A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA"— Transcrição da apresentação:

1 Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA 2009 Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA PROPLAN UFRN

2 PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA ?
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA ? Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição

3 UFRN QUEM AVALIA ? O professor, ao consolidar a turma;
Avaliação da Docência 2009 UFRN QUEM AVALIA ? O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento.

4 QUEM ESTÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS?
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN QUEM ESTÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS? As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: Comparecimento às aulas (dele ou do professor) Permanência na sala de aula (dele ou do professor).

5 Números gerais da Avaliação da Docência 2009
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação da Docência 2009 Nº de alunos Nº de professores Nº de turmas avaliadas Nº de disciplinas avaliadas Na UFRN em Participantes da avaliação Avaliados Que avaliaram turmas 22.222 16.504 1.856 1.682 1.622 3.254 2.101

6 Desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas, em 2009
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas, em 2009 Aprovações por média Aprovações na 4ª avaliação Reprovações por nota Reprovações por falta Trancamentos 74.823 (71,5%) 14.109 (13,5%) 4.441 (4,2%) 3.135 (3,0%) 8.169 (7,8%)

7 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Média geral de notas atribuídas pelos alunos aos professores quanto à atuação didática e postura profissional na UFRN

8 Trancamentos, por Centro, na UFRN Quantidade em 2009.2 = 8.169
Avaliação da Docência 2009 UFRN Trancamentos, por Centro, na UFRN Quantidade em = 8.169

9 Avaliação da Docência UFRN Resultados Gerais da UFRN em 2009
Dimensão Quantitativa Atuação didática e postura profissional do professor, segundo o aluno (Percentual do número de notas), em 2009

10 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Atuação didática e postura profissional do professor, segundo o aluno (Percentual do número de notas), em 2009 1.1 - Comparecimento às aulas; 1.2 - Cumprimento do horário das aulas do início ao fim ; 1.3 - Cumprimento do programa da disciplina ; 1.4 - Clareza na apresentação do conteúdo ; 1.5 - Utilização de metodologias que facilitem o aprendizado ; 1.6 - Incentivo à participação dos alunos nas aulas; 1.7 - Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas ; 1.8 - Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário das aulas ; Coerência entre o nível exigência nas avaliações e o conteúdo dado.

11 Auto-avaliação do Aluno em 2009 (Percentual do número de notas)
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Auto-avaliação do Aluno em (Percentual do número de notas) 2.1 - Utilização da bibliografia sugerida pelo professor; 2.2 - Comparecimento às aulas; 2.3 - Permanência nas aulas do início ao fim; 2.4 - Participação nas aulas; 2.5 - Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor; 2.6 - Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina; Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula

12 Resultados Gerais da UFRN em 2009
Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Resultados Gerais da UFRN em 2009 Dimensão Qualitativa

13 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos professores sobre as turmas Nº de turmas avaliadas Nº de professores que avaliaram turmas Nº de comentários dos professores 3.254 1.622 463

14 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos alunos sobre os professores Nº de Professores avaliados pelos alunos Nº de professores que receberam comentários dos alunos Nº de comentários dos alunos sobre os professores 1.682 1.105 6.273

15 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Números gerais da Avaliação 2009 Dimensão Qualitativa Comentários dos alunos sobre os professores Nº de comentários dos alunos Nº de comentários realçando pontos fortes Nº de comentários realçando pontos fracos 6.273 3.406 3.905

16 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.1 - Comparecimento às aulas 1.2 - Cumprimento do horário das aulas do início ao fim 1.3 - Cumprimento do programa da disciplina “Professor muito bom, não falta nenhuma aula, expõe muito bem suas idéias e a prova é coerente com o que é dado em sala de aula.” “Acredito que tenha faltado 50% ou mais do curso. Embora sua explicação fosse clara e interessante o número excessivo de faltas nos fazia perder interesse pela matéria (...)”

17 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Disciplinas/aulas que são assumidas parcial ou integralmente por alunos da Pós-graduação ou monitores. “O professor compareceu apenas 4 dias (apresentação, aula de revisão antes da terceira prova, aplicação da terceira e quarta provas) no semestre inteiro (...). Os dois monitores davam aula.”

18 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.4 – Clareza na apresentação do conteúdo 1.5 – Metodologias que facilitem o aprendizado “Bom professor, domina muito bem o conteúdo e tem boa comunicação. Pena que não usa recursos (...) que poderiam dar mais clareza a muitos detalhes da disciplina. Além disso, o professor não utiliza os recursos do SIGAA, o que torna nossa comunicação limitada.”

19 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Professores que não fazem uso corrente do SIGAA. “Falta muito às aulas e não informa com antecedência que não vai comparecer. Demora muito a divulgar as notas e não utiliza o SIGAA. Quando comparece dá uma boa aula.”

20 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.6 – Incentivo à participação dos alunos 1.7 – Disponibilidade para tirar dúvidas 1.8 – Disponibilidade para atender alunos “Melhorar o método de ensino, e aprimorar o convívio com os alunos, pois é com discussão sobre as dúvidas que se aprimora o conhecimento (...)”.

21 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos 1.9 – Coerência entre avaliações e conteúdos “O professor não possui compromisso com a turma (...) os critérios para a avaliação não tem nexo, as notas nunca são entregues antes da próxima avaliação além de não permitir que os alunos analisem suas provas e discutam com ele (...)”

