A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regiões ou zonas climáticas do planeta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regiões ou zonas climáticas do planeta"— Transcrição da apresentação:

1 Regiões ou zonas climáticas do planeta
Região Tropical Região Temperada Região Fria

2 Regiões climáticas do planeta

3 Região Tropical, Intertropical ou Tórrida
Apresenta climas quentes úmidos e semiúmidos como o clima equatorial e tropical. Clima Equatorial - As temperaturas médias mensais são elevadas ao longo de todo o ano, superiores a 20ºC. - As amplitudes térmicas anuais são muito reduzidas, ou seja, a diferença entre a temperatura média máxima anual e a temperatura média mínima anual, é muito reduzida.

4 Clima Equatorial Chove abundantemente durante todo o ano, não há, em situação normal, nenhum mês sem precipitação. Não existem estações (nem Verão, nem Inverno...), pois todos os meses são chuvosos e quentes. A vegetação é a floresta equatorial – densa, perene heterogênea e rica em biodiversidade As raízes são superficiais e o equilíbrio entre as árvores ocorre pelo entrelaçamento das copas.

5

6

7 Clima tropical . Clima Tropical de duas estações ou semiúmido com verões chuvosos e invernos secos. A temperatura de inverno é, em média, 18ºC e os verões são quentes; Os solos são ácidos, lixiviados e laterizados; A vegetação é de savanas, conhecida no Brasil como cerrado e na Venezuela, como Lhanos. Clima tropical de altitude Clima tropical litorâneo Clima tropical semiárido e clima tropical de monções.

8

9 Clima semiárido

10

11 Clima tropical de altitude e de monções

12 Regiões temperadas Temperado Oceânico, Continental e Mediterrâneo.
Temperado Oceânico – aparece nas regiões situadas entre os trópicos e círculos polares, voltadas para o oceano. Apresenta verão e inverno moderados com temperaturas de 20ºC e o inverno, raramente é negativo. Chuvas bem distribuídas o ano todo e a vegetação é a Floresta temperada, caducifólia.

13

14 Sequoias A floresta de sequoias ocorrem no centro da Califórnia, encosta da Serra Nevada em área de clima temperado. As Sequoias são consideradas as árvores mais altas do planeta e os mais antigos seres vivos da Terra, elas podem ser consideradas fósseis vivos. As sequoias atingem um tamanho de 80 metros para mais porque crescem rapidamente ao longo da vida, e vivem tanto tempo porque uma armadura espessa de casca, de 15 a 20 cm, as protege dos insetos e do fogo. O parque das Sequoias foi declarado o segundo parque nacional dos Estados Unidos em 1890

15

16

17

18

19

20 Clima temperado continental
Ocorre nas zonas temperadas, no interior dos continentes; Apresenta verões quente e invernos rigorosos; Vegetação é de pradarias ou estepe e o solo é do tipo tchernoziom ou solo de prairie. Na Hungria a vegetação e conhecida como puzta, na Austrália ,como scrub; na Argentina, pampas. As chuvas são bem distribuídas, mas concentram-se no verão.

21

22 Clima temperado mediterrâneo
Verões quentes, longos, secos e luminosos e Invernos suaves; Amplitudes térmicas anuais moderadas. A Amplitude Térmica Anual não é significativa e fica próxima dos 15ºC. A média do mês mais quente é superior a 20ºC, por sua vez, a média do mês mais frio nunca é inferior a 0ºC. Chuvas relativamente escassas e irregulares, concentradas sobretudo no Outono e no Inverno. Quatro estações bem marcadas e distintas (Primavera, Verão, Outono e Inverno); Fraca nebulosidade. Mesmo no Inverno, registram-se longos períodos de céu limpo e brilhante. Tem período seco no Verão. A vegetação é de maquis, garrigues e floresta mediterrânea. Cultivos: vinhas, oliveiras e cítricos.

23

24 Climas frios Polar e Subpolar ou temperado frio
Clima Polar - Vegetação do clima polar: TUNDRA- composta de musgos, liquens e algumas herbáceas, que se desenvolve em solos, cuja água subterrânea permanece congelada o ano inteiro – permafrost. O verão é curto – até 10º C e o inverno rigoroso.  

25

26 Clima subpolar Apresenta verão mais ameno com temperaturas em torno de 15ºC e o inverno rigoroso em torno de 20º negativos; A vegetação é a Taiga, Floresta de Coníferas ou Floresta Fria.É aciculifoliada, muito homogênea e que aparece na porção setentrional da América do Norte, Europa e Ásia.

27

28


Carregar ppt "Regiões ou zonas climáticas do planeta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google