A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA TEGUMENTAR PROFESSORA ANA PAULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA TEGUMENTAR PROFESSORA ANA PAULA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA TEGUMENTAR PROFESSORA ANA PAULA

2 Generalidades Constituição: 1- Pele 2- Tela subcutânea

3

4 Generalidades 1- Pele Parte epitelial  epiderme Parte conjuntiva  derme 2- Tela subcutânea Hipoderme

5 EPIDERME CAMADAS

6 Camadas CAMADA BASAL células cubóides, profundas.
intensa atividade mitótica. renovação da epiderme. presença de queratina. Migração para a superfície.

7 Camadas CAMADA ESPINHOSA
células cubóides ou ligeiramente achatadas com núcleo central. CAMADA GRANULOSA células poligonais achatadas.

8 Camadas CAMADA LÚCIDA Delgada camada de células achatadas.
Palmoplantares, antes da transformação da camada granulosa em córnea. Camada espinhosa Passam a ser poligonais, citoplasma acidófilo. Dispõem-se em várias camadas, achatam-se e tornam-se cada vez mais acidófilas- inicia a fase degradativa. Quando a pele sofre atrito, trauma repetido, a camada granulosa e espinhosa se espessam, forma-se estrato lúcido e a camada córnea trona-se mais espessa e compacta.

9 Camadas CAMADA CÓRNEA Células achatadas e sem núcleo;
Citoplasma rico em queratina; As camadas descritas correspondem às regiões de pele espessa. Nas outras regiões muitas vezes vemos ausência da granulosa e lúcida, e, com a córnea delgada. Camada córnea Espessura varia com a região. Perdeu organelas, consolidação do conteúdo celular em mistura de filamentos e envelope celular amorfo. Protetora contra agressões físicas, químicas e biológicas. Perdem o núcleo, camada morta. Transformam-se em lâminas acidófilas anucleadas de ceratina, camada mais externa.

10 Células QUERATINÓCITOS Originados na camada basal da epiderme.
Migram em direção à superfície. Renovação celular – 59 a 75 dias - Células dendríticas. - Camadas basal e espinhosa. - Produtora de pigmento - melanina. Células dendríticas produtoras de pigmento • Camada basal (1 melanócito : 10 queratinócitos) • O número de melanócitos é aproximadamente o mesmo em todas as raças • Entre as raças o que varia é o número, morfologia, tamanho e disposição dos melanossomos ou grânulos de malanina- determinação genética

11 Células MELANÓCITOS Estão unidos aos queratinócitos por tonofibrilas.
Cada melanócito entra em contato com vários queratinócitos, inclusive a distâncias relativamente longas, através dos dendritos que injetam nos queratinócitos os grânulos de melanina (unidade melano-epidérmica). Melanossomos são sintetizados na zona de Golgi pela ação da tirosinase. Bronzeamento da epiderme pelo sol deve-se a uma excitação da tirosinase, levando à formação de melanossomos maiores e em grande número. Produção de melanina é subordinada a condições genéticas, ambientais e à porção intermediária da hipófise através do hormônio MSH.

12 Células MELANÓCITOS Dentro dos queratinócitos a melanina forma uma capa sobre o núcleo, onde funciona presumivelmente e principalmente com papel fotoprotetor. Dentro dos melanócitos também servem para protegê-los contra o fotodano(UV) Diferenças raciais não são causadas pela diferença no número de melanócitos. É o número, tamanho e distribuição dos melanossomos ou grânulos de pigmento que determinam as diferenças na cor da pele.

13 Queima com facilidade, nunca bronzeia Muito sensível
Fototipos* Descrição Sensibilidade ao Sol I - Branca Queima com facilidade, nunca bronzeia Muito sensível II - Branca Queima com facilidade, bronzeia muito pouco Sensível III - Morena Clara Queima moderadamente, bronzeia moderadamente Normal IV - Morena Moderada Queima pouco, bronzeia com facilidade V - Morena Escura Queima raramente, bronzeia bastante Pouco sensível VI - Negra Nunca queima, totamente pigmentada Insensível   * Segundo a Classificação de Fitzpatrick

14 Células CÉLULAS DE LANGERHANS Produzidas pela medula óssea.
Localizadas em toda a epiderme. Envolvidas no reconhecimento de antígenos (imunidade) da pele. Desencadeando a ação dos linfócitos T.

15 Células CÉLULAS DE MERKEL Relativamente rara
Localiza-se entre as células basais Palmo-plantas, mucosa oral e genital, leito ungueal e infundíbulo folicular Núcleo lobulado ou oval Possível receptor do tato em íntima conexão com fibrilas nervosas da derme (receptor de adaptação lenta)

16 Derme Entre a epiderme e a hipoderme
Substância fundamental, fibras, vasos, nervos. Principal constituinte- proteína estrutural fibrilar- colágeno

17 Camada Papilar Delgada, tecido conjuntivo frouxo;
Apresenta reentrâncias que acompanham a epiderme (PAPILAS DÉRMICAS); Presença de fibrilas de colágeno; Ancoram a derme em relação à epiderme.

18 Camada Reticular Mais espessa, como a anterior rica em fibras elásticas; Ambas contém: - vasos sanguíneos e linfáticos; - nervos; - pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas e unhas.

