A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Edson Costa Aildefonso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Edson Costa Aildefonso"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Edson Costa Aildefonso
Os 5 sensos da qualidade Prof. Edson Costa Aildefonso

2 Principal objetivo da Técnica dos 5S
Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os desperdícios, reduzindo os custos e melhorando a produtividade da empresa.

3 POR QUE OS 5’s? REDUÇÃO DE CUSTOS REDUÇÃO DE ENERGIA
BEM-ESTAR DO HOMEM MELHORIA DA QUALIDADE PREVENÇÃO DE ACIDENTES AUMENTO DE PRODUTIVIDADE INCENTIVO À CRIATIVIDADE PREVENÇÃO QUANTO QUEBRAS MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO MAIOR ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO

4 DICAS IMPORTANTES SOBRE 5’s
Praticar desde a infância em todos os lugares; Pode ser praticado na sua casa; O programa abrange aspectos físico, intelectual, moral e social.

5 SEITON - senso de ordenação ou de arrumação
OS CINCOS SENSOS O termo 5´S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO - senso de conservação ou de limpeza SEIKETSU – senso da saúde SHITSUKE - senso de autodisciplina

6 PRIMEIRO SENSO: - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO OU DE DESCARTE

7 SEIRI - senso de utilização ou de descarte -
O que a gente não precisa, só atrapalha. Tenha só o necessário, na quantidade certa. Cada pessoa deve saber diferenciar o útil, do inútil. Só o que tem utilidade certa deve estar disponível. Eliminando-se o que não é útil, você pode se concentrar apenas no que é útil.

8 Algumas vantagens do Senso de Utilização
Reduz a necessidade de espaço, estoque, gastos com sistemas de armazenamento e transporte. Facilita o transporte interno, o arranjo físico, o controle de produção, a execução do trabalho no tempo previsto. Evita a compra de materiais e componentes em duplicidade e também os danos a materiais ou produtos armazenados. Aumenta o retorno do capital empregado. Aumenta a produtividade das máquinas e pessoas envolvidas. Traz senso de organização e economia, menor cansaço físico, maior facilidade de operação.

9 Como praticar o Senso de Utilização
TIRE FOTOGRAFIAS DO MESMO LOCAL

10 Como praticar o Senso de Utilização
Defina quem faz o que, onde, quando e como. De atenção a tudo o que estiver dentro de seu ambiente de trabalho (máquinas, ferramentas, estoques, móveis, papéis etc.), e defina o que é necessário através de instruções claras, para que todos possam separar o útil do inútil.

11 Como praticar o Senso de Utilização
Quantifique e avalie o que está sendo descartado: Após colocar em um local determinado aquilo que será descartado, convide as pessoas de outros setores, para que escolham, entre os itens disponíveis, o que de fato lhes interessar. O que deve ser guardado num depósito ? O que pode ser útil para o outro setor ? O que deve ser consertado ? O que deve ser jogado fora ? O que pode ser vendido ?

12 Dia ____ Mês ____ Ano ____ Dia ____ Mês ____ Ano ____
ETIQUETA VERMELHA 1. Matéria-prima Máquina/Equipamento 2. Item semi-acabado 6. Molde-Matriz 3. Componente Ferramenta-Encaixe 4. Produto acabado 8. Outros Classificação Nome do Item Número do Pedido Quantidade/Valor _____ itens Valor por item: Total: 1. Item desnecessário 4. Sobra 2. Item com defeito Desconhecida 3. Item não urgente Outras Razão Seção responsável ________ Dept. ________ Seção ________Grupo 1. Eliminar 2. Devolver 3. Transferir para local de armazenagem - etiquetas vermelhas 4. Armazenar separadamente 5. Outros Ação Concluído Colocação da etiqueta Dia ____ Mês ____ Ano ____ Ação Dia ____ Mês ____ Ano ____ Data Nº Referência

13 SEGUNDO SENSO: -SEITON- SENSO DE ORDENAÇÃO OU DE ARRUMAÇÃO

14 SEITON - senso de ordenação ou de arrumação-
"Um lugar para cada coisa. Cada coisa em seu lugar" Cada coisa tem seu único e exclusivo lugar. Cada coisa após o uso, deve estar em seu lugar. Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso. Se está no lugar, está na mão!

15

16

17 Algumas vantagens do Senso de Ordenação
Menor tempo de busca do que é preciso para operar. Menor necessidade de controles de estoque e produção. Facilita o transporte interno controle de produção e a execução do trabalho no prazo. Evita a compra de materiais e componentes desnecessários e os danos a materiais ou produtos armazenados. Aumenta o retorno do capital. Aumenta a produtividade das pessoas e máquinas. Maior racionalização do trabalho, menor cansaço físico e mental, melhor ambiente.

18 Como praticar o Senso de Ordenação
Analise a situação atual: Análise de como as coisas estão colocadas, onde e por quê. Arrumação é um estudo de eficiência e esta, depende da velocidade necessária para pegar e colocar as coisas em seus devidos lugares. Defina um lugar para cada coisa: É possível reduzir os estoques? O que esta a mão, precisa mesmo estar ali? Os nomes das coisas estão padronizados? Qual o melhor local para cada coisa?

19 Como praticar o Senso de Ordenação
Decida como guardar as coisas. Faça uma análise do estoque, conhecendo as características de cada item, lembre-se: Todas a coisas devem ter um nome e o nome deve ser conhecido de todos. Todas as coisas devem ter espaços definidos de estocagem e a indicação exata do local de estocagem.

