A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE MÉDIA ALTA BAIXA V x XV AS CRUZADAS QUEDA QUEDA DE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE MÉDIA ALTA BAIXA V x XV AS CRUZADAS QUEDA QUEDA DE"— Transcrição da apresentação:

1

2 IDADE MÉDIA ALTA BAIXA V x XV AS CRUZADAS 1096 - 1270 QUEDA QUEDA DE
DE ROMA QUEDA DE CONSTANTINOPLA AS CRUZADAS

3 Devem ser entendidas como expedições religiosas e militares organizadas pelos cristãos do Ocidente
para libertar a Terra Santa, que estava em poder dos turcos. Podem ser consideradas um extensão das lutas travadas entre Cristãos e Muçulmanos na Espanha e na Sicília.

4 “São ditas justas as guerras que vingam injustiças, quando um povo ou um estado, a quem a guerra deve ser feita, deixou de punir os erros dos seus ou de restituir aquilo que foi saqueado em meio a essas injustiças”.

5 CAUSAS Reafirmação da autoridade do Papa
- Urbano II - Concílio de Clermont. Combater os “infiéis” - turcos seldjúcidas. Reunificação das Igrejas - Cisma de 1054. Religiosidade do homem medieval. Escoamento Populacional. Direito de primogenitura.

6 Aventura - saques e busca de riquezas.
Interesses comerciais de Gênova e Veneza.

7 LOCAIS ONDE ERAM PROIBIDOS OS COMBATES.
PAZ DE DEUS LOCAIS ONDE ERAM PROIBIDOS OS COMBATES. TRÉGUA DE DEUS ALGUNS DIAS DO ANO EM QUE ERAM PROIBIDOS OS COMBATES.

8 "Deixai os que outrora estavam acostumados a se bater contra os fiéis em guerras particulares, lutar contra os infiéis (...). Deixai os que até aqui foram ladrões tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que  outrora foram mercenários, a baixos salários, receber agora a recompensa eterna. (...) uma vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiado pequena para a vossa grande população (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai-o àquela raça perversa e submetei-o a vós mesmos." Papa Urbano II, 27 de novembro de 1095

9 “Deus o quer! Deus o quer!”
“Recebei esta espada em nome do Padre, e do Filho e do Espírito Santo. Servi-vos dela para o triunfo da Fé; que jamais ela derrame o sangue inocente”, disse o sacerdote ao entregar a espada a um cavaleiro, depois de tê-la abençoada.

10

11 CRUZADA DOS MENDIGOS - 1096 PRÉ-CRUZADA OU CRUZADA POPULAR
PEDRO, O EREMITA ILUMINURA FRANCESA

12 PRIMEIRA CRUZADA – 1096 - 1099 CRUZADA DOS NOBRES. REINO CRISTÃO NO
ORIENTE. ORDENS RELIGIOSAS: TEMPLÁRIOS, HOSPITALÁRIOS E CAVALEIROS TEUTÔNICOS.

13 SEGUNDA CRUZADA – LUIS VII – FRANÇA e CONRADO III –SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO. TERCEIRA CRUZADA CRUZADA DOS REIS RICARDO, CORAÇÃO DE LEÃO – INGLATERRA. FILIPE AUGUSTO – FRANÇA. FREDERICO I, O BARBA RUIVA – SACRO IMPÉRIO

14 GÊNOVA – FINANCIA OS TURCOS CONTRA VENEZA
QUARTA CRUZADA – 1202 A 1204 CRUZADA COMERCIAL VENEZA TRANSPORTA OS CRUZADOS DESTRUIÇÃO DE ZARA – ENTREPOSTO COMERCIAL. CONSTANTINOPLA – REINO LATINO OU IMPÉRIO LATINO (CRISTÃO) DE CONSTANTINOPLA (ORIENTE). GÊNOVA – FINANCIA OS TURCOS CONTRA VENEZA

15 CRUZADA DAS CRIANÇAS – 1212 NÃO OFICIAL
20 MIL ALEMÃS E 30 MIL FRANCESAS NÃO CHEGAM AO DESTINO MORTOS/ESCRAVOS CRUZADA DAS CRIANÇAS – GUSTAVE DORÈ

16 QUINTA CRUZADA – ANDRÉ II – HUNGRIA. SEXTA CRUZADA – FREDERICO II – SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO. EXCOMUNGADO PELA IGREJA - FALAVA ÁRABE.

17 SÉTIMA E OITAVA CRUZADAS – 1248 - 1254 e 1270
LUIS IX - FRANÇA CRUZADAS DE SÃO LUIS. SÉTIMA CRUZADA – PRISÃO NO EGITO. OITAVA CRUZADA MORTE LUIS IX NA TUNISIA.

18 Cavaleiros de São João. Instituição de Caridade que se transformou em uma Ordem Militar para a defesa dos Peregrinos .

19 Origem por volta de 1115 Atividades de Hugo Payens e seus companheiros dedicados a proteção dos peregrinos .

20 CAUSAS DO FRACASSO DISTÂNCIA ENTRE EUROPA E ORIENTE. SOLDADOS MAL TREINADOS E MAL EQUIPADOS. DESORGANIZAÇÃO. SOLDADOS DE MUITAS NACIONALIDADES. ABUSOS COMETIDOS.

21 CONSEQUÊNCIAS AUMENTO DA ATIVIDADE COMERCIAL ENTRE ORIENTE E OCIDENTE.
REABERTURA DO MEDITERRÂNEO ORIENTAL. ENFRAQUECIMENTO DO PODER PAPAL. ENFRAQUECIMENTO DA NOBREZA. ENFRAQUECIMENTO DO FEUDALISMO. FORTALECIMENTO DA BURGUESIA E DO COMÉRCIO.

22 (UFSC) “Deixai os que outrora estavam a se baterem, impiedosamente contra os infiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis... Deixai os que aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros como devem. Deixai aqueles que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna. Uma vez que a terra que vós habitais, fechada por todos os lados pelo mar e circundada por picos e montanhas, é demasiadamente pequena para vossa grande população: sua riqueza abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores... Tomai o caminho do Santo Sepulcros; arrebatai aquela terra à raça perversa e submetei-a a vós mesmos”. HUBERMAN, Leo. Papa Urbano II. História do homem, in Mello, L>L>A> ed. COSTA, L.C.F. História Antiga e Medieval. Editora Scipione, p. 263.

23 O discurso proferido pelo papa Urbano II, na França, na época das Cruzadas, propunha que:
01. as expedições fossem realizadas para combater os inimigos da Igreja, os infiéis. 02. os integrantes do movimento deveriam pertencer a uma classe nobre. 04. a participação tivesse, como recompensa, vultuosa quantia em dinheiro. 08. a população ocidental se expandisse para outras áreas.

24 16. a meta a ser alcançada seria a Terra Santa.
Soma 25


Carregar ppt "IDADE MÉDIA ALTA BAIXA V x XV AS CRUZADAS QUEDA QUEDA DE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google