A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do."— Transcrição da apresentação:

1 1

2 Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição 2

3 O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento. 3

4 As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: Comparecimento às aulas (dele ou do professor) Permanência na sala de aula (dele ou do professor). 4

5 Nº de alunos Nº de professores Nº de turmas avaliadas Nº de disciplinas avaliadas Na UFRN em Participantes da avaliação Na UFRN em Avaliados Que avaliaram turmas

6 Aprovações por média Aprovações na 4ª avaliação Reprovações por nota Reprovações por falta Trancamentos (71,5%) (13,5%) (4,2%) (3,0%) (7,8%) 6

7 7

8 8

9 9

10 1.1 - Comparecimento às aulas; Cumprimento do horário das aulas do início ao fim ; Cumprimento do programa da disciplina ; Clareza na apresentação do conteúdo ; Utilização de metodologias que facilitem o aprendizado ; Incentivo à participação dos alunos nas aulas; Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas ; Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário das aulas ; Coerência entre o nível exigência nas avaliações e o conteúdo dado. 10

11 2.1 - Utilização da bibliografia sugerida pelo professor; Comparecimento às aulas; Permanência nas aulas do início ao fim; Participação nas aulas; Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor; Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina; Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula 11

12 12

13 Nº de turmas avaliadasNº de professores que avaliaram turmas Nº de comentários dos professores

14 Nº de Professores avaliados pelos alunos Nº de professores que receberam comentários dos alunos Nº de comentários dos alunos sobre os professores

15 Nº de comentários dos alunos Nº de comentários realçando pontos fortes Nº de comentários realçando pontos fracos

16 1.1 - Comparecimento às aulas Cumprimento do horário das aulas do início ao fim Cumprimento do programa da disciplina Professor muito bom, não falta nenhuma aula, expõe muito bem suas idéias e a prova é coerente com o que é dado em sala de aula. Acredito que tenha faltado 50% ou mais do curso. Embora sua explicação fosse clara e interessante o número excessivo de faltas nos fazia perder interesse pela matéria (...) 16

17 Disciplinas/aulas que são assumidas parcial ou integralmente por alunos da Pós-graduação ou monitores. O professor compareceu apenas 4 dias (apresentação, aula de revisão antes da terceira prova, aplicação da terceira e quarta provas) no semestre inteiro (...). Os dois monitores davam aula. 17

18 1.4 – Clareza na apresentação do conteúdo 1.5 – Metodologias que facilitem o aprendizado Bom professor, domina muito bem o conteúdo e tem boa comunicação. Pena que não usa recursos (...) que poderiam dar mais clareza a muitos detalhes da disciplina. Além disso, o professor não utiliza os recursos do SIGAA, o que torna nossa comunicação limitada. 18

19 Professores que não fazem uso corrente do SIGAA. Falta muito às aulas e não informa com antecedência que não vai comparecer. Demora muito a divulgar as notas e não utiliza o SIGAA. Quando comparece dá uma boa aula. 19

20 1.6 – Incentivo à participação dos alunos 1.7 – Disponibilidade para tirar dúvidas 1.8 – Disponibilidade para atender alunos Melhorar o método de ensino, e aprimorar o convívio com os alunos, pois é com discussão sobre as dúvidas que se aprimora o conhecimento (...). 20

21 1.9 – Coerência entre avaliações e conteúdos O professor não possui compromisso com a turma (...) os critérios para a avaliação não tem nexo, as notas nunca são entregues antes da próxima avaliação além de não permitir que os alunos analisem suas provas e discutam com ele (...) 21

22 Relacionamento professor-aluno: Professores que incentivam o aluno. Professores dedicados e comprometidos. Um exemplo de profissional. Ensinou muito bem a matéria e orientou os alunos acerca da vida acadêmica. O referido docente foi, além de um ótimo professor, um estímulo e um exemplo para o resto da minha vida acadêmica. 22

23 Relacionamento professor-aluno: Professores que usam linguagem agressiva com os alunos. Professores que destratam alunos. Professor X é arrogante, destrata e grita com o aluno, reprova por picuinha, além de ser mal humorado e estúpido. (...) não aceita opinião que seja diferente da dele. É altamente estressado, ninguém entende o que ele explica e ninguém nunca consegue responder suas questões pois para ele estamos sempre errados. 23

24 Relacionamento professor-aluno: Professores que não têm compromisso com o ensino. Professores que incentivam alunos a trancar disciplina ou desistir do curso. O professor X não está muito preocupado com o aprendizado do aluno. O que interessa para ele é dar a matéria, independente se o aluno está aprendendo alguma coisa. Ele oprime a turma, tem uma comunicação ruim e não se relaciona bem. Fala o tempo todo que pra reprovar não está nem aí. Optei por não comparecer mais às aulas. 24

25 Pontos Fortes Avaliação positiva do professor de um modo geral. Metodologias que facilitam o aprendizado. Clareza na apresentação do conteúdo. Pontos Fracos Avaliação negativa do professor com ênfase no relacionamento. Coerência entre avaliações e conteúdo. Comparecimento às aulas. 25

26 Hábito de estudar dos alunos Atrasos e permanência dos alunos em sala de aula Diferenças entre os alunos dos cursos diurnos e os dos cursos noturnos. Falta de preparo do aluno para acompanhar o curso. Motivação dos alunos para participar das atividades propostas. Maturidade e a participação do aluno nas atividades da disciplina. 26

27 27

28 Nº de professores com média<6,0 na Dimensão: Atuação Didática e Postura Profissional do Professor, por Centro, 2006 –

29 Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Comparecimento às Aulas, por Centro, 2006 –

30 Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Cumprimento do horário das aulas do início ao fim, por Centro,

31 31

32 32

33 33

34 34

35 35

36 36

37 37

38 38

39 39

40 Dados dos professores que serão disponibilizados no SIGAA Cada professor receberá todas as informações relativas à sua própria avaliação. O Diretor de Centro e os Chefes de Departamentos terão acesso à avaliação completa dos professores, feita pelos alunos (notas atribuídas, comentários e motivos de trancamentos), bem como à avaliação das turmas, feita pelos professores. 40

41 Os alunos poderão visualizar via SIGAA: A média das notas atribuídas a todos os professores da UFRN avaliados quanto ao Comparecimento às aulas. Cumprimento do horário e permanência em sala de aula. Atuação didática. Notas das turmas avaliadas pelo professor. 41

42 Os dados completos da Avaliação da Docência serão enviados a cada Departamento/Curso da UFRN para discussão, avaliação e adoção das medidas necessárias para a melhoria da graduação. Será elaborado um vídeo explicativo para os alunos da UFRN (a ser veiculado no SIGAA) sobre a Avaliação da Docência, seus propósitos, sua seriedade e principalmente sobra a importância da participação de cada um deles no processo. 42

43 Artigo 17 da Resolução No. 131/CONSEPE determina que os departamentos realizem plenária para discutir os resultados da avaliação da docência e propor medidas para as melhorias necessárias, a serem anexadas ao Plano Trienal e enviadas à PROPLAN. 43

44 Integração da avaliação da docência com o ENADE. Justificativa solicitada pelo Reitor aos Chefes de Departamentos sobre os professores que tiraram nota abaixo de seis em comparecimento às aulas, cumprimento do horário e didática, com sugestão de participação das Ações de atualização pedagógica. 44

45 45


Carregar ppt "1. Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google