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Gestão do Conhecimento

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Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento
Educação Corporativa E Gestão do Conhecimento Profº Walter Lerner

2 Histórico desde a revolução industrial
CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Histórico desde a revolução industrial · aprendizado cultural · compreensão · aplicabilidade Profº Walter Lerner

3 Mudanças no mundo do trabalho
políticas tecnológicas econômicas sociais

4 As novas relações de trabalho
Gestão flexível de pessoas  A organização Skinneriana

5 O modelo flexibilizado da gestão de pessoas
A contribuição de Rensis Likert Produtividade / Qualidade Modelos participativos Modelos hierarquicamente controlados Tempo

6 As dificuldades e os riscos na flexibilização da gestão de pessoas
participativa autocrática híbrida e virtual O work – out

7 RH e Desafios · estratégias · mudanças · infra – estrutura

8 GESTÃO DE PESSOAS O que é? O que é competência?
Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização organização indivíduo Saber pensar Saber aprender Ser criativo Saber mobilizar Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidade Saber agir Econômico Conhecimento Habilidades Atitudes Social Agregar valor

9 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS
Competências cognitivas e desenvolvimento de competências profissionais

10 P E N S A R · novas técnicas · aplicar conhecimentos
antigos de forma nova

11 P E N S A R · tomar as decisões adequadamente
· desenvolver o espírito de indagação e raciocínio

12 P E N S A R · discriminar mensagens em afirmações
· avaliar e valorizar a lógica das deduções · posicionar-se diante de alternativas

13 Resolução de Problemas
CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Resolução de Problemas Aprender a Criatividade

14 COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
empresas pessoas competitividade

15 de competências essenciais
PESSOAS, COMPETÊNCIAS e TAREFAS Desenvolvimento de competências essenciais

16 benefícios e competências
Identificação das Competências Essenciais a empresa os funcionários benefícios e competências

17 compreensão das habilidades
integração de processos caminhos

18 TIPOS de COMPETÊNCIAS · básicas: técnicas · essenciais:
garantem liderança competitiva

19 Definição de uma agenda de aquisição de competências essenciais
liderança em 10 mega – oportunidades nova Competência essencial preenchimento dos espaços espaços em branco existente existente novo mercado

20 COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS
aplicabilidade o significado foco no cliente mapeamento

21 como mapear? o que é necessário?
Tarefas participativas dos profissionais, a descrever / definir: · atividades diárias e eventuais · desafios, oportunidades, ameaças, fraquezas, empowerment, recursos materiais e tecnológicos · a qualificação necessária · mapear a matriz de competências

22 competências essenciais competências funcionais
DINÂMICA das COMPETÊNCIAS competências organizacionais estratégia empresarial mudanças no mercado competências básicas competências essenciais competências funcionais conhecimentos fundamentais conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas às atividades inerentes às atividades

23 localizar atrair o processo de escolha contratação
GERENCIAMENTO de TALENTOS captação e seleção de talentos é o desafio localizar atrair o processo de escolha contratação

24 Processo de captação ou recrutamento
filosofia do recrutamento planejamento do recrutamento desenvolvimento da estratégia do recrutamento avaliando / selecionando funcionários atividades de recrutamento avaliação do recrutamento

25 seleção de talentos · significado · importância · viabilidade · vulnerabilidade

26 Planejamento Estratégico
diagnóstico global análise de funções cultura organizacional identificação das competências organizacionais e funcionais

27 PGE : valores, crenças, motivações
perfil ideal dos novos funcionários instrumentos de seleção integração indivíduo - organização

28 Passos no planejamento de uma
estratégia de seleção externa diagnosticar todo ambiente de trabalho inferir o tipo de pessoa necessária estudar o ajustamento mútuo (negócio e pessoa) reforçar a integração (negócio e pessoa)

29 reconhecimento sistemas modernos fundamentos
Sistemas de reconhecimento e remuneração reconhecimento sistemas modernos fundamentos

30 Sistema de remuneração estratégica
Tipos diferentes de remuneração funcional por competência salário indireto acionária variável participação

31 realizar teste-piloto
Etapas de um sistema de avaliação de desempenho planejar implantar alocar recursos realizar teste-piloto treinar integrar aos sistemas de informação elaborar estratégias de desenvolvimento Avaliar resultados

32 avaliação de desempenho
avaliação de desempenho global avaliação funcional dos colaboradores

33 Avaliação de desempenho da diretoria,
supervisores, grupos e setores: 360gr valores agregados ao cliente validade vantagens empresariais mudanças riscos decorrentes

34 Certificação de competência
significado carreira educação corporativa certificação mérito

35 implementação Aprendizagem e cultura organizacional significado
importância planejamento implementação

36 T&D treinamento e desenvolvimento
significado abrangência benefícios

37 Projeto de T&D entrada processo saída retroação

38 Sistemática de T&D retroação diagnóstico planejamento avaliação
execução retroação resultados satisfatórios retroação resultados insatisfatórios

39 T&D versus educação corporativa
significado importância e motivos estruturação dificuldades T&D versus educação corporativa

40 planos estratégicos Universidades Corporativas: modelos e práticas
significado e finalidades empresas praticantes benefícios tendências planos estratégicos

41 Universidade Corporativa
comunidade empregados clientes fornecedores outras universidades


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