A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático"— Transcrição da apresentação:

1 AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA- 2005

2 O que é ser um aluno universitário?
Questões: O que é ser aluno? O que é ser um aluno universitário?

3 O ambiente universitário. novidade perplexidade
O ambiente universitário novidade perplexidade adaptação expectativas - o que o aluno busca no Ensino Superior? qual a dinâmica da Universidade? O que este ambiente “novo” requer ?

4 O QUE É O PROCESSO ENSINO -APRENDIZAGEM? ENSINAR? APRENDIZAGEM?
ALUNO? PROFESSOR? SALA DE AULA?

5 Ensinagem supõe o aprender
Natureza do ensinar: atividade social cuja finalidade é assegurar a aprendizagem. DO ENSINAR À ENSINAGEM Ensinagem supõe o aprender

6 Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1
Ensino e Aprendizagem: unidade dialética no processo 1. professor mediador e provocador do processo 2. aluno sujeito-ativo : auto-atividade Aprendizagem requer compreensão do conteúdo pelo aluno. Compreender: aprender em conjunto.

7 O grande desafio é a abstração, generalização, aplicação.
Autonomia Intelectual. Aprender não é só assistir a aulas. A ação de aprender não é passiva. Exige informar-se, exercitar-se, instruir-se. IMPORTANTE!!!

8 Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea ou mágica EXIGE: - DO PROFESSOR: COMPETÊNCIA Presença mediadora na: Mobilização Construção Elaboração da síntese - DO ALUNO: COMPETÊNCIA Presença atuante na - construção do conhecimento - problematização - elaboração da síntese

9 Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - operacional - pesquisa - estudo individual - seminários - exercícios - ativid. de análise - ativid. de síntese

10 Construção do Conhecimento MOMENTO DO ALUNO - pesquisa estudo individual REQUER - leitura e interpretação - raciocínio - compreensão - expressão oral - expressão escrita - seriedade, disciplina e cooperação - auto-avaliação

11 Núcleo de Assessoria Pedagógica
O contrato didático Núcleo de Assessoria Pedagógica

12 O que é? O contrato didático é um tipo de jogo no qual cada participante tem uma tarefa específica a executar e a não execução da tarefa, proposta a cada um, pode romper com o contrato. (Niquini,1999)

13 Em outras palavras.... Cada vez que um professor tem a intenção de ensinar um saber aos alunos, aí se instala um processo – um contrato – no qual o aluno vai construir seu conhecimento.

14 O contrato didático reúne três elementos:
o aluno sujeito ensinado, nascente; o professor sujeito ensinante; o saber

15 A responsabilidade dos participantes
O contrato didático é de responsabilidade de todos os contratantes. Por isso, o contrato só passa a existir com a existência de todos os indivíduos envolvidos. Nunca apenas um dos lados poderá ser totalmente responsabilizado pela eficácia do contrato. O acordo deve ser recíproco.

16 Assim, percebe-se que o aluno é ator co-responsável pela construção do seu saber e, quando se empenha com responsabilidade, sempre sai ganhando no jogo didático.

17 Ações do aluno no contrato
- Colaborar com o professor, - Sustentar as situações colocadas por ele, - Colaborar com os colegas, - Analisar e refletir sobre os conteúdos já adquiridos, - Responsabilizar-se pela construção do seu conhecimento.

18 Assumir que sua profissionalização se inicia ao entrar na Universidade,
Entender que o perfil do profissional – hoje – passa pelas dimensões do Conhecimento, das Habilidades e das Atitudes.

19 Conhecimento: é o saber
Conhecimento: é o saber. Conceitos, informações, teorias, fatos, fórmulas. Habilidade: é o saber fazer. É a aplicabilidade do saber, uma relação entre a teoria e a prática. Atitudes: é o saber ser, o saber conviver. Atitude profissional calcada em valores e na ética.

20 Adotar posturas de civilidade,
Assumir com seriedade seu ofício de aluno no contrato didático, Conquistar a maturidade pessoal e intelectual,

21 Exigir o cumprimento do contrato didático,
Ocupar seu espaço e dar sugestões para o crescimento da instituição, Valorizar as iniciativas que visem incrementar o contrato didático – aluno e professor.

22 É impossível ser feliz sozinho.

23 Maturidade Autonomia Intelectual Responsabilidade Compromisso Postura Atendimento às normas


Carregar ppt "AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google