A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição (prefeitura), uma empresa, uma entidade social de pessoas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição (prefeitura), uma empresa, uma entidade social de pessoas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição (prefeitura), uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento e desenvolvimento, estabelecido pela “empresa” através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas ou públicas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos.

3 Jorge Paulo Lemann e seus sócios Beto Sicupira e Marcel Telles são donos de algumas das maiores empresas do mundo e praticam diariamente o lema “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Ele diz ter três metas de vida: deixar algum marco significativo na área de educação, empresas sólidas com possibilidades de se perpetuarem e uma família produtiva que tenha responsabilidade sobre aquilo que receber. Lemman acredita profundamente na educação e no empreendedorismo como a base para um país andar para frente.Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho empreendedorismo 1. Crise não é motivo de desespero “O Brasil nunca é tão bom quanto poderia ser, mas também não é tão ruim quanto falam. Podemos não estar no melhor momento, mas as maiores operações que tivemos foram em época de crise. O mercado e os empreendedores do Brasil são muito bons, então é melhor olhar para frente, ver como aproveitar qualquer dificuldade e o que é possível fazer a mais”. 2. Quando for buscar investimento, não olhe só para o dinheiro E se for buscar, não olhe só para o dinheiro, entenda o que de valor ele poderá agregar ao negócio”. Gestão e Liderança

4 3. Equilibre a vida pessoal e profissional Gastei mais tempo escolhendo e formando gente muito boa, para eventualmente dar oportunidades a eles e ter mais tempo para mim. O segredo talvez seja ter uma mistura de disciplina e regras com base no que se quer fazer (e pessoas são diferentes, então tem que fazer regras que façam sentido para você) e ter equipes que possam transformar uma empresa”. 4. Formar gente boa é o melhor negócio que se faz “O empreendedor tem que dar grande importância ao tópico de gente. Geralmente, ele olha mais para custos e vendas e contrata alguém de RH para se ocupar do assunto. Gente é algo em que o dono tem que estar envolvido, se delegar para alguém, provavelmente não vai dar certo”. 5. Cultura não se impõe, cria-se em conjunto Sempre dedicamos um esforço enorme para treinar pessoas novas. Quando fomos para a Argentina (na compra da Quilmes), mandamos vários brasileiros que tinham sido ‘criados em casa’. No entanto, em nenhum lugar chegamos impondo que ‘nossa cultura vai ser assim’. Falamos ‘a nossa é assim, como é a de vocês?’, e a partir daí desenhávamos uma cultura organizacional comum. Toda empresa tem gente boa e gente ruim: você tem que saber diferenciar o quanto antes e tomar as medidas necessárias, mesmo que termine em demissão. O foco é remar junto, e tem funcionado bem assim”. 6. Venda seu sonho grande “Sempre vendi o sonho muito maior do que o tamanho da empresa; é claro que se você vende um sonho que não chega nem perto da realidade, a turma não acredita. Se você vende o sonho que é difícil, mas que é atingível, melhor. Assim, você vai aumentando de sonho em sonho, engajando todo mundo, conforme a empresa cresce. Nós gostamos de metas anuais ‘esticadas’. Tem que ser esticada, mas não impossível”.

5 "Um bom líder inspira uma equipe a ter confiança nele. Um grande líder inspira uma equipe a ter confiança em si mesma." Richard Kovacevich - ex-CEO da Wells Fargo & Company. Richard Kovacevich

6 O Brasil subiu três posições no ranking anual do Banco Mundial sobre melhor ambiente para negócios. O país, entretanto, ainda ocupa uma posição longínqua. Ficou em 120°lugar na classificação da facilidade de fazer negócios em um grupo de 189 nações analisadas. Uma revisão do relatório o recolocou em 123ª posição na edição do ano passado. O Brasil está atrás de países como Equador (115), Chile (41) e México (39), mas se mantém à frente de Argentina (124) e Índia (142). O "Doing Business Report" avalia diversos indicadores, como o número de procedimentos, tempo e custo para a abertura de empresas, ambiente jurídico para cobrar dividas ou obter crédito, entre outros critérios. Apesar da melhora do ranking total, o país manteve o mau desempenho nas questões ligadas às burocracias. "Continua terrível no que diz respeito a abertura de negócio. No ano passado, gastava mais de cem dias para abrir empresa. Hoje, melhorou para 83. É muito, se consideramos que os primeiros colocados levam um ou dois dias para abrir uma empresa. Está muito longe de uma Austrália", avalia André Luiz Sacconato, diretor de pesquisas do instituto Brain Brasil. Ambiente de Negócios

7 Em questões como registro de permissões para construções, o país ainda leva mais de um ano, atrasando o inicio de novos negócios e afugentando investidores. O Brasil melhora em questões relativas às normas de regulamentação do mercado financeiro, em linha com o movimento verificado na região. Metade das economias da América Latina e do Caribe implementou pelo menos uma reforma regulatória para facilitar negócios, segundo o Banco Mundial. "O avanço verificado na proteção de acionistas minoritários, outro critério avaliado pelo Banco Mundial, pode ser atribuído aos esforços dos órgão regulatórios brasileiros", diz Sacconato. Para o próximo ano, o governo federal espera que uma recente simplificação dos procedimentos de registro de imóveis melhore a posição desfavorável do Brasil. A estimativa é que a simplificação, presente em medida provisória publicada neste mês, tenha o potencial de elevar o Brasil em seis posições no ranking. A medida provisória reduziu os procedimentos necessários para registrar uma propriedade no país e encurtou o tempo médio para concluir os trâmites burocráticos.

