A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CRISE DO SÉCULO III Desagregação da Sociedade. Movimentos separatistas. As legiões “faziam” e desfaziam imperadores. Eclosão de Sublevações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CRISE DO SÉCULO III Desagregação da Sociedade. Movimentos separatistas. As legiões “faziam” e desfaziam imperadores. Eclosão de Sublevações."— Transcrição da apresentação:

1

2 A CRISE DO SÉCULO III Desagregação da Sociedade. Movimentos separatistas. As legiões “faziam” e desfaziam imperadores. Eclosão de Sublevações.

3 SÉTIMO SEVERO CARACALA Desprezou o senado e as tradições romanas governando com o apoio do Exército. Desprezou o senado e as tradições romanas governando com o apoio do Exército. EDITO DE CARACALA – 212. Cidadania romana a todos os habitantes livres do Império.

4 O BAIXO IMPÉRIO (285 – 476) TETRARQUIA DOIS AUGUSTOS DOIS CÉSARES EDITO MÁXIMO CONGELAMENTO DE PREÇOS. VOLTA AO CULTO DE DEUSES ANTIGOS. PERSEGUIU OS CRISTÃOS

5 Transferência da capital para Nova Roma (Bizâncio). In hoc signo vinces” Na véspera de uma importante batalha, Constantino sonhou com o símbolo cristão da cruz. No sonho, aparecia em letras de fogo: “In hoc signo vinces”, “Sob este signo vencerás”. EDITO DE MILÃO (313) EDITO DE MILÃO (313) FIM DAS PERSEGUIÇÕES AO CRISTIANISMO E LIBERDADE DE CULTO A ELES.

6 391 – Edito de Tessalônica 395 – Divisão do Império

7

8 O FIM DO IMPÉRIO Invasões bárbaras (não romanizados). Povos Germânicos. Visigodos, ostrogodos, burgúndios, alamanos, francos, vândalos, hérulos, jutos, anglos e saxões.

9 Fim do Império Romano do Ocidente. Fim da Idade Antiga e início da Idade Média.

10

11 Justiniano Tentativa de reconstrução do Antigo Império Romano. “Um Estado, uma Lei e Uma Igreja”. Construiu Pontes, Templos, Estradas, Fortificações e Edifícios.

12 O despotismo, a excessiva cobrança de impostos. Revolta de Nike Revolta Boa parte da população revolta-se contra o Imperador. MotivoMotivo

13 Conflitos de ordem religiosa gerados a partir de afirmações e concepções diferentes das defendidas pela Igreja Católica. MonofisismoMonofisismo IconoclastiaIconoclastia Defesa da Natureza Divina de Cristo. Destruidores de Imagens de Santos.

14 Cisma do Oriente em 1054 Igreja Católica Apostólica Romana Igreja Ortodoxa (Constantinópla) (Constantinópla)

15 Código – Todas leis desde Adriano até Justiniano. Digesto ou Pandectas - Síntese. Institutas – Manual para o estudo do Direito. Novelas ou Autênticas – Novas leis.

16 (UFSC) Entre as contribuições mais originais dos Romanos para a Civilização Ocidental destaca-se o Direito. O Corpus Juris Civilis fundamentou os conceitos de justiça e dos direitos do indivíduo ainda presentes nos códigos contemporâneos. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) que identificam princípios do Direito romano 01. Ninguém pode ser retirado à força da sua casa = inviolabilidade do lar. 02. O ônus da prova é de responsabilidade do acusador = comprovação do crime pela acusação.

17 04. Tudo se permite ao acusador, nada ao acusado = ampla proteção ao direito de acusar. 08. Na aplicação da penalidade devem ser levadas em conta a idade e a inexperiência do culpado = proteção ao menor de idade. 16. Um pai não pode ser testemunha competente contra o filho, nem o filho contra o pai = proteção da família. 32. Ninguém sofrerá penalidade pelo que pensa = proteção à liberdade de pensamento.

18 Soma: 59


Carregar ppt "A CRISE DO SÉCULO III Desagregação da Sociedade. Movimentos separatistas. As legiões “faziam” e desfaziam imperadores. Eclosão de Sublevações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google