A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS"— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS

2 Antecedentes/causas:
EUA até o século XVIII tinha relativa autonomia em relação a Inglaterra Colônias do Norte: povoamento – manufaturas – trabalho livre X Colônias do Sul: exploração – latifúndio agroexportador – escravismo

3 Comércio Triangular

4 A Guerra dos Sete Anos Conflito entre França e Inglaterra por territórios coloniais na América do norte. Vitória Inglesa. A França perdeu territórios na América do Norte, Antilhas e Índia. A Inglaterra determinou a criação de novos impostos que foram recusados pelos colonos. Lei do Açúcar, Lei do Chá, Lei do Selo, Lei dos Alojamentos.

5 Estopim do conflito Revolução Industrial (Inglaterra); necessidade de ampliação de mercados Restrições mercantilistas aos colonos americanos (imposição do Pacto Colonial);

6 As principais leis coercitivas foram
Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesa Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos.

7 Lei do Chá (1773) garantia o monpólio do comércio de chá para a Cia das Índias Orientais.
Leis Intoleráveis (1774) Impostas após a manifestação do Porto de Boston, interditava o porto da cidade, imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas.

8 A Festa do Chá de Boston (em inglês: Boston Tea Party) aconteceu em 16 de Dezembro de Comerciantes rebeldes estadunidenses que se sentiram prejudicados disfarçaram-se de índios peles-vermelhas, assaltaram os navios da companhia que estavam no porto de Boston e lançaram o carregamento de chá no mar. Fato que já demonstrava antes da Revolução Americana, a insatisfação dos colonos estadunidenses em relação a coroa britânica.

9

10 A separação dos americanos: Revolta por representatividade
Difusão de ideais iluministas (liberdade econômica, liberdade política, igualdade jurídica...) GEORGE WASHINGTON

11 Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos.
1776: II CONGRESSO DA FILADÉLFIA: declaração de independência (Thomas Jefferson) com influência explícita do iluminismo de J. Locke. Apoio da França, Holanda, e Espanha aos americanos. Vitória dos EUA em 1783 (Tratado de Paris).

12 A 1ª Constituição Americana (1787) determinava:
República federativa Divisão de poderes Direito a liberdade Igualdade jurídica Proteção a propriedade privada Voto censitário Índios, negros e mulheres sem direitos constitucionais.


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google