A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Boletim Síntese do SARESP e Resultados da AAP: potencializando a ação pedagógica CIMA/CGEB Fevereiro - 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Boletim Síntese do SARESP e Resultados da AAP: potencializando a ação pedagógica CIMA/CGEB Fevereiro - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Boletim Síntese do SARESP e Resultados da AAP: potencializando a ação pedagógica CIMA/CGEB Fevereiro - 2014

2

3 (I) Saber em que direção caminha a Educação Básica paulista; (II) Verificar se houve evolução em relação às avaliações dos últimos anos; (III) Localizar evidências de melhoria e as fragilidades do ensino; (IV) Buscar os aspectos diferenciais, os modelos bem sucedidos e sobretudo, as diferenças entre o desejado e o alcançado.

4

5

6

7 % alunos consolidaram as competências e habilidades para o ano/série avaliado estão em processo de consolidação do que se espera como adequado para o ano/série encontram-se acima do nível esperado que não demonstraram desenvolvimento mínino das competências e habilidades do ano/série

8 Para a atribuição de significado pedagógico ao percentual de alunos por níveis de desempenho e para auxiliar na compreensão dos resultados, sugerimos a leitura dos “Relatórios Pedagógicos”, que podem ser consultados no link: http://www.educacao.sp.gov.br/ci ma/consultas/indicadores-e- avaliacoes/

9

10 “[...] os indicadores por si só não mudam a realidade. Também na apresentação delas fica claro o quanto é importante a pergunta, o desassossego e o desconforto do educador frente à realidade. Não é apenas o indicador que vai fazer isso.” (WERLE, 2012)

11 Os resultados do SARESP permitem que as escolas se comparem consigo mesmas e acompanhem o seu próprio percurso.

12 Importante a escola voltar o olhar para os seus resultados anteriores do SARESP para análise da evolução dos níveis de desempenho. Sugerimos consulta ao link: http://www.educacao.sp.gov.br/cima/c onsultas/indicadores-e-avaliacoes/

13 Evolução por nível de desempenho AnoAno/sérieDisciplina % Abaixo do Básico% Básico % Adequado % Avançado

14 Os números são instrumentos que levam à reflexão sobre diversas questões. A seguir, seguem algumas sugestões para discussão entre a equipe escolar: O que os resultados do SARESP estão nos indicando sobre o desempenho de nossa escola e de nossos alunos? Como nossa escola está se preparando para atender às necessidades dos alunos em todos os níveis de desempenho?

15

16 SARESPAAP Elaborado e aplicado por agentes externos à escola. Elaborada pela SEE/SP e aplicada pelo próprio professor. Ocorre uma vez ao ano. Ocorre duas vezes ao ano. Atende as áreas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa) e de Matemática, para todos os anos e série avaliados; Ciências da Natureza, Ciências Humanas (História e Geografia), para os 7º e 9º anos do EF e 3ª série do EM. Atende as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ano do EF a 3ª série do EM. O resultado é obtido a partir de modelos estatísticos específicos. O resultado é obtido a partir da análise qualitativa dos dados. Delimita o desempenho da escola e da rede de ensino. Apresenta o desempenho individual das turmas e dos alunos e possui caráter diagnóstico. Seus resultados compõem o IDESP e produzem informações que possibilitam a tomada de decisões políticas no âmbito educacional. Possibilita intervenções imediatas no processo de ensino e aprendizagem; seus resultados não compõem o IDESP.

17 De que forma a AAP dialoga com o SARESP? Como as informações produzidas pela AAP são compiladas e tratadas pela unidade escolar? O que a AAP está indicando sobre a aprendizagem de nossos alunos? Por apresentarem o desempenho por aluno, os resultados da AAP favorecem uma análise específica de cada turma, considerando as características e especificidades da escola.

18 Quais alunos estão enfrentando dificuldades para aprender? Quais são essas dificuldades? Em quais campos do conhecimento elas se manifestam mais? Os dados e as propostas da AAP podem auxiliar na recuperação contínua e intensiva? O que podemos fazer para apoiar os alunos que apresentam dificuldades? E para estimular os avanços dos que estão caminhando bem?

19 FOCO: Competência leitora Resolução de problemas

20 - revisitar o currículo; - repensar as práticas; - propor intervenções a partir do diagnóstico realizado; - promover estratégias de ensino diversificadas; - revisitar o Projeto Pedagógico; - analisar o fluxo de aprendizagem; - estudar das habilidades do SARESP e da AAP; - promover o enfoque disciplinar e interdisciplinar.

21 Quando se avalia a aprendizagem dos alunos, o trabalho da escola também está sendo avaliado. Por isso não se avalia um aluno apenas para atribuir notas, mas, sobretudo, para observar seus avanços e planejar intervenções em função de suas necessidades de aprendizagem (BLASIS et al, 2013, p. 16)

22 SARESP Avaliações Bimestrais AAP

23 Olhar interdisciplinar sobre o conhecimento Romper com o isolamento das disciplinas Articular as diferentes áreas do conhecimento Discussão coletiva dos resultados na Unidade Escolar Atribuição de sentido e finalidade aos resultados Repensar a prática pedagógica

24 Interpretação dos Resultados Trabalho docente comprometimento de todas as áreas do conhecimento com a aprendizagem dos alunos Gestão escolar prioriza o apoio pedagógico ao trabalho docente.

25 AVALIAÇÃO - Instrumento de controle - Comparação de escolas - Reter alunos Elemento para repensar e planejar a ação pedagógica e a gestão educacional QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

26

27 Referências bibliográficas Avaliação e Aprendizagem : Avaliações externas : perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. Coordenação Eloisa de Blasis, Patricia Mota Guedes. São Paulo : CENPEC: Fundação Itaú Social, 2013. MAGALHÃES, Thamiris. Oficina de Indicadores Educacionais, por uma educação de qualidade - entrevista com Flávia Werle, Lisandra Schneider Scheffer, Alenis Cleusa de Andrade. Disponível em:. Acesso em: 09/02/2015.


Carregar ppt "Boletim Síntese do SARESP e Resultados da AAP: potencializando a ação pedagógica CIMA/CGEB Fevereiro - 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google