A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estruturalismo – Titchener

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estruturalismo – Titchener"— Transcrição da apresentação:

1 O Estruturalismo – Titchener
Objeto de Estudo: a consciência Ganha este nome por preocupar-se em investigar as estruturas do funcionamento mental consciente, ou seja, as estruturas do sistema nervoso central. Método: Introspecção e experimentação – as teorias eram formuladas através das verificações e conclusões laboratoriais. Titchener propôs TRÊS estados elementares de consciência : • as sensações; • as imagens; • os estados afetivos.

2 Edward Bradford Titchener (1867-1927)
Titchener alterou o sistema de Wundt, enquanto jurava ser um leal seguidor, um discípulo obediente. Mas como ser criativo, ele transgredia - com fundamentação, é claro – seu próprio mestre Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo . Afirmou então que o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt. Entretanto, os dois sistemas são diferentes e o rótulo de estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. Assim, o estruturalismo foi estabelecido por Titchener como a primeira escola de pensamento no campo da Psicologia. Segundo Titchner, a tarefa fundamental da Psicologia é a de descobrir a natureza das experiências conscientes elementares, ou seja, analisar a consciência nas suas partes constituintes para assim determinar a sua estrutura .

3 Assim: Titchener modificou o método introspectivo de Wundt , designando o método de: introspecção qualitativa.Esse método consistia no seguinte: os observadores descreviam o seu estado consciente após submetidos a um dado estímulo .  De acordo com Titchener, o objeto da Psicologia é - à semelhança de Wundt - a experiência consciente.

4 O objeto de estudo é assim a experiência dependente das pessoas que passam por ela. Exemplo: a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos . Como os físicos estudam? Eles vêem esses fenômenos da perspectiva dos processos físicos envolvidos. Esses fenômenos não necessitam que as pessoas passem pela experiência. Tais fenômenos são considerados como independentes da experiência das pessoas. Como os psicólogos estudam a luz e o som? Os psicólogos, ao contrário dos físicos, estudam os fenômenos , as sensações , em termos do modo como são vivenciados pelo indivíduo, dependendo assim das experiência das pessoas.

5 As sensações Caminho importantíssimo para conhecermos os sentimentos e pensamentos. As sensações são um ponto chave dentro da estrutura do aparelho mental pois, faz a indica a relação do sistema biológico com o estado mental.

6 As imagens Estrutura privilegiada de pensamentos, permite a visualização mental e criação de “cenas” que são capazes de antecipar sensações e produzir sentimentos. As imagens correspondem à visão de cada pessoa sobre determinado fenômeno.

7 O Estados Afetivos Estrutura que une as sensações e as imagens, organiza-as e as representa por estados afetivos diversos inerentes a cada pessoa.

8 Então Para a Teoria do Estruturalismo, o estudo e compreensão destes 3 estados elementares da consciência, traria respostas em relação aos conhecimentos psicológicos e seus funcionamentos. O aparelho mental visto como detentor de estruturas, exige conhecimento de cada uma delas e de suas associações.


Carregar ppt "O Estruturalismo – Titchener"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google