A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDICAMENTOS: ANTIDISLIPIDÊMICOS, ANTICOAGULANTES ORAIS, ANÊMICOS E OUTROS Farmacologia aplicada à Nutrição.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDICAMENTOS: ANTIDISLIPIDÊMICOS, ANTICOAGULANTES ORAIS, ANÊMICOS E OUTROS Farmacologia aplicada à Nutrição."— Transcrição da apresentação:

1 MEDICAMENTOS: ANTIDISLIPIDÊMICOS, ANTICOAGULANTES ORAIS, ANÊMICOS E OUTROS Farmacologia aplicada à Nutrição

2 Interação entre Fármacos e Nutrientes O alimento pode causar alterações nos efeitos farmacológicos ou na biotransformação do fármaco e este, por sua vez, pode modificar a utilização do nutriente, com implicações clínicas tanto na eficácia terapêutica medicamentosa como na manutenção do estado nutricional.

3 Medicamentos Antidislipidêmicos Lovastatina Aumenta o tempo de sangramento ou de protrombina, quando administrado com ácido nicotínico, anticoagulantes cumarínicos ou indandiônicos. É um fámaco redutor de colesterol. Para se ter uma melhor absorção deste medicamento recomenda-se a ingestão com alimentos, desde que estes não contenham fibras.

4 Medicamentos Antidislipidêmicos Pravastatina Induz à redução de lipídios de duas maneiras. Primeiro: como conseqüência da atividade inibitória reversível sobre a HMG- CoA redutase, a pravastatina produz reduções modestas nos reservatórios intracelulares de colesterol. Segundo: a pravastatina inibe a produção de LDL por inibição da síntese hepática de VLDL, precursor do LDL. Não recomenda-se a ingestão do sumo de laranja durante o consumo deste fármaco.

5 Medicamentos Antianêmicos Sais de Ferro Só são absorvidos se a ingestão é feita com o estômago vazio. Quando ingeridos com alimentos sua absorção é diminuída, principalmente com laticínios e ovos.

6 Medicamentos Anticoagulantes Orais Varfarina Age inibindo os fatores da coagulação dependentes da vitamina K, fazendo com que o sangue fique mais "fino". Na verdade, o seu efeito é diminuir a capacidade do sangue em coagular, reduzindo a possibilidade de formação de coágulos e trombos. É recomendada uma dieta com conteúdo regular de proteínas. Pelo motivo da Varfarina se ligar a proteínas plasmáticas.

7 Outros Medicamentos Ácido Alendrónico Reduz o risco de ocorrerem fraturas vertebrais e da anca. O Ácido alendrónico deve ser tomado, pelo menos, 30 minutos antes da ingestão dos primeiros alimentos, bebidas ou medicamentos do dia, apenas com água sem gás. As outras bebidas (incluindo água mineral gaseificada), os alimentos e alguns medicamentos podem reduzir a absorção do alendronato.

8 Outros Medicamentos Etinilestradiol Não é recomendado a ingestão de dietas ricas em vitamina C, pois podem elevar as concentrações plasmáticas do fármaco.

9 Outros Medicamentos Diclofenaco Diuréticos: assim como outros antiinflamatórios não-esteróide, o diclofenaco pode inibir a atividade de diuréticos. O tratamento concomitante com diuréticos poupadores de potássio pode estar associado à elevação dos níveis séricos de potássio, os quais devem portanto ser monitorizados. Recomenda-se a ingestão com o estômago vazio.

10 Outros Medicamentos Ibuprofeno A administração deste fármaco com alimentos pode retardar a sua absorção, porém não influencia na sua absorção.

11 Outros Medicamentos Alopurinol Os pacientes que estiverem fazendo uso deste medicamento devem ser instruídos para não reduzirem a dieta protéica drasticamente, porque pode aumentar a probabilidade do risco de toxicidade, devido ao aumento da reabsorção renal tubular de oxipurinol, metabólito ativo de alopurinol. Quando se associa alopurinol a álcool, a quantidade de ácido úrico pode estar aumentada, reduzindo a eficácia deste medicamento. Os pacientes devem evitar os alimentos com alto teor de purina (anchova, sardinha).

12 Outros Medicamentos Isotretinoína Apresenta maior biodisponibilidade quando administrado com alimentos ricos em lipídios. É recomendado a ingestão junto com as refeições.

13 Outros Medicamentos Ciclosporina Foi relatado que a ingestão concomitante de suco de toranja aumenta a biodisponibilidade desse fármaco, não se recomendando então não ingestão destes juntos. Recomenda-se a ingestão deste fármaco nos finais das refeições para manter sua biodisponibilidade.

14 Conclusão Concluí-se que a administração dos fármacos devem ser feitas com os nutrientes que melhor se interagem para que um não anule o efeito do outro.

15 Referências Bibliográficas http://www.portalfarmacia.com.br/farmacia/ principal/conteudo.asp?id=317 http://www.roche.com.br/TherapeuticAreas/ DoecasCardiovasculares/dislipidemia/defa ult_PT.htm http://portaldocoracao.uol.com.br/bulario- eletronico.php?id=1267 http://boasaude.uol.com.br/GENERICOS/s howdocs.cfm?id=96 http://www.mdsaude.com/2009/01/interaco es-com-varfarina-marevan.html

16 Grupo Juliana Gianotti Berteli Solange Andreza Salgado


Carregar ppt "MEDICAMENTOS: ANTIDISLIPIDÊMICOS, ANTICOAGULANTES ORAIS, ANÊMICOS E OUTROS Farmacologia aplicada à Nutrição."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google