A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temperatura ideal da cerveja ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temperatura ideal da cerveja ?"— Transcrição da apresentação:

1 Temperatura ideal da cerveja ?
Você sabia que cada cerveja tem uma temperatura ideal para ser saboreada? Conheça também algumas dicas para harmonização com cerveja. Você já participou de um rodízio de cervejas? Prepare-se. Lógico que tudo aqui é muito mais teoria e cada pessoa tem sua preferência, por isso, não leve ao pé da letra as informações a seguir, elas servem mais como referência e conhecimento. Fontes de pesquisa

2 Temperatura ideal da cerveja ?
Nem todas as cervejas devem dividir espaço com o pote de manteiga ou a caixinha de leite na sua geladeira. Tudo bem, nada te impede de colocar a bebida no congelador e tomar extremamente gelada, mas cada cerveja tem uma temperatura diferente na hora de ser degustada. Alguns especialistas dizem que a temperatura certa é 3°C a mais do que o teor alcoólico de cada cerveja, mas cada regra tem exceções. Vendo de uma maneira bem simples essa regra pode valer, mas vamos pensar em alguns extremos. A cerveja mais forte do mundo tem incríveis 65% de teor alcoólico, você a degustaria a 68°C? Acreditamos que não, certo? – (31)

3 Temperatura ideal da cerveja ?
Mas quem nunca teve, por conta de um esquecimento ou mesmo um evento de última hora, de empilhar as latinhas no congelador e encher um isopor com gelo? Seja de trigo, escura, no copo ou na garrafa, 11 entre 10 brasileiros gostam mesmo de tomar cerveja para refrescar e, diferentemente de outros países, a preferência é que a bebida esteja gelada, mas muito gelada. Certo? Gosto é gosto e não se discute, mas especialistas dizem que, para apreciar a bebida, é preciso mantê-la na temperatura ideal. Eles dizem que “a cerveja para ser degustada, inicialmente não pode estar estupidamente gelada, exceto se você não quiser mesmo sentir o gosto de nada”. Isso Porque quando tomamos algo muito gelado, nossas papilas gustativas adormecem prejudicando a percepção do sabor. – (31)

4 Temperatura ideal da cerveja ?
4ºC a 7ºC considerada bem gelada, essa temperatura é indicada para cervejas com teor alcoólico menor, como Pilsens, Lambics e Weiss. Aqui já esbarramos em outra contradição aos nossos costumes, qualquer boteco que se preze não vai te servir uma cerveja dessas se ela não estiver, no mínimo, a -3°C. É aquela famosa “mofada”. – (31)

5 Temperatura ideal da cerveja ?
7ºC a 10ºC considerada gelada, essa temperatura é aconselhada para bebidas com um teor alcoólico um pouco maior, como Weizenbocks, IPAs, Lagers Escuras e Porters. – (31)

6 Temperatura ideal da cerveja ?
10ºC a 13ºC considerada levemente gelada ou refrescada, essa temperatura é indicada para bebidas com alto teor alcoólico, como Stouts, Strong Ales, Old Ales, Trapistas e Strong Lagers. – (31)

7 Temperatura ideal da cerveja ?
Existe diferença no sabor entre Garrafa ou Latinha? Há quem diga que beber cerveja (e até mesmo refrigerante) na garrafa tem um gosto mais especial que na latinha, mas o processo de fabricação é bem parecido nos dois casos. Existe uma pequena diferença, na qual a garrafa acaba retendo mais gás carbônico do que a latinha, mas isso é imperceptível ao nosso paladar. Ainda assim, o melhor seria a escolha da garrafa para “apreciar o líquido”. – (31)

8 Temperatura ideal da cerveja ?
O que pode acontecer é uma alteração na bebida entre as cores da garrafa e a quantidade de luz que ela recebe. Outra diferença está na oxidação pela luz das cervejas envasadas em garrafas verdes e transparentes quando expostas a luz. Neste processo oxidativo dos componentes do lúpulo formam-se compostos sulfurosos que alteram o sabor e aroma da cerveja. Por esse motivo, cervejas armazenadas em garrafas verdes têm um gosto característico. – (31)

9 Temperatura ideal da cerveja ?
Cervejas mais refrescantes para o verão Não é só a temperatura que faz uma cerveja perfeita para os dias de calor. Quando falamos em cerveja refrescante, pensamos logo naquela ‘estupidamente gelada’, mas isso atrapalha na percepção de aromas, no paladar, camufla defeitos de oxidação e atrapalha na formação e duração da espuma. Portanto, em vez de focar no congelador, invista em bebidas especiais que ajudam a refrescar e combinam com o verão. Confira alguns estilos de cerveja mais encontradas no mercado. – (31)

