A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA 9º ANO - 4º BIMESTRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA 9º ANO - 4º BIMESTRE."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA 9º ANO - 4º BIMESTRE

2 AVALIAÇÃO 1 – CEP: 29/10/2014 1 - Identificar os aspectos econômicos e sociais favoráveis e desfavoráveis de cada BRIC. 2 - Avaliar o potencial natural do Brasil, destacando-se as fontes de energia, o meio ambiente e os recursos hídricos. 3 - Reconhecer os principais problemas enfrentados pela Rússia, destacando-se as questões ambientais e os conflitos atuais. 4 - Reconhecer os principais problemas enfrentados pela Índia, destacando-se o conflito da Caxemira e as questões demográficas e urbanas. 5 - Reconhecer os principais problemas enfrentados pela China, destacando-se o conflito no Tibete e as questões ambientais. 6 - Comparar aspectos econômicos, políticos e sociais da Argentina, África do Sul, Austrália e México. 7 - Identificar os problemas enfrentados por Argentina, México e África do Sul nas últimas décadas, destacando-se a Guerra das Malvinas na 8 - Argentina, o narcotráfico no México e o apartheid na África do Sul. 9 - Avaliar a posição da Austrália nas questões que envolvem o meio ambiente. 10 - Interpretar tabelas, gráficos e mapas relacionados aos temas em estudo.

3 1 - Identificar os aspectos econômicos e sociais favoráveis e desfavoráveis de cada BRIC.
Pág. 254 BRASIL Pró Estabilidade Política É formado por um território unificado Apresenta-se culturalmente equilibrado É um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas Tem um parque industrial moderno e diversificado Possui grandes reservas de minérios Alta carga tributária Necessidade de maiores investimentos em infraestrutura, em educação e em saúde Burocracia no setor público Morosidade do setor judiciário Leis trabalhistas que necessitam de uma revisão e que são consideradas ultrapassadas em vários quesitos Elevada desigualdade social Altos índices de violência urbana Contra

4 1 - Identificar os aspectos econômicos e sociais favoráveis e desfavoráveis de cada BRIC.
Pág. 268 RÚSSIA Pró As grandes reservas de petróleo e gás natural O elevado número de habitantes, considerado um grande mercado consumidor Ser um elo de conexão entre a Europa e a Ásia, o que facilita o escoamento de seus produtos e as relações comerciais tanto com o Oriente como com o Ocidente. Ingerência política Insegurança jurídica Fraco sistema financeiro Dependência econômica em petróleo Alta carga tributária Conflitos separatistas, como os que ocorrem na Chechênia Contra

5 1 - Identificar os aspectos econômicos e sociais favoráveis e desfavoráveis de cada BRIC.
Pág. 278 ÍNDIA Pró Possui a segunda maior população mundial, o que representa um dos maiores mercados consumidores do planeta É a maior democracia do mundo, sendo uma república parlamentarista Tem um dos maiores parques tecnológicos do mundo, com desenvolvimento nas áreas de Tecnologia da Informação. Possui a menor renda per capita Há muita demora na ação do Poder Judiciário Há imensa disparidade regional e social Defronta-se com conflitos armados no país Mantém reflexos de um sistema social, dentro do hinduísmo, que separa a população em castas. Contra

6 2 - Avaliar o potencial natural do Brasil, destacando-se as fontes de energia, o meio ambiente e os recursos hídricos. Pág. 257 a 260 Importância A geração de energia elétrica através desta fonte é de extrema importância para o Brasil, pois se trata de uma fonte renovável e limpa. Com a energia eólica, nosso país está dando um grande passo na direção do desenvolvimento sustentável.

7 Principais Parques Eólicos no Brasil:
- Complexo Eólico Alto Sertão I - localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil). Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve investimento de 1,2 bilhão de reais. - Parque Eólico de Osório: instalado no munício gaúcho de Osório, éo segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts. - Usina de Energia Eólica de Praia Formosa: instalada na cidade de Camocim (Ceará). Possui a capacidade instalada de 104 megawatts. - Parque Eólico Alegria: instalado na cidade de Guamaré (Rio Grande do Norte). Possui a capacidade instalada de 51 megawatts. - Parque Eólico do Rio de Fogo: instalado na cidade de Rio do Fogo (Rio Grande do Norte). Possui capacidade instalada de 41 megawatts. - Parque Eólico Eco Energy: instalado na cidade de Beberibe (Ceará). Possui capacidade instalada de 25 megawatts.

8 Domínio Morfoclimático

9 Caatinga A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco) . As principais características da caatinga são: - forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - presença de cactos e bromélias; - os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); - as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno;

10 Cerrado Características do Cerrado: - presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; - as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); - as cascas destas árvores são duras e grossas; - as folhas são cobertas de pêlos; - presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores. O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.  Elevada biodiversidade.

11 Fim da União Soviética e conflitos separatistas
3 - Reconhecer os principais problemas enfrentados pela Rússia, destacando-se as questões ambientais e os conflitos atuais. Fim da União Soviética e conflitos separatistas Em esfera internacional, a União Soviética buscou dar sinais para o fim da Guerra Fria. As tropas russas que ocupavam o Afeganistão se retiraram do país e novos acordos econômicos foram firmados junto aos Estados Unidos. Logo em seguida, as autoridades soviéticas pediram auxílio para que outras nações capitalistas fornecessem apoio financeiro para que a nação soviética superasse suas dificuldades internas.

12 A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética. Alas ligadas à burocracia estatal e militar faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado soviético. Em contrapartida, um grupo de liberais liderados por Boris Ieltsin defendia o aprofundamento das mudanças com a promoção da economia de mercado e a privatização do setor industrial russo. Em agosto de 1991, um grupo de militares tentou dar um golpe político sitiando com tanques a cidade de Moscou. O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder. No dia 29 de agosto de 1991, o Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade. Temendo maiores agitações políticas na Rússia, as nações que compunham a União Soviética começaram a exigir a autonomia política de seus territórios. Letônia, Estônia e Lituânia foram os primeiros países a declararem sua independência. No final daquele mesmo ano, a União Soviética somente contava com a integração do Cazaquistão e do Turcomenistão. A zona russa que apresenta focos de tensões é a região do Cáucaso, uma localidade que divide a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, onde está situada uma cadeia de montanhas de igual nome, cercada pelo Mar Negro e pelo Mar Cáspio (veja o mapa abaixo). As principais repúblicas que prezam pela independência nessa região são a Chechênia e o Daguestão.

13 10 - Interpretar tabelas, gráficos e mapas relacionados aos temas em estudo.
Este critério 10 relaciona-se com os critérios 6, 7, 8, e 9. Vocês terão que fazer comparações através de gráficos, de Argentina, México, África do Sul e Austrália.


Carregar ppt "GEOGRAFIA 9º ANO - 4º BIMESTRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google