A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão."— Transcrição da apresentação:

1 Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão de saberes. Assim é o Inclusão LIterária

2 Inclusão Literária Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Rezende Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos. O Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior. Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música. O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.

3 Inclusão Literária Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura o projeto realiza feiras, distribui livros, auxilia na implantação da Hora de Leitura Diária nas Escolas (Lei do Livro nº 10.783, de 31 de Outubro/ 2003), Fome de Livro o Viva Leitura e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de atividades, portanto, as bibliotecas criadas pelo Inclusão Literária tem assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas. Tudo isso sem visar classe social e intelectual, mas sim, ensiná-los a lê-los, como fonte propagadora de divulgação de culturas, de saberes e o mais poderoso ainda, como suporte a planos e programas educativos. Não existe nenhum programa educativo que chegará a bom termo sem um forte programa de leitura como aliado. (Clóvis Matos)

4 Objetivos Estabelecer uma nova abordagem no tratamento aos jovens, tendo a leitura orientada de bons livros, revistas de cunho científico e cultural, jornais, panfletos, como fontes e suporte para a formação do cidadão consciente e sabedor de seus direitos; Fazer do livro, não didático, um instrumento da aprendizagem diária para o estudante dentro e fora da sala de aula; Trazer esse jovem a novos espaços como: bibliotecas públicas, universidades, livrarias, promovendo debates e seminários, tornando-o membro efetivo de um "clube" até aqui inexistente para ele; Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular a criação artístico/literária e reconhecer o livro como instrumento para formação sócioeducacional e manifestação da identidade cultural, através da transmissão de saberes; Estabelecer, definitivamente, a abertura de espaços para a divulgação, expansão e valorização do autor mato-grossense, inclusive, com a criação de mercado para o livro aqui produzido, antiga reivindicação dos autores e produtores regionais.

5 Projetos Desenvolvidos - Bibliotecas - criação de pequenas bibliotecas e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura; Livro no ponto - distribuição de livros em pontos de ônibus e outros lugares de fácil acesso a qualquer pessoa; Literatura Embarcada - distribuição de cartões em ônibus urbanos e rurais, contendo poemas, poesias, pequenos contos e uma biografia dos clássicos da literatura, brasileira e estrangeira, além de autores mato-grossenses; Produção de vídeos - a partir de instrumentos como telefone celular, máquinas fotográficas digitais (amadoras) e pequenas filmadoras digitais serão produzidos ‘filmes’ a partir de oficinas ministradas em escolas e associações comunitárias, preferencialmente, na zona rural atendendo o público infanto-juvenil. Os alunos aprendem a escrever roteiros, técnicas de representação, direção, câmera, iluminação e montagem final do filme (edição) em ilhas não lineares; Oficinas literária/Produção de livros - os participantes das oficinas literária aprendem técnicas de editoração de pequenos livros, técnicas de desenho/ilustração e, a partir de criações coletivas fazem a história escrita, as ilustrações e, através de digitação em computador, uso de scanner e impressora caseira, montarão e imprimirão seus livros; Exibição de filmes - sempre de temática literária, os filmes exibidos pelo Inclusão são saídos de livros que constam nas bibliotecas montadas pelo projeto.

6 Realizações Ala infantil do Hospital do Câncer Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro (Manso em Chapada dos Guimarães) Casa Transitória Irmã Dulce Associação São Judas Tadeu Ruas, praças e estacionamento da UFMT.

7 Estratégias de Comunicação Peças Publicitárias – cartaz, folder, panfleto, literatura embarcada, suporte dos livros em pontos de ônibus, adesivos no Baú Mágico (Furiosa) e camisas; Eventos – lançamentos de novas bibliotecas, participação em feiras e concursos; Mídia Eletrônica – newsletter, e-mail marketing, blog Inclusão Literária e site parceiros. Livros em pontos de ônibus Literatura embarcada Baú Mágico - Furiosa Blog Inclusão LiteráriaInclusão Literária Site Ative Promoções e EventosAtive Promoções e Eventos

8 Prêmios Prêmio Nacional como "ponto de cultural" pelo Ministério da Cultura (Minc); Ganhador do concurso Pontos de Leitura, do Minc, em 2008 – Edição Machado de Assis; 25º lugar como um dos melhores projetos sociais do Brasil.

9 Ficha Técnica Coordenador do Projeto Clovis Rezende Matos 65 8135 -1176 65 3663-3846 inclusão.literária@hotmail.com Inclusao.blogspot.com


Carregar ppt "Fomentar o desenvolvimento cultural, estimular criações artísticas e literárias e usar o livro como instrumento sócio-educativo, através da transmissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google