Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Um currículo do Brincar
Educação infantil Um currículo do Brincar
2
A invenção da infância
3
Philippe Àrie e Neil Postman
4
"A infância é um artefato social, não uma categoria biológica“ Criança é um construto social
5
Mundo medieval A criança da Idade Média vivia na mesma esfera social dos adultos, pois tinha acesso à quase todos os comportamentos comuns à cultura. Não havia, em separado, o mundo da infância.
6
Segundo Neil Postman¹ o surgimento da imprensa criou uma nova definição de idade adulta, baseada na capacidade de ler, e de infância, baseada na incompetência de leitura.
7
Os jovens tiveram que se tornar adultos, e, para isso, precisaram aprender a ler, o que prescindia de educação. Foi assim que a infância transformou-se em uma necessidade.
8
“No mundo das fórmulas românicas, e até o fim do século XVIII, não existem crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens de tamanho reduzido” (ARIÈS, 1981, P. 51).
9
Ideias de criança desde o surgimento do sentimento de infância
Uma lenta construção da infância no Brasil
10
A criança servia de passatempo para o adulto
A criança servia de passatempo para o adulto. Retratavam-nas em pinturas, muitas das vezes nuas, como anjos.
11
Um ser a ser lapidado É de pequeno que se torce o pepino! As crianças representadas em situações de transgressão das regras
12
Infância ou Infâncias? Pesquisas atuais revelaram a diversidade das formas de vivenciar a infância. Elas nos alertaram para as diferenças sociais, étnicas, econômicas e culturais, entre as crianças.
13
Observe as imagens... Que criança é essa?
24
A infância em transformação
A voz da criança ( infante – ser que não fala?) O brincar enquanto linguagem da criança Brincadeiras tradicionais e novas brincadeiras Uma cultura em construção
25
Brincar Atividade da criança e que a define em sua infância
Brincar se aprende com outras pessoas
26
O brincar para Vygotsky
Ele afirma que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações que ela vivencia no seu dia a dia. Segundo Vygotsky na brincadeira a criança se comporta de maneira mais avançada que na vida real Quando se refere ao brinquedo ele fala basicamente da brincadeira de faz de conta
27
O brincar para Winnicott
“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem sua liberdade de criação”
28
As Crianças brincam porque...
Gostam de brincar ( para elas não tem porque...) Elas aprendem brincando Brincar é a linguagem da criança Elas exercitam comportamentos futuros Elas se socializam Elas elaboram conflitos Brincar é uma atividade prazerosa Através do brincar a criança dá sentido ao que está sendo vivido
29
o brincar proporciona as condições essenciais para o desenvolvimento infantil, pois ao brincar a criança poderá desenvolver capacidades importantes que utilizará no decorrer de toda sua vida.
30
Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, e eu digo, eu brinquei, por favor, não me entenda mal, porque enquanto eu brinco estou aprendendo... Anita Wadley
31
Contatos: Amélia Bampi Tel: ou Facebook: /ameliabampi
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.