19 Componentes Substância Fundamental Amorfa
Gel composto por mucopolissacarídeos ácidos (1ª a aparecer na vida fetal) Glicoproteinas e proteoglicanos. Células Fibroblastos- fusiformes e estreladas, presidem a formação das fibras. •Macrófagos - capacidade fagocitária. • Mastócitos- heparina, serotonina, histamina. Plasmócitos - sintetizam anticorpos.

20 Componentes Fibras Fibras Colágenas 70% da derme
Rede finamente ondulada- derme papilar •Rede espessa e ondulada- derme reticular • Resistentes ao estiramento, porém não voltam ao seu estado primitivo(inelásticas) Fibras reticulares. Fibras Elásticas • Entremeiam-se com as fibras colágenas • Finas, em rede densa na derme papilar • Compostas, em ondulação horizontal na derme reticular • Distensíveis, retornando ao tamanho primitivo quando cessado o estiramento, porém pouco resistentes.

21 Componentes Vasos Sanguíneos e linfáticos
• Dois plexos que se intercomunicam • Plexo superior- abaixo da papila • Plexo inferior- nos limites com a hipoderme Nervos e terminações nervosas

22 Terminações Nervosas Livres
Perdem suas células de Schwann e bainha de mielina; Penetram na epiderme Citados como nociceptores ou termorreceptores; Envolvem os folículos pilosos. Sensíveis ao deslocamento dos pêlos (mecanorreceptor).

23 Corpúsculos de Paccini
Mecanorreceptores encapsulados, presentes na derme e no tecido subcutâneo. A fibra nervosa perde sua mielina no interior do corpúsculo. É sensível à vibração e à pressão profunda.

24 Corpúsculos de Meissner
Localizados nas papilas da camada papilar da derme, especialmente na pele espessa. Pálpebras, mamilos, genitália externa, lábios e nas plantas do pés. São receptores táteis.

25 Corpúsculos de Merkel Célula modificada da camada basal (epiderme);
Uma terminação nervosa esta aderida á base da célula; Seus prolongamentos se ancoram nos queratinócitos e desmossomos; É considerada um mecanorreceptor.

26 Corpúsculos de Ruffini
Localizadas na derme e tecido subcutâneo, particularmente numerosos na planta dos pés. A fibra nervosa perde sua mielina e ramifica-se extensamente entre as fibras colágenas. Responde ao grau de tensão das fibras colágenas. ARTICULAÇÕES

27 Bulbos Terminais de Krause
Camada papilar da derme, no tecido conjuntivo da língua, da boca, da faringe e da genitália externa. São considerados como mecanorreceptores.

28 Anexos da pele Folículo pilossebáceo
• Glândula sudorípara - apócrina e écrina • Unha

29 Complexo pilossebáceo
Folículo piloso Glândula sebácea • Músculo eretor do pêlo • Ducto excretor de uma glândula apócrina (acima da glândula sebácea) em certas regiões do corpo.

30 Folículo pilossebáceo
Unidade pilossebácea Haste(parte livre) e porção intra-dérmica = raiz Infundíbulo - entre o óstio e o ponto de inserção da glândula sebácea. • Istmo- entre a abertura da gl sebácea no folículo e o ponto de inserção do músculo pilo-eretor • Bulbo - Porção mais inferior- contém a matriz do pelo. Glândula sebácea • Músculo eretor do pêlo • Ducto excretor de uma glândula apócrina(acim a da glândula sebácea)- em certas regiões do corpo Folículo piloso • Acrotríquio- porção intra-epidérmica do folículo • Infundíbulo- entre o óstio e o ponto de inserção da glândula sebácea • Istmo- entre a abertura da gl sebácea no folículo e o ponto de inserção do músculo pilo-eretor • Segmento inferior- porção restante

31 CICLOS DO PELO Anágena- fase de crescimento- intensa atividade mitótica da matriz, máxima expressão estrutural, 2 a 5 anos • Catágena- folículos regridem a 1/3 de suas dimensões, interrompe-se a melanogênese na matriz e a proliferação celular diminui até cessar, 3 semanas. • Telógena- desprendimento do pelo, 3 meses de duração, folículos quiescentes, , reduzidos à metade ou menos do normal, desvinculação completa entre a papila dérmica e o pelo em eliminação, 3 a 4 meses

32 Glândulas Sudoríparas
Écrinas (espiraladas): distribuem-se pela maior parte do corpo. São invaginações da epiderme no mesênquima. Apócrinas (ramificadas): localizam-se nas axilas, região púbica, períneo e nas aréolas mamárias.

33 Unhas Áreas espessadas da epiderme nas pontas dos dedos – CAMPO UNGUEAL. Lateral e proximalmente os campos ungueais são cicundados por pregas de epidereme – PREGAS UNGUEAIS.

34 Hipoderme Tecido conjuntivo frouxo;
Une fracamente a derme aos órgãos subjacentes; Responsável pelo deslizamento da pele sobre os tecidos em que se apóia; Ponto de uso de medicamentos injetáveis.

35 Funções do Sistema Tegumentar 1- proteção, 2- regulação da temperatura, 3- excreção, 4- sensibilidade táctil e 5- produção de vitamina D


Carregar ppt "SISTEMA TEGUMENTAR PROFESSORA ANA PAULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google