, 15-20) O texto é um acréscimo posterior ao evangelho de Marcos. É um resumo das aparições de Jesus e da Missão da Comunidade cristã. Narra TRÊS CENAS:

8 1) Jesus ressuscitado define a MISSÃO dos Discípulos
1) Jesus ressuscitado define a MISSÃO dos Discípulos. - Os Destinatários: A Missão é UNIVERSAL: "Ide por todo o mundo..." - O Conteúdo do anúncio: "Pregai o Evangelho a toda a criatura". * A Palavra EVANGELHO - Na boca de Jesus, designa o anúncio do Reino que suscita a fé e o acolhimento da salvação. - Para as comunidades cristãs, é o anúncio de um ACONTECIMENTO: Em Jesus Cristo, Deus veio ao encontro dos homens, manifestou-lhes o seu amor, inseriu-os na sua família, convidou-os a integrar a comunidade do Reino, ofereceu-lhes a vida definitiva.

9 - O anúncio do "Evangelho" obriga os homens
a uma opção. Quem aderir à proposta de Jesus chegará à vida plena e definitiva. - A obra missionária será acompanhada de Sinais, que atestarão autenticidade e continuidade da ação libertadora do Mestre. E enumera sinais da presença do Mestre: Expulsarão demônios, falarão novas línguas, resistirão ao veneno das serpentes, curarão doentes impondo as mãos.

10 2) Jesus PARTE ao encontro do PAI.
Jesus sobe ao céu e senta-se à direita de Deus: Mostra a soberania de Jesus, como Senhor da História... Não é o afastamento de Cristo, mas uma nova presença no mundo. 3) Os discípulos PARTEM ao encontro do MUNDO: a fim de concretizar a missão que Jesus lhes confiou. "Os discípulos então partiram e pregaram por toda a parte..." Na ação missionária, os discípulos não estão sozinhos... O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais".

11 A Igreja é essencialmente uma comunidade missionária,
cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de Salvação e Libertação de Cristo.

12 mas para nos dar a esperança de que um dia... iremos ao seu encontro,
A Ascensão de Jesus nos faz lembrar: - A nossa ascensão: "Ele subiu não para se afastar da nossa humanidade, mas para nos dar a esperança de que um dia... iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu..." (Prefácio) - A nossa vocação missionária: A Igreja é uma "Comunidade Missionária", cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação e de libertação, que Jesus veio trazer aos homens.

13 - E Nós, vivemos o ideal missionário, conscientes de que
na Igreja de Cristo, todo batizado é missionário. Cristo pode contar, hoje, com todos nós?

14 Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 17.05.2015
Hoje, Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa enviou uma mensagem, com o tema "Comunicar a Família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor." "O ventre que nos abriga é a primeira escola de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe..." Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Não fiqueis tristes L e M: Pe José Pedro Martins Paulinas COMEP Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Ide e anunciai Ascensão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google