A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO VEGETAL PROF. DR. CLEITON STIGGER PERLEBERG AGRICULTURA SUSTENTÁVEL AGRICULTURA BIOLÓGICA André Bizzi Elder Caminha Reane Montardo Silvana Trindade

2 INTRODUÇÃO A agricultura biológica destaca-se pelo Controle Biológico e pelo Manejo Integrado de pragas e doenças. Visa produzir alimentos e fibras têxteis de elevada qualidade, saudáveis, promove práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola. Uso adequado de métodos preventivos e culturais, tais como as rotações, os adubos verdes, a compostagem, fomenta a melhoria da fertilidade do solo e a biodiversidade, entre outros.

3 OS PRINCÍPIOS DA AGRICULTURA BIOLÓGICA
Desenvolvida no início dos anos 30, pelo biologista e homem político Dr. Hans Müller trabalhou na Suíça em estudos sobre fertilidade de solo e microbiologia. Na década de 1960, o médico austríaco Hans Peter Rusch difundiu este método. Introduzidos na França, após a segunda guerra mundial, pelos consumidores e médicos inquietos com os efeitos dos alimentos sobre a saúde humana.

4 MÉTODO LEMAIRE-BOUCHER
Também chamado de Método Agrobiológico. Criadores do método agrônomo Jean Boucher e o médico Raoul Lemaire. Utilização de substâncias de origem marinha, o uso do pó de uma alga marinha “Lithothamne calcareum”, rica em micronutrientes.

5 CONCLUSÃO Pesquisador francês Claude Aubert publicou “L’Agriculture Biologique” (A Agricultura Biológica), que destaca a importância de manter a saúde dos solos para melhorar a saúde das plantas (qualidade biológica do alimento) e, em consequência, melhorar a saúde do homem. Pesquisador francês Francis Chaboussou, publicou “Les plantes malades des pesticides” (Plantas doentes pelo uso de agrotóxicos): a obra mostra que uma planta em bom estado nutricional torna-se mais resistente ao ataque de pragas e doenças. O uso de agrotóxicos causa um desequilíbrio nutricional e metabólico à planta, deixando-a mais vulnerável e causando alterações na qualidade biológica do alimento.

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tipos de Agricultura Disponível em: ( A Agricultura Biológica - a afirmação de um Movimento de reaproximação da Natureza (

7


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google