8 Seja um padrão de qualidade. As pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde o melhor é o esperado. Steve Jobs

9 O que é Urbem A modernização da gestão municipal depende da adoção de mecanismos que garantam a organização dos processos internos e auxiliem no planejamento e na tomada de decisão do gestor. O Urbem visa contribuir com essa modernização, por meio de uma solução que permite a realização de diagnósticos, da organização e da dinamização dos processos internos. O Urbem também auxilia o gestor municipal na elaboração do planejamento de sua gestão de maneira clara e objetiva. Para atender às demandas da estrutura administrativa municipal, o Urbem pode ser adequado às necessidades de cada gestão. Além disso, integra todos os setores da Prefeitura, garantindo maior controle da arrecadação e de todas as informações de interesse da administração local.

10 Como Implantar Licença: O Urbem é licenciado como software livre, sob a licença Pública Geral (GNU/GPL). O ente interessado poderá utilizá-lo de acordo com a sua necessidade, e inclusive modificar a aplicação para atendimento de seus interesses. O conteúdo completo desta licença pode ser obtido no endereço http://www.gnu.org/.http://www.gnu.org/ O município interessado em utilizar o Urbem poderá efetuar o download do aplicativo a partir do link www.urbem.cnm.org.br/download ou pelo site www.urbem.cnm.org.br, opção “O Urbem” e após clicar em “Download do Sistema”. Neste mesmo endereço, está disponível também o manual de instalação e o manual de utilização do aplicativo. Neste endereço você também pode entrar em contato com a equipe do Urbem, para sanar outras dúvidas que surgirem no processo de implantação.www.urbem.cnm.org.br/downloadwww.urbem.cnm.org.br Caso queira conhecer mais detalhadamente a aplicação, está disponível neste endereço uma versão de demonstração da aplicação, onde você poderá conhecer detalhadamente cada operação e funcionalidade do aplicativo, além de possibilitar efetuar simulação de operações.

11 Quanto Custa o Urbem? O produto é oferecido sem qualquer ônus ao município. Não há cobrança em relação a disponibilização do sistema. Qual a responsabilidade do Município? O Município deverá disponibilizar a infraestrutura física e lógica necessária para a implantação do sistema.

12 Características: Gestão Administrativa: Administração do sistema, cadastro geral do município outros cadastros de apoio, índices econômicos e protocolo - que assegura o controle administrativo dos processos que tramitam pelos diversos setores da prefeitura e integração com os demais módulos.

13 Gestão Tributária: Gerenciamento da arrecadação das receitas do Município, permitindo o acompanhamento do crédito tributário, desde o lançamento até a inscrição em dívida ativa, Cadastro Técnico Municipal, Dívida Ativa, Fiscalização, IPTU, ISSQN, ITBI.

14 Gestão de Recursos Humanos: concurso, calendário, pessoal, benefícios, folha de pagamento, estágio, Informações Mensais e Anuais (IMA), diárias e relógio de ponto e cálculo e gerenciamento dos dados da folha de pagamento com maior precisão, fácil manutenção das informações e diversos relatórios de controle com eficiência e confiabilidade.

15 Gestão Patrimonial: almoxarifado, patrimônio, frota, compras e licitação. Gerenciamento das aquisições de materiais ou de serviços de acordo com a Lei 8.866/93, controle dos saldos físicos e financeiros, fluxo de materiais nos diversos almoxarifados, gerenciamento dos bens patrimoniais, gerenciamento das despesas e controles associados aos veículos.

16 Gestão Financeira/Compras e Redesim: orçamento, contabilidade, empenho, LRF, tesouraria, PPA, LDO e Lei Geral. Execução da contabilidade orçamentária pública, seguindo os critérios das Leis 4.320/64 e 101/00 (Responsabilidade Fiscal), gerenciamento de toda a movimentação financeira da Prefeitura.

17 Portal Transparência: Por força constitucional, a administração pública deve promover a transparência de sua gestão fiscal. Nesse sentido, a Lei Complementar n° 131/09 acrescentou dispositivos à Lei Completar n° 101/00 a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Este módulo do Urbem atende aos padrões mínimos de qualidade de um sistema integrado de administração financeira e controle de os seus requisitos mínimos de contabilidade e segurança, contribuindo para aumento da transparência, fiscalização e controle da gestão governamental.

18 Primeiro aspecto: O tempo é um recurso e assim como os demais recursos não renováveis devemos fazer bom uso dele. Por ser um recurso, o tempo é gerenciável, ou seja, podemos tornar nosso uso do tempo melhor ou pior de acordo com as decisões que tomamos. Tempo X Gestão Segundo aspecto: O tempo não vai parar e esperar nossa decisão assertiva, baseada em análises estratégicas. Quando chega a hora da decisão é aquele momento e pronto. Não se esqueça de que não decidir também é uma forma de decisão, que costuma ter resultados desagradáveis na maioria das vezes. Terceiro aspecto: Seremos cobrados pelas nossas decisões. O próprio tempo, embora não seja uma pessoa, vai nos cobrar resultados das decisões que tomamos (ou que decidimos não tomar) e não temos alternativa a não ser entregar o que conquistamos com estas decisões.

19 Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la. Peter DruckerPeter Drucker – “pai da administração moderna”

20 Mais informações marcello.maia@sebrae.com.br (61) 3348-7226 Mais informações marcello.maia@sebrae.com.br (61) 3348-7226


Carregar ppt "O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição (prefeitura), uma empresa, uma entidade social de pessoas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google