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Feedback Ana Carolina Facundo R1 MFC/UFPE.

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Apresentação em tema: "Feedback Ana Carolina Facundo R1 MFC/UFPE."— Transcrição da apresentação:

1 Feedback Ana Carolina Facundo R1 MFC/UFPE

2 Definição Origem inglesa REALIMENTAR ou DAR RESPOSTA
-reenvio à origem de informação sobre o resultado de um trabalho efetuado; -retroação, retorno; -comentário, opinião, critica.

3 Definição Áreas Engenharia Educação médica Administração Psicologia
Informática Empresas etc Informações usadas pelo sistema para o seu ajuste. Se refere às informações que descrevem o desempenho dos alunos em determinada situação ou atividade.

4 Objetivo/ Finalidade Gerar uma informação capaz de reforçar um padrão de desempenho ou de mudar esse padrão gerando um processo de aprendizagem, o qual deve ser constante, contínuo. Feedback > desenvolvimento profissional contínuo > habilidade médica essencial.

5 Importância Incertezas Sentimentos de inadequação
Ausência Presença Incertezas Sentimentos de inadequação Distância dos objetivos propostos Falsa confiança Medo exagerado do erro. Conscientização Autopercepção Reflexão crítica sobre si mesmo Autoconfiança

6 Importância Desejo dos estudantes em receber o feedback
Estudo com alunos do último ano de medicina e residentes: -95% > dar e receber feedback eficaz > 2ª + importante habilidade entre 36 habilidades de ensino -atrás apenas de "estar aberto a perguntas"

7 O Feedback eficaz Exige: - compreensão do processo - ambiente propício
- relação de confiança - preparo de professores e preceptores - enfoque nas competências e atitudes

8 O Feedback eficaz Exige:
- estabelecimento dos objetivos de aprendizado - considerar as reações emocionais do aprendiz - permitir que o aluno desenvolva seu raciocínio - repetição em diferentes momentos

9 Técnica/ Postura "Técnica do sanduíche" (Fora do cardápio?) Topo
DEFINIÇÃO Recheio ERRO Base CARACTERÍSTICA N M. A

10 Técnica/ Postura o

11 Técnica/ Postura Sanduíche + elaborado Topo
Consenso, relembrar os objetivos, pontos de concordância, fe- char acordo. Recheio Descrever a situação, esperar que a pessoa se expresse, evitar julgamento, ser específico. Base Características positivas, revelar intenção positiva.

12 Técnica/ Postura 1- Desrespeito, inimizade.
Não recomendadas Recomendadas 1- Desrespeito, inimizade. 2- Não levar em consideração os pensamentos e sentimentos da pessoa antes de dar o Feedback. 3- Atitude de julgamento. 4- Foco na personalidade. 5- Baseado em boatos. 1- Respeito, amizade, mente aberta. 2- Considerar pensamentos e sentimentos de quem vai receber o Feedback. 3- Não julgar. 4- Foco no comportamento. 5- Baseado em fatos observados.

13 Técnica/ Postura 6- Generalizações. 7- Dar demais ou pouco Feedback.
Não recomendadas Recomendadas 6- Generalizações. 7- Dar demais ou pouco Feedback. 8- Não sugerir melhorias. 9- Basear no que não é objetivo, ou no que não foi negociado. 6- Ser específico ao dar o Feedback. 7- Dar em qtde adequada. 8- Dar dicas, sugerir melhorias. 9- Basear em objetivos definidos e negociados anteriormente.

14 Dificuldades para um Feedback eficaz
Múltiplas ocupações e tarefas de docentes e discentes (realização de ensaios). Falta de treinamento, discussão e desmistificação do assunto. Medo de ofender. Vontade de manter a autoestima do aluno.

15 Assertivo A DOER / "Ato de tortura"
Nosso desafio Assertivo A DOER / "Ato de tortura" Respeitoso É DOAR / "Ato de coragem" Descritivo Oportuno Específico

16 Nosso desafio Inserido precocemente nas rotinas de avaliação.
Docentes devem ser estimulados já praticá-lo. Encarado e aplicado de forma natural. Conscientização do nível de competência para busca do aprimoramento. Facilitador de aprendizado.

17 FIM :) Abraço "biduíche" Feedback de amor


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