10 Temperatura ideal da cerveja ?
Pilsen A dica é unânime entre os especialistas, mas a ideia é fugir das marcas populares e procurar novas opções em empórios e mercados. Entre as nacionais, temos uma infinidade de opções, mas citamos a Ouropretana, Baden Baden, Colocado Cauim, Coruja Extra Viva, Amazon River, Wäls Pilsen e Bamberg. Para as internacionais, temos como bons exemplos a Pilsner Urquell, 1795, Czechvar e Scheihallion. – (31)

11 Temperatura ideal da cerveja ?
Saison Além da Pilsen, outra boa pedida seria a Saison, especial para dias de calor. Estilo de cerveja de alta fermentação sazonal franco/belga feita para ser consumida no verão. É levemente ácida com uma carbonatação vigorosa. – (31)

12 Temperatura ideal da cerveja ?
Lambic Fruit Refrescante, frisante, leve, frutada e ácida, uma mistura fantástica para o verão. Na hora de comprar, indicamos as marcas Mort Subite Framboise, Liefmans Fruitesse, Boon Kriek e a nacional Falke Vivre Pour Vivre. – (31)

13 Temperatura ideal da cerveja ?
Kolsch Outra boa opção é o estilo Kolsch, originário de Colônia, na Alemanha. É uma cerveja leve, de baixo teor alcoólico e boa carbonatação. – (31)

14 Temperatura ideal da cerveja ?
Weizen ou Weissbier Essa é cerveja de trigo alemã com um leve sabor de fruta. Para os consumidores, indicamos Erdinger Weissbier, Weihenstephaner Hefeweissbier, Schneider Weisse, Paulaner Hefe-Weizen, Eisenbahn Weizenbier, Colorado Appia e Abadessa Hildegard. – (31)

15 Temperatura ideal da cerveja ?
Witbie Cerveja de trigo, diferente da cerveja de trigo alemã. Podemos dizer que ela é uma cerveja temperada com coentro e casca de laranja. São muito refrescantes, cítricas e secas. No mercado, procure as marcas Dortmund, Hoegaarden e Baladin Isaac, facilmente encontradas no Brasil. – (31)

16 Temperatura ideal da cerveja ?
Light American Lager Estilo americano de baixa fermentação. Elas são cervejas leves, bem carbonatadas, de baixo teor alcoólico, baixa expressão do malte e lúpulo. – (31)

17 Temperatura ideal da cerveja ?
Malt Liquor Um estilo com um termo surgido nos Estados Unidos para classificar as lagers fortes que têm alto teor de álcool devido à adição de açúcar, enzimas ou outro ingrediente em complemento ao malte. Geralmente são licorosas no paladar e não muito amargas, pois em muitos casos nem levam lúpulo. – (31)

18 Temperatura ideal da cerveja ?
Escolha do copo influencia na bebida? Acredite, não é tudo igual. O copo faz tanta diferença na hora de beber cerveja que algumas cervejarias desenvolvem recipientes especiais para degustar cada tipo de bebida. Quando surgiu, a cerveja era servida em copos de cerâmica, mas os copos de vidro se tornaram populares no século 18. A partir disso, degustar a bebida ficou mais gostoso. Para cada estilo de cerveja, um copo adequado. O copo correto influencia em vários aspectos podendo incrementar a experiência de beber. – (31)

19 Temperatura ideal da cerveja ?
Weisen Copos compridos e largos que são indicados para cervejas do estilo Weissbier. É aquele copo grande da Erdinger, que todo mundo conhece. Ele tem a capacidade de conter todo o líquido da garrafa de 500 ml, pois o estilo Weissbier tem grande carbonatação, formação de espuma e um fermento residual que fica no fundo da garrafa e deve ser misturado com todo o líquido. – (31)

20 Temperatura ideal da cerveja ?
Americano Também conhecidos como “copo lagoinha” são populares, pequenos e usados na maioria dos botecos. São ótimos para cervejas tipo Pilsen e para assistir a um jogo de futebol porque sua pequena capacidade não deixa a bebida esquentar. – (31)

21 Temperatura ideal da cerveja ?
Flute Copo alto, estreito e charmoso. É indicado para cervejas nobres, do tipo champenoise, que tem um processo de fermentação similar ao do champanhe. Além de elegante, ele evita que a carbonatação se dissipe rapidamente. – (31)

22 Temperatura ideal da cerveja ?
Tulipa Tem a boca larga e proporcionam uma percepção maior do aroma. É indicado para cervejas leves porque tem um “pezinho” que impede que o calor da mão esquente a bebida – (31)

23 Temperatura ideal da cerveja ?
Como gelar a cerveja mais rápido? Todo mundo sabe que o ideal é colocar a cerveja para gelar com antecedência e armazená-las em um cooler, mas o fato é que contratempos acontecem. De acordo com os sommeliers, a velocidade de resfriamento da cerveja depende do teor alcoólico, mas por sorte dos esquecidos, algumas técnicas ajudam a bebida a gelar rapidamente. Confira a seguir algumas dessas técnicas. – (31)

