A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?"— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Profº Leonardo Werneck

2 INTRODUÇÃO O que significa? Balanced Scorecard – BSC “Indicadores Balanceados de Desempenho” É um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais que direcionam comportamentos e desempenho.

3 INTRODUÇÃO O BSC NÃO: • É um novo sistema de indicadores financeiros; • Fornece um diagnóstico operacional; • Gera a estratégia empresarial; • É um projeto único; • É um sistema de informática adequado...que opera automaticamente.

4 OBJETIVOS DO BSC Traduzir a estratégia em termos operacionais – de modo que todos possam entendê-la. • Alinhar a organização à estratégia – a partir do envolvimento e comprometimento de todos. • Transformar a estratégia em tarefa de todos – por meio da contribuição pessoal para a implementação da estratégia. • Converter a estratégia em processo contínuo – por meio do aprendizado e de revisões contínuas da estratégia. • Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva – para promover a transformação.

5 POR QUE “BALANCEADOS”? Indicadores financeiros x indicadores não-financeiros; Inclui medições com foco: Interno: processos interno de negócio, inovação e aprendizado; Externo: acionistas x clientes. Equilíbrio entre medições de : Resultados de esforços passados; Impulsionadores de desempenho futuro. Objetivos de curto e longo prazo

6 MEDIDA E GERENCIAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO
Passageiro: Não imaginei que você pilotasse o avião com um único instrumento. O que ele mede? Piloto: A velocidade do ar. Estou controlando rigorosamente a velocidade do ar neste vôo. Passageiro: Ótimo. A velocidade do ar deve ser muito importante. Mas, e a altitude? Um altímetro não ajudaria? Piloto: Aprendi a controlar a altitude nos últimos vôos e já sou um mestre nisso. Agora tenho que prestar atenção na velocidade do ar. Passageiro: mas você não tem sequer um medidor de combustível. Não seria útil? Piloto: Claro; o combustível é importante, mas não consigo me concentrar em tantas coisas ao mesmo tempo. Por isso neste vôo a minha preocupação é com a velocidade do ar. Quando aprender a dominá-la tão bem quanto a altitude, vou me dedicar ao consumo de combustível nos próximos vôos.

7 MEDIDA E GERENCIAMENTO NA ERA DA INFORMAÇÃO
“Medir é importante: ‘o que não é medido não é gerenciado’” “O Balanced Scorecard preserva os indicadores financeiros como síntese final do desempenho gerencial e organizacional, mas incorpora um conjunto de medidas mais genérico e integrado que vincula o desempenho sob a ótica dos clientes, processos internos, funcionários e sistemas ao sucesso financeiro de longo prazo”.

8 Balanced Scorecard Fonte: Kaplan e Norton: A estratégia em ação, p.10

9 PESPECTIVA FINANCEIRA
“As medidas financeiras de desempenho indicam se a estratégia de uma empresa, sua implantação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros”. Ex.: receita operacional, retorno sobre o capital empregado, valor econômico agregado (EVA).

10 PESPECTIVA DO CLIENTE “Permite que as empresas alinhem suas medidas essenciais de resultados relacionadas aos clientes”. Ex.: satisfação do cliente, fidelidade, retenção, captação e lucratividade.

11 PESPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS
Os administradores identificam os processos mais críticos para a realização dos objetivos dos clientes e acionistas. Ex.: qualidade, tempo de resposta, custo e lançamento de novos produtos.

12 PESPECTIVA DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO
Desenvolve objetivos e medidas para orientar o aprendizado e crescimento comercial. Ex.: satisfação dos funcionários e disponibilidade dos sistemas de informação.

13 COMO FUNCIONA O BSC? “Estratégia é um conjunto de hipóteses sobre causas e efeitos. O sistema de medição deve tornar explícitas as relações (hipóteses) entre os objetivos (e as medidas) nas várias perspectivas, para que elas possam ser gerenciadas e validadas. A cadeia de causa e efeito deve permear todas as quatro perspectivas de um BSC”.

14 EXEMPLO

15 APLICAÇÃO DO BSC CEFETES

16 EXEMPLO

17 FONTE DE CONSULTA BALANCED SCORECARD – Criação de Valor na Organização. Instituto Chiavenato BSC PESSOAL. Rafael Venuto.


Carregar ppt "POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google