20 MARCAÇÃO DE POSIÇÕES FIXAS

21 IDENTIFICAÇÃO DO ITEM E INDICAÇÃO DE PRATELEIRA

22 INDICAÇÃO DE QUANTIDADE (FIXAR QUANTIDADE)
Marca de Nível Máximo Marca de Nível Mínimo

23 O PERFIL MOSTRA O QUE FICA AONDE?

24 TERCEIRO SENSO -SEISO- SENSO DE CONSERVAÇÃO OU DE LIMPEZA

25 SEISO - senso de conservação ou de limpeza -
Cada pessoa deve saber a importância de estar em um ambiente limpo. Cada pessoa na empresa deve, antes e depois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixo resultante e dar-lhe o fim que previamente acordado. Um ambiente limpo lembra qualidade e segurança. Setor limpo é aquele que menos suja.

26 Algumas vantagens do Senso de Conservação
Maior produtividade das pessoas, máquinas e materiais, evitando o retrabalho. Facilita a venda do produto ou serviços. Evita perdas e danos de materiais e produtos. É fundamental para a imagem (interna e externa) da empresa.

27 Pontos de ataque com o limpeza e conservação
Principais pontos ou áreas a serem limpas: Processos relativos ao produto ou serviços, de trabalho, setores, estoques em geral, sucatas, depósitos, arquivos, lixo, áreas externas, fachadas, jardins, atendimento.

28 Como praticar o Senso de Conservação
Com a ajuda do time de qualidade, conscientize seu pessoal sobre a importância e os benefícios da máxima limpeza no ambiente de trabalho. Cada um passa a ser responsável pela limpeza em seu ambiente de trabalho.

29 Como manter a conservação?
Todos devem deixar ferramentas e utensílios limpos antes de guardá-los. As mesas, armários e móveis devem estar limpos e em condições de uso. Nada deve ser jogado no chão. Diariamente, retirar pó e sujeira dos pisos, paredes, teto, e locais usados. Não existe exceção quando se trata de limpeza. O objetivo não é impressionar os visitantes, mas proporcionar o ambiente ideal para se obter a qualidade total.

30 LIMPEZA PREVENTIVA

31 QUARTO SENSO: -SEIKETSU- SENSO DA SAÚDE OU DO ASSEIO

32 SEIKETSU - senso de saúde ou asseio -
Praticar o Senso de Saúde é estar atento ao bem-estar próprio e coletivo, com a preocupação em manter um bom clima organizacional e zelo pela qualidade das relações de trabalho. Importante fator de adoecimento quando não tomamos cuidado. Vai muito bem, Obrigado!

33 Algumas vantagens do Senso da Saúde
Padronização das atividades; Preservação de acidentes; Elevação dos níveis de satisfação e motivação; preservação e controle dos estresses; Preservação de danos; Melhoria da qualidade de vida.

34 Como praticar o Senso da Saúde
Busque a padronização das melhorias, cuidando para que os estágios da utilização, ordenação e limpeza já alcançada não retrocedam; Mantenha as condições do ambiente físico propício à saúde, inclusive promovendo discussões sobre a proibição do fumo no ambiente de trabalho; Mantenha sempre uma atitude mental positiva; Acione os órgãos com vistas à implantação do programa de prevenção e controle do estresse no seu local de trabalho; Participe sempre de reuniões com vistas à melhoria do clima organizacional e do relacionamento interno;

35 Como praticar o Senso da Saúde
Zele pelas áreas comuns; Cumpra e melhore os procedimentos de segurança individuais e coletivos; Busque a saúde física, mental e emocional; Realize avaliações periódicas das condições do ambiente de trabalho; Promova um bom clima de trabalho ativando franqueza e delicadeza nas relações entre as pessoas. Seja gentil! É preciso ter autodisciplina para respeitar, cumprir e manter decisões, obedecer às normas e seguir os padrões estabelecidos pelo grupo.

36 SENSO DE AUTODISCIPLINA
QUINTO SENSO: -SHITSUKE- SENSO DE AUTODISCIPLINA

37 Senso de Auto-Disciplina
"Ordem, rotina em constate aperfeiçoamento" É a rotinizacão da melhoria alcançada, a obediência à rotina, a busca constante da melhoria, a educação do ser humano.

38 Algumas vantagens do Senso da Auto-disciplina
Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas, por mais simples que sejam; Cumprimento de regras e procedimentos estabelecidos; Redução de controles; Previsibilidade nos resultados das operações; Serviços dentro dos requisitos de qualidade; Consolidação do trabalho em equipe; Desenvolvimento pessoal; Maior domínio das situações.

39 Como praticar o Senso de Auto-Disciplina
Crie procedimentos claros e possíveis de serem cumpridos. Em caso de não cumprimento, descubra a causa e atue; Se comprometa com a melhoria contínua; Seja claro e objetivo na comunicação; Cumpra os horários marcados para compromissos;

40 Como praticar o Senso de Auto-Disciplina
Lembre-se de que só existe dedicação e afinco quando as pessoas se comprometem com aquilo que estão fazendo, e só há comprometimento quando há participação; Ao atribuir uma determinada tarefa, esclareça sempre o porquê da execução; Amplie sua auto-estima. Pratique leitura diária pelo menos 15 minutos.


Carregar ppt "Prof. Edson Costa Aildefonso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google