24 Temperatura ideal da cerveja ?
Em três minutos Se você tem urgência para gelar a cerveja da festa, arrume um recipiente, espalhe sal nas latas de cerveja e deixe-as no gelo. Banhe também as latinhas com álcool. Em três minutos, elas estarão prontas, já que o sal reduz a temperatura do gelo e o impede de derreter mais rápido, enquanto o álcool retira o calor das latas. Segundo os cientistas, essa experiência é chamada de "mistura frigorífica". – (31)

25 Temperatura ideal da cerveja ?
Camadas de gelo e sal Outra alternativa parecida com a anterior é intercalar a cerveja quente no isopor entre sal e gelo, como se fosse montar uma lasanha, mas com latas. Por exemplo, coloque primeiro uma camada de latinhas, depois, o gelo, então, o sal, o gelo, o sal... – (31)

26 Temperatura ideal da cerveja ?
Banho de gelo Mergulhe as latas em um recipiente com água e gelo. Mas preste atenção! Desta forma, é impossível deixar a bebida mais gelada que zero graus Celsius. O processo deve ser repetido em latinha por latinha. – (31)

27 Temperatura ideal da cerveja ?
Opte pelas latas As latas de alumínio têm capacidade de gelar com maior rapidez em relação às garrafas de vidro, já que o alumínio é melhor condutor térmico. Mas um cuidado que se deve ter é que, nas latas, a cerveja também congela mais rápido, por isso, fique atento. – (31)

28 Temperatura ideal da cerveja ?
Congele o copo Uma das técnicas mais fáceis, até para fazer em casa, é deixar alguns copos no freezer, antes de beber a cerveja. Ao beber, você terá a sensação de que a bebida está mais gelada que o usual. Fica bem mais refrescante. – (31)

29 Temperatura ideal da cerveja ?
Use canecas com asas Outra dica para evitar que a cerveja esquente é utilizar uma caneca com asa de apoio. O contato entre a mão e o copo pode ajudar a esquentar a bebida. Com a haste, a sua cervejinha ficará gelada por mais tempo. – (31)

30 Temperatura ideal da cerveja ?
Suporte de isopor para latas Este já deve ser seu conhecido. Mas, se ainda não tem um, ainda dá tempo de aproveitar o calor com uma cervejinha gelada. O suporte de isopor para latinhas é ideal para quem vai beber cerveja em ambiente externo com altas temperaturas, como praias. É indispensável no carnaval, ainda mais se o local escolhido para a folia no nordeste. – (31)

31 Temperatura ideal da cerveja ?
Bolsa térmica Ideal para a praia, a bolsa térmica é flexível e simples de usar. Dependendo do material de que é feita, a bolsa mantém a cerveja resfriada por até quatro horas. Depois de usá-la, limpe, dobre e guarde. – (31)

32 Temperatura ideal da cerveja ?
Coolers Se você não quer arriscar o sucesso do seu churrasco, uma ótima dica é adquirir um cooler. Fabricados com isopor ou poliuretano expandido e revestidos por lâminas de plástico, esse recipiente pode segurar a temperatura da cerveja por até seis horas. Além disso, há coolers que já valem a pena pelo visual moderno. – (31)

33 Temperatura ideal da cerveja ?
Papel alumínio Outra forma de gelar a cerveja rapidamente é embrulhá-la em um papel alumínio e colocá-la no refrigerador. O papel alumínio é um ótimo condutor de temperatura aumentando a superfície de contato da garrafa com o ar frio. – (31)

34 Temperatura ideal da cerveja ?
Dicas gerais de harmonização Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas Pense em Ales como Vinho Tinto e Lagers como Vinho Branco. Como as Ales são fermentadas em temperaturas mais altas, normalmente são de aromas e sabores mais complexos. Lagers, por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, são normalmente mais leves, com aromas e sabores mais suaves. Outro comparativo válido é pensar em cervejas de alto amargor como se fossem vinhos bem ácidos ou com bastante tanino. Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização. Cervejas escuras recebem essa cor dos maltes escuros, que normalmente têm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado, que combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas. – (31)

35 Temperatura ideal da cerveja ?
Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lúpulo consegue cortar bem o efeito das pimentas, permitindo que você consiga sentir melhor os sabores tanto do prato quanto da cerveja. Deixe que a região seja seu guia. Cervejas e comidas originárias da mesma região quase sempre funcionam bem juntas. É importante ter atenção especial à sequência em que são servidas as cervejas. Se você planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira começar com as mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo é que os sabores mais intensos não atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves. Também evita que as pessoas sintam-se pesadas ou sonolentas logo no início da harmonização – (31)

36 Temperatura ideal da cerveja ?
E atenção a todos vem aí o primeiro Rodízio de Cervejas da Churrasco e Etc! Vagas limitadas. Em breve vocês receberão informações sobre o evento. Rua Franklin Figueiredo, 80 – Grajaú Tel (31)


Carregar ppt "Temperatura ideal da cerveja ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google