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TO-02 1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR Prof. Dra. Maria Virginia Llatas.

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1 TO-02 1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR Prof. Dra. Maria Virginia Llatas

2 TO-02 2 FREDERICK TAYLOR(1) ( ) FREDERICK TAYLOR(1) ( ) ORIGEM: nasceu na Pensilvânia, EUA. Família Quaker, educação básica rígida e disciplinada com conhecimentos de francês e alemão FORMAÇÃO ESCOLAR: Com 18 anos aprovado em Direito (Harvard), mas começou a trabalhar como operário em uma metalúrgica da Filadélfia. CARREIRA (1878 a 1884): Operário a engenheiro chefe Pode ser visto como: –experimentador e pesquisador; –autor e divulgador de experimentos; –formador de uma equipe e linha de pensamento

3 TO-02 3 FREDERICK TAYLOR(2) ( ) FREDERICK TAYLOR(2) ( ) Crença: Acreditava que cada operário produzia um terço do que poderia produzir chamando o processo de vadiagem sistemática Razão atribuída por Taylor: –Os trabalhadores acreditavam que trabalhando mais depressa, outros trabalhadores perderiam o emprego –Os sistemas administrativos falhos da época forçavam os operários a trabalhar mais lentamente para proteger seus próprios interesses –Métodos de trabalhos empíricos vinham passando de uma geração para outra de trabalhadores (regra do polegar) Sistema de trabalho: –Análise do trabalho; –padronização das ferramentas; –seleção e treinamento dos trabalhadores; –supervisão e planejamento; –pagamento por produção Considerado: Pai da administração científica

4 TO-02 4 ESTUDOS DE TAYLOR Administração de Oficinas Livro: Administração de Oficinas (em 1903) Objetivo: Racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo dos tempos e movimentos. Duas fases: –Analítica (descarte de movimentos inúteis e observação de habilidosos); –Construtiva (Arquivo de movimentos elementares e tempo) Essência: –Boa administração = pagar altos salários e baixos custos de produção –Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento, para formular princípios e padrões de controle –Empregados precisam ser cientificamente colocados em postos com materiais e condições cientificamente selecionadas –Empregados cientificamente treinados para desenvolver aptidões –Alta administração devia desenvolver atmosfera de cooperação

5 TO-02 5 ESTUDOS DE TAYLOR Administração Científica Livro: Princípios de Administração Científica (em 1911) Objetivo: Apresenta estudos sobre Administração Geral Contexto: Vadiagem sistemática dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho por parte dos gerentes e do tempo necessário para sua realização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho dos empregados. Objetivo básico: Incrementar a produtividade do trabalhador por meio de uma análise científica sistemática do trabalho do empregado, atingindo uma maneira melhor de realizar tal trabalho, assegurando a prosperidade para o empregador, conjugada com a máxima prosperidade para os trabalhadores. Princípio da exceção: –Alta Administração=>concentração nas tarefas estratégicas –Pessoal operacional => concentração nas tarefas padronizadas e de rotina

6 TO-02 6 Características da Administração Científica Ciência em lugar do empirismo Harmonia em vez de discórdia Cooperação, não-individualismo Máxima produção e não-restrição de produção Desenvolvimento de cada indivíduo para sua máxima eficiência e prosperidade

7 TO-02 7 Princípios da Administração Científica Planejamento Preparo Controle Execução

8 TO-02 8 SEGUIDORES DE TAYLOR Frank e Lilian Gilbreth ( ): –Estudos dos tempos e movimentos dos operários e o estudo da fadiga humana (e=p/r onde e=eficiência; p=produtos resultantes e r=recursos utilizados) –Propôs princípios relativos à economia de movimentos: Relativos ao uso do corpo humano Relativos ao arranjo do local de trabalho Relativos ao desempenho dos equipamentos e ferramentas Henry Gantt ( ): Sistema de pagamento por incentivo tarefa-bônus

9 TO-02 9 Seguidores de Taylor (cont.)

10 TO Seguidores de Taylor (cont.) Carl Barth (discípulo mais ortodoxo de Taylor)( ): Complexos problemas matemáticos dos experimentos de corte de metais Harrington Emerson ( ): –12 princípios da eficiência: Ideais claramente definidos (objetivos); Senso comum (bom senso) Orientação competente; Disciplina; Tratamento justo; Registros confiáveis e imediatos; Prontidão, rapidez (nas rotinas); Padrões e programações; Condições padronizadas; operações padronizadas; Instruções escritas nas práticas-padrão Recompensas pela eficiência –primeiros trabalhos de seleção e treinamento antecipando a APO

11 TO Seguidores de Taylor (cont.) Morris Cooke ( ): Aplicação da Administração Científica no governo e na educação. Em 1911 aplicação da teoria de taylor na prefeitura da Filadélfia. Henry Ford ( ): Grande empresário com visão prática. Seus princípios: –Produtividade (máxima produção num período); –Intensificação (giro capital com mínima imobilização do mesmo); –Economicidade (mínimo matéria-prima); A política de Henry Ford se alicerçou na produção em massa, em série e em cadeia contínua; no pagamento de altos salários e na fixação de preços mínimos para os bens produzidos. Cria a linha de montagem (1913): 1 carro a cada 84 minutos

12 TO CRÍTICAS AO SISTEMA DE TAYLOR Dois grupos: –Mecanização: que desestimula a iniciativa pessoal do operário, tornando-o parte da máquina, não considerando os seus aspectos psicossociais –Esgotamento físico: freqüente da ânsia em realizar mais do que previsto, para aumentar pagamento Conseqüências: –Especialização demasiada da produção do operário, tornando-o apêndice da máquina; –Destruir a iniciativa própria e relacionamento interpessoal –Atomizar o trabalho em demasia, minimizando as aptidões dos operários

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