A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21.."— Transcrição da apresentação:

1 1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21.

2 O NIM é um dos jogos mais antigos que se tem conhecimento e embora sua origem seja desconhecida, tudo leva a crer que tenha surgido na China. O NIM foi o primeiro jogo, de que se tem relatos, a ser estudado matematicamente. O jogo NIM promove a concentração, o planejamento de ação, o estabelecimento de relações, a contagem e o raciocínio dedutivo.

3 “Dentre todos os jogos que podemos utilizar, escolhemos aquele que tem os significados propostos em Kamii (1991) e Krulik (1993): O jogo deve ser para dois ou mais jogadores, sendo, portanto, uma atividade que os alunos crianças realizam juntos; O jogo deverá ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores; Violação representa uma falta; Havendo o desejo de fazer alterações, isso deve ser discutido com todo o grupo e, no caso de concordância geral, podem ser impostas ao jogo daí por diante; No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados obtidos, isto é, o jogo não deve ser mecânico e sem significado para os jogadores”. Fonte:

4 Modelo 1 Dois participantes
Material: 15 palitos de picolé, sendo que um deles será de cor diferente. Procedimento: Cada participante pode, em sua vez, retirar 1, 2, ou 3 palitos. Objetivo: Aquele que deixar o palito colorido para o adversário, ganha o jogo.

5 Modelo 2 Dois participantes
Material: 15 palitos de picolé, sendo que um deles será de cor diferente. Procedimento: Cada participante pode, em sua vez, retirar 1, 2, ou 3 palitos. Objetivo: Aquele que retirar por último, o palito colorido, ganha o jogo.

6 1ª partida 2ª partida 3ª partida
Número de partidas Ganhador Modelo 1 Modelo 2 1ª partida 2ª partida 3ª partida

7 Nas partidas, quem ganhou mais?
Você usou alguma estratégia/forma para ganhar o jogo ou foi jogando aleatoriamente? Existe alguma diferença de estratégia ou forma de jogar entre o primeiro e o segundo modelo? Se sim, qual (quais)? Foi preciso fazer contagem para jogar?

8 É possível que um dos jogadores defina as jogadas?
O que o jogador pode fazer para ganhar as partidas? É possível realizar esta prática com menos palitos? É possível realizar esta prática com crianças? A quantidade de palitos par ou ímpar interfere no resultado do jogo?

9 Formem 5 grupos de 6 integrantes e resolvam o desafio abaixo:
“Pensem e planejem uma forma de garantir ao jogador que ele vença todas as jogadas tanto para o modelo 1 quanto para o modelo 2.” Observação: Pensem nas relações existentes entre os valores estabelecidos até 15.


Carregar ppt "1 JOGO DO Caderno 1, pág. 21.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google