22 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que incentivam o aluno. Professores dedicados e comprometidos. “Um exemplo de profissional. Ensinou muito bem a matéria e orientou os alunos acerca da vida acadêmica. O referido docente foi, além de um ótimo professor, um estímulo e um exemplo para o resto da minha vida acadêmica.”

23 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que usam linguagem agressiva com os alunos. Professores que destratam alunos. “Professor X é arrogante, destrata e grita com o aluno, reprova por picuinha, além de ser mal humorado e estúpido. (...) não aceita opinião que seja diferente da dele. É altamente estressado, ninguém entende o que ele explica e ninguém nunca consegue responder suas questões pois para ele estamos sempre errados.”

24 Comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Comentários dos alunos Relacionamento professor-aluno: Professores que não têm compromisso com o ensino. Professores que incentivam alunos a trancar disciplina ou desistir do curso. “O professor X não está muito preocupado com o aprendizado do aluno. O que interessa para ele é dar a matéria, independente se o aluno está aprendendo alguma coisa. Ele oprime a turma, tem uma comunicação ruim e não se relaciona bem. Fala o tempo todo que pra reprovar “não está nem aí”. Optei por não comparecer mais às aulas.”

25 Síntese dos comentários dos alunos
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Síntese dos comentários dos alunos Pontos Fortes Avaliação positiva do professor de um modo geral. Metodologias que facilitam o aprendizado. Clareza na apresentação do conteúdo. Pontos Fracos Avaliação negativa do professor com ênfase no relacionamento. Coerência entre avaliações e conteúdo. Comparecimento às aulas.

26 Síntese dos Comentários dos professores
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Síntese dos Comentários dos professores Hábito de estudar dos alunos Atrasos e permanência dos alunos em sala de aula Diferenças entre os alunos dos cursos diurnos e os dos cursos noturnos. Falta de preparo do aluno para acompanhar o curso. Motivação dos alunos para participar das atividades propostas. Maturidade e a participação do aluno nas atividades da disciplina.

27 UFRN Avaliação da Docência
Quantitativos das médias abaixo de 6 dos professores, por Centro Os quadros comparativos apresentam uma idéia da evolução dentro de cada centro do item avaliado nos 4 anos

28 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média<6,0 na Dimensão: Atuação Didática e Postura Profissional do Professor, por Centro, 2006 – 09.

29 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Comparecimento às Aulas, por Centro, 2006 – 09.

30 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Nº de professores com média abaixo de 6,0 no item: Cumprimento do horário das aulas do início ao fim, por Centro,

31 Dados comparativos sobre a infraestrutura na UFRN 2007 - 09
Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Dados comparativos sobre a infraestrutura na UFRN

32 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN
PRINCIPAIS DEMANDAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA UFRN ( ) Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

33 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN
PRINCIPAIS DEMANDAS DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À INFRAESTRUTURA DA UFRN ( ) Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do professor

34 Dados comparativos sobre a infraestrutura, por Centro
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN Avaliação da Docência Dados comparativos sobre a infraestrutura, por Centro

35 INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2
Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

36 INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2
Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

37 INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2
Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

38 INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2
Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

39 INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO 2009.2
Avaliação da Docência 2009 UFRN INFRAESTRUTURA DA UFRN POR CENTRO Assinale apenas uma alternativa que considere mais importante, na opinião do aluno para melhoria da infraestrutura (o questionário limita a resposta a uma só opção).

40 DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO Dados dos professores que serão disponibilizados no SIGAA Cada professor receberá todas as informações relativas à sua própria avaliação. O Diretor de Centro e os Chefes de Departamentos terão acesso à avaliação completa dos professores, feita pelos alunos (notas atribuídas, comentários e motivos de trancamentos), bem como à avaliação das turmas, feita pelos professores.

41 DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN DIVULGAÇÃO DA AVALIAÇÃO Os alunos poderão visualizar via SIGAA: A média das notas atribuídas a todos os professores da UFRN avaliados quanto ao Comparecimento às aulas. Cumprimento do horário e permanência em sala de aula. Atuação didática. Notas das turmas avaliadas pelo professor.

42 UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN ENCAMINHAMENTOS Os dados completos da Avaliação da Docência serão enviados a cada Departamento/Curso da UFRN para discussão, avaliação e adoção das medidas necessárias para a melhoria da graduação. Será elaborado um vídeo explicativo para os alunos da UFRN (a ser veiculado no SIGAA) sobre a Avaliação da Docência, seus propósitos, sua seriedade e principalmente sobra a importância da participação de cada um deles no processo.

43 MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA Artigo 17 da Resolução No. 131/CONSEPE determina que os departamentos realizem plenária para discutir os resultados da avaliação da docência e propor medidas para as melhorias necessárias, a serem anexadas ao Plano Trienal e enviadas à PROPLAN.

44 MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN MEDIDAS SUBSEQUENTES AOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA Integração da avaliação da docência com o ENADE. Justificativa solicitada pelo Reitor aos Chefes de Departamentos sobre os professores que tiraram nota abaixo de seis em comparecimento às aulas, cumprimento do horário e didática, com sugestão de participação das Ações de atualização pedagógica.

45 INFORMAÇÕES ADICIONAIS
UFRN Avaliação da Docência 2009 UFRN INFORMAÇÕES ADICIONAIS Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA PROPLAN - UFRN Telefone:


Carregar ppt "Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google