A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES"— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Na construção de outra economia; Na luta por outra sociedade. Sebastiana Almire de Jesus Coordenação Executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária de MS Fone:

2 Uma Economia que tem a sua centralidade no ser humano
Uma Economia que tem a sua centralidade no ser humano. Uma a economia que está a serviço da vida em todas as suas dimensões.

3 Natureza e finalidade do FBES
O FBES é um instrumento do movimento da Economia Solidária, um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária como base fundamental de outro desenvolvimento socioeconômico do país que queremos.

4 Finalidades principais do FBES
Representação, articulação e incidência na elaboração de políticas públicas de ES e diálogo com outros atores e movimentos sociais ampliando o diálogo e se inserindo nas lutas e reivindicações sociais buscando a confluência entre as forças existentes no movimento de Economia Solidária. Apoio ao fortalecimento do movimento de economia solidária no país, a partir das bases.

5 Dos segmentos de representação:
Empreendimentos Econômicos Solidários - EES; Gestores organizados em Rede; Entidades de Assessoria e Fomento.

6 Da Estrutura e forma de funcionamento:
Núcleos de Base do Movimento; Fóruns Locais (Estaduais, Microrregionais e Municipais) Entidades e Redes Nacionais

7

8 Das instâncias deliberativas, de gestão e de apoio:
Plenária Nacional Coordenação Nacional (3 por estado, 12 gestores e 07 entidades nacionais) Coordenação Executiva (07 EES, 05 EAF, 01 Gestor) Secretaria Executiva Grupos de Trabalho 

9 A economia solidária é um jeito de fazer atividade econômica baseada na democracia e na cooperação;
É um jeito de estar no mundo e de consumir, produtos locais, saudáveis, que não afetem o meio ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas; É um movimento social que luta pela mudança da sociedade por uma forma diferente de desenvolvimento para as pessoas e construída pela população.

10 Alguns dados levantados em 2008
* 130 Fóruns Locais dos quais 27 Fóruns Estaduais de Economia Solidária; * empreendimentos econômicos solidários atuando nos Fóruns; * 500 entidades locais, de fomento a economia solidária, atuantes nos Fóruns Estaduais.

11 Segundo Mapeamento realizado em 2005 e 2007 em 2
Segundo Mapeamento realizado em 2005 e em municípios (52% dos municípios brasileiros);

12

13

14

15 Tentando dar resposta a estes desafios o FBES deliberou em sua IV Plenária:
Conjunto de afirmações sobre o desenvolvimento que queremos; Bandeiras e estratégias de ação

16 Eixos Estruturantes do FBES
Formação Marco legal Finanças solidárias Produção, comercialização e consumo solidários

17 Formação Que contribua com a leitura crítica sobre a sociedade e promova transformações nos sujeitos e na realidade, rompendo com as desigualdades, incentivando a participação política e social, e promovendo a difusão de conceitos e terminologias coerentes com os princípios da economia solidária.

18

19 Formação Bandeiras Realizar ações de formação junto aos/às trabalhadores/as do movimento de Economia Solidária e estimular seu ingresso no ensino formal e técnico Articular e fomentar a Rede de Formadores em Economia Solidária Pelo financiamento público a pesquisas e tecnologias para melhoria da produção e outras temáticas da economia

20

21 Finanças Solidárias As finanças solidárias devem ser pautadas como instrumento para um desenvolvimento no sentido amplo e não apenas de crescimento econômico, e que rompa com o sistema financeiro que temos hoje.

22

23 Finanças Solidárias Bandeiras
Por um Programa Nacional de Desenvolvimento da Economia Solidária Pelo reconhecimento e fomento dos instrumentos de finanças solidárias Pela sistematização e divulgação de linhas e programas de crédito de interesse à economia solidária Articulação de redes de instrumentos de finanças solidárias

24 Marco legal A Constituição Federal se refere a um país solidário, mas não é acompanhada por leis específicas sobre o tema.

25

26 Marco legal Bandeiras Por uma Lei Geral da Economia Solidária
Pela alteração, aprovação e implementação das leis de Cooperativismo (geral e específicas)‏ Por uma tributação diferenciada para empreendimentos de Economia Solidária Pela regulamentação e ampliação do mercado institucional para produtos e serviços da Economia Solidária

27 Produção, comercialização e consumo solidário
Os empreendimentos econômicos solidários são os motores do desenvolvimento local, solidário e sustentável. A organização e articulação dos empreendimentos em redes e cadeias solidárias é uma das estratégias para a transformação social e a construção deste outro desenvolvimento.

28

29 Produção, comercialização e consumo solidários
Bandeiras Por programas e políticas de infra-estrutura e apoio à formação de redes e cadeias de produção, comercialização, consumo e logística solidária Por um Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário Interna: Criar e articular redes e cadeias de produção, comercialização e consumo Outros desafios: Conhecer a demanda e a oferta Organizar a produção e difundir o consumo consciente e o comércio justo

30

31

32

33 Linhas de Ação do FBES Fortalecimento político e organizacional dos FEES e consolidação/constituição de Fóruns microrregionais e municipais;

34 Fortalecimento dos EES como atores econômicos nos territórios, buscando sua organização em redes e cadeias solidárias.

35 Proposição, mobilização e incidência para políticas púbicas de reconhecimento e fomento da ES;

36 Divulgação da ES junto à sociedade e articulação com outros movimentos sociais e atores da sociedade civil organizada alinhados; Articulações e alianças internacionais para o fortalecimento da ES em especial na América Latina; Estratégias para a sustentabilidade e autonomia financeira dos Fóruns Nacional e Locais.

37 Fone:


Carregar ppt "Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google