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Educação Corporativa E Gestão do Conhecimento Educação Corporativa E Gestão do Conhecimento Profº Walter Lerner Profº Walter Lerner.

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1 Educação Corporativa E Gestão do Conhecimento Educação Corporativa E Gestão do Conhecimento Profº Walter Lerner Profº Walter Lerner

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS Histórico desde a revolução industrial Histórico desde a revolução industrial · aprendizado cultural · aprendizado cultural · compreensão · compreensão · aplicabilidade · aplicabilidade Profº Walter Lerner

3 Mudanças no mundo do trabalho políticas políticas tecnológicas tecnológicas econômicas econômicas sociais sociais

4 As novas relações de trabalho Gestão flexível de pessoas Gestão flexível de pessoas A organização Skinneriana A organização Skinneriana

5 O modelo flexibilizado da gestão de pessoas O modelo flexibilizado da gestão de pessoas Produtividade / Qualidade Produtividade / Qualidade Modelos participativos Modelos hierarquicamente controlados Tempo A contribuição de Rensis Likert A contribuição de Rensis Likert

6 As dificuldades e os riscos na flexibilização da gestão de pessoas As dificuldades e os riscos na flexibilização da gestão de pessoas autocrática autocrática participativa participativa híbrida e virtual híbrida e virtual O work – out O work – out

7 RH e Desafios RH e Desafios · estratégias · estratégias · mudanças · mudanças · infra – estrutura · infra – estrutura

8 GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE PESSOAS O que é? O que é? O que é competência? Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização indivíduo organização Saber agir Saber pensar Saber aprender Ser criativo Saber mobilizar Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidade Saber pensar Saber aprender Ser criativo Saber mobilizar Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidade Conhecimento Habilidades Atitudes Social Econômico Agregar valor

9 GESTÃO DE COMPETÊNCIAS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Competências cognitivas e desenvolvimento de competências profissionais Competências cognitivas e desenvolvimento de competências profissionais

10 · novas técnicas · novas técnicas P E N S A R P E N S A R · aplicar conhecimentos antigos de forma nova · aplicar conhecimentos antigos de forma nova

11 · tomar as decisões adequadamente · tomar as decisões adequadamente · desenvolver o espírito de indagação e raciocínio · desenvolver o espírito de indagação e raciocínio P E N S A R

12 · discriminar mensagens em afirmações · discriminar mensagens em afirmações · avaliar e valorizar a lógica das deduções · avaliar e valorizar a lógica das deduções · posicionar-se diante de alternativas · posicionar-se diante de alternativas P E N S A R

13 CONTEXTUALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Resolução de Problemas Resolução de Problemas Criatividade Criatividade Aprender a Aprender Aprender a Aprender

14 COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS empresas empresas pessoas pessoas competitividade competitividade

15 PESSOAS, COMPETÊNCIAS e TAREFAS PESSOAS, COMPETÊNCIAS e TAREFAS Desenvolvimento Desenvolvimento de competências essenciais de competências essenciais

16 Identificação das Competências Essenciais Identificação das Competências Essenciais a empresa a empresa os funcionários os funcionários benefícios e competências

17 compreensão das habilidades compreensão das habilidades integração de processos integração de processos caminhos caminhos

18 TIPOS de COMPETÊNCIAS TIPOS de COMPETÊNCIAS · básicas: técnicas · básicas: técnicas · essenciais: garantem liderança competitiva · essenciais: garantem liderança competitiva

19 Definição de uma agenda de aquisição de competências essenciais Definição de uma agenda de aquisição de competências essenciais nova Competência