A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Resultados da AAP: potencializando a ação pedagógica CIMA/CGEB Fevereiro

2 Objetivo: Apresentar o Boletim Síntese dos Resultados do SARESP 2014;
Analisar as informações apresentadas no Boletim; Refletir sobre os resultados do SARESP e da AAP.

3 Finalidades específicas do SARESP:
(I) Saber em que direção caminha a Educação Básica paulista; (II) Verificar se houve evolução em relação às avaliações dos últimos anos; (III) Localizar evidências de melhoria e as fragilidades do ensino; (IV) Buscar os aspectos diferenciais, os modelos bem sucedidos e sobretudo, as diferenças entre o desejado e o alcançado.

4 O BOLETIM SÍNTESE DE RESULTADOS: Apresenta informações sobre o percentual de alunos por nível de desempenho por disciplina e ano escolar.

5

6 Classificação e descrição dos níveis de desempenho_Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

7 % de alunos por nível de desempenho
Com esta informação, é possível identificar: que não demonstraram desenvolvimento mínino das competências e habilidades do ano/série % alunos estão em processo de consolidação do que se espera como adequado para o ano/série consolidaram as competências e habilidades para o ano/série avaliado encontram-se acima do nível esperado

8 Para a atribuição de significado pedagógico ao percentual de alunos por níveis de desempenho e para auxiliar na compreensão dos resultados, sugerimos a leitura dos “Relatórios Pedagógicos”, que podem ser consultados no link:

9 Quais informações o Boletim apresenta para a escola?
Reflexão preliminar Quais informações o Boletim apresenta para a escola? • Qual o significado dessas informações? • O que o Boletim pode nos dizer sobre o trabalho pedagógico realizado? Oferece pistas sobre o que os alunos estão aprendendo? É importante que estes questionamentos possibilitem a aproximação da avaliação externa com a realidade da escola.

10 “[. ] os indicadores por si só não mudam a realidade
“[...] os indicadores por si só não mudam a realidade. Também na apresentação delas fica claro o quanto é importante a pergunta, o desassossego e o desconforto do educador frente à realidade. Não é apenas o indicador que vai fazer isso.” (WERLE, 2012)

11 Analisando o Boletim... o que a distribuição percentual dos níveis de desempenho representam para a escola? considerando os resultados dos anos anteriores, houve avanço? o que os alunos aprenderam? O que deixaram de aprender? como está o resultado no ciclo de ensino avaliado? Os resultados do SARESP permitem que as escolas se comparem consigo mesmas e acompanhem o seu próprio percurso.

12 Importante a escola voltar o olhar para os seus resultados anteriores do SARESP para análise da evolução dos níveis de desempenho. Sugerimos consulta ao link:

13 Evolução por nível de desempenho
Sugestão: construção da série histórica pela escola Evolução por nível de desempenho Ano Ano/série Disciplina % Abaixo do Básico % Básico % Adequado % Avançado

14 Os números são instrumentos que levam à reflexão sobre diversas questões. A seguir, seguem algumas sugestões para discussão entre a equipe escolar:  O que os resultados do SARESP estão nos indicando sobre o desempenho de nossa escola e de nossos alunos? Como nossa escola está se preparando para atender às necessidades dos alunos em todos os níveis de desempenho?

15 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
Os resultados e o trabalho pedagógico Como chegar às turmas e aos alunos que apresentam as maiores dificuldades? Que intervenções pedagógicas podemos realizar frente aos resultados? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO AAP

16 SARESP AAP Elaborado e aplicado por agentes externos à escola. Elaborada pela SEE/SP e aplicada pelo próprio professor. Ocorre uma vez ao ano. Ocorre duas vezes ao ano. Atende as áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa) e de Matemática, para todos os anos e série avaliados; Ciências da Natureza, Ciências Humanas (História e Geografia), para os 7º e 9º anos do EF e 3ª série do EM. Atende as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do EF a 3ª série do EM. O resultado é obtido a partir de modelos estatísticos específicos. O resultado é obtido a partir da análise qualitativa dos dados. Delimita o desempenho da escola e da rede de ensino. Apresenta o desempenho individual das turmas e dos alunos e possui caráter diagnóstico. Seus resultados compõem o IDESP e produzem informações que possibilitam a tomada de decisões políticas no âmbito educacional. Possibilita intervenções imediatas no processo de ensino e aprendizagem; seus resultados não compõem o IDESP.

17 E a reflexão continua... De que forma a AAP dialoga com o SARESP?
Como as informações produzidas pela AAP são compiladas e tratadas pela unidade escolar? O que a AAP está indicando sobre a aprendizagem de nossos alunos? Por apresentarem o desempenho por aluno, os resultados da AAP favorecem uma análise específica de cada turma, considerando as características e especificidades da escola.

18 Os resultados da AAP Quais alunos estão enfrentando dificuldades para aprender? Quais são essas dificuldades? Em quais campos do conhecimento elas se manifestam mais? Os dados e as propostas da AAP podem auxiliar na recuperação contínua e intensiva? O que podemos fazer para apoiar os alunos que apresentam dificuldades? E para estimular os avanços dos que estão caminhando bem?

19 Resolução de problemas
FOCO: Competência leitora Resolução de problemas

20 Análise dos resultados: o Planejamento
revisitar o currículo; repensar as práticas; propor intervenções a partir do diagnóstico realizado; promover estratégias de ensino diversificadas; revisitar o Projeto Pedagógico; analisar o fluxo de aprendizagem; estudar das habilidades do SARESP e da AAP; promover o enfoque disciplinar e interdisciplinar.

21 Quando se avalia a aprendizagem dos alunos, o trabalho da escola também está sendo avaliado. Por isso não se avalia um aluno apenas para atribuir notas, mas, sobretudo, para observar seus avanços e planejar intervenções em função de suas necessidades de aprendizagem (BLASIS et al, 2013, p. 16)

22 Avaliações Bimestrais
AAP SARESP Avaliações Bimestrais

23 Análise dos resultados das avaliações pela Equipe Escolar
Olhar interdisciplinar sobre o conhecimento Romper com o isolamento das disciplinas Articular as diferentes áreas do conhecimento Discussão coletiva dos resultados na Unidade Escolar Atribuição de sentido e finalidade aos resultados Repensar a prática pedagógica

24 Interpretação dos Resultados
Trabalho docente comprometimento de todas as áreas do conhecimento com a aprendizagem dos alunos Gestão escolar prioriza o apoio pedagógico ao trabalho docente. Interpretação dos Resultados

25 AVALIAÇÃO QUALIDADE DA EDUCAÇÃO - Instrumento de controle
- Comparação de escolas - Reter alunos Elemento para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

26 Reflexão final Um indicador educacional é uma expressão em geral numérica, mas que, em si, não altera a realidade que traduz. É uma chamada para que entremos na escola e valorizemos a importância do trabalho pedagógico, que não é um trabalho de aplicação de uma técnica, e sim de uma articulação de grupo, de entendimento de pessoas, de acerto e erro. (WERLE,2012)

27 Referências bibliográficas
Avaliação e Aprendizagem : Avaliações externas : perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino . Coordenação Eloisa de Blasis, Patricia Mota Guedes. São Paulo : CENPEC: Fundação Itaú Social, 2013. MAGALHÃES, Thamiris. Oficina de Indicadores Educacionais, por uma educação de qualidade - entrevista com Flávia Werle, Lisandra Schneider Scheffer, Alenis Cleusa de Andrade. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4507&secao=395>. Acesso em: 09/02/2015.


Carregar ppt "Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google