A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um currículo do Brincar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um currículo do Brincar"— Transcrição da apresentação:

1 Um currículo do Brincar
Educação infantil Um currículo do Brincar

2 A invenção da infância

3 Philippe Àrie e Neil Postman

4 "A infância é um artefato social, não uma categoria biológica“ Criança é um construto social

5 Mundo medieval A criança da Idade Média vivia na mesma esfera social dos adultos, pois tinha acesso à quase todos os comportamentos comuns à cultura. Não havia, em separado, o mundo da infância.

6 Segundo Neil Postman¹ o surgimento da imprensa criou uma nova definição de idade adulta, baseada na capacidade de ler, e de infância, baseada na incompetência de leitura.

7 Os jovens tiveram que se tornar adultos, e, para isso, precisaram aprender a ler, o que prescindia de educação. Foi assim que a infância transformou-se em uma necessidade.

8 “No mundo das fórmulas românicas, e até o fim do século XVIII, não existem crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens de tamanho reduzido” (ARIÈS, 1981, P. 51).

9 Ideias de criança desde o surgimento do sentimento de infância
Uma lenta construção da infância no Brasil

10 A criança servia de passatempo para o adulto
A criança servia de passatempo para o adulto. Retratavam-nas em pinturas, muitas das vezes nuas, como anjos.

11 Um ser a ser lapidado É de pequeno que se torce o pepino! As crianças representadas em situações de transgressão das regras

12 Infância ou Infâncias? Pesquisas atuais revelaram a diversidade das formas de vivenciar a infância. Elas nos alertaram para as diferenças sociais, étnicas, econômicas e culturais, entre as crianças.

13 Observe as imagens... Que criança é essa?

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24 A infância em transformação
A voz da criança ( infante – ser que não fala?) O brincar enquanto linguagem da criança Brincadeiras tradicionais e novas brincadeiras Uma cultura em construção

25 Brincar Atividade da criança e que a define em sua infância
Brincar se aprende com outras pessoas

26 O brincar para Vygotsky
Ele afirma que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar/ resolver situações que ela vivencia no seu dia a dia. Segundo Vygotsky na brincadeira a criança se comporta de maneira mais avançada que na vida real Quando se refere ao brinquedo ele fala basicamente da brincadeira de faz de conta

27 O brincar para Winnicott
“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança e o adulto fruem sua liberdade de criação”

28 As Crianças brincam porque...
Gostam de brincar ( para elas não tem porque...) Elas aprendem brincando Brincar é a linguagem da criança Elas exercitam comportamentos futuros Elas se socializam Elas elaboram conflitos Brincar é uma atividade prazerosa Através do brincar a criança dá sentido ao que está sendo vivido

29 o brincar proporciona as condições essenciais para o desenvolvimento infantil, pois ao brincar a criança poderá desenvolver capacidades importantes que utilizará no decorrer de toda sua vida.

30 Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje, e eu digo, eu brinquei, por favor, não me entenda mal, porque enquanto eu brinco estou aprendendo... Anita Wadley

31 Contatos: Amélia Bampi Tel: ou Facebook: /ameliabampi


Carregar ppt "Um currículo do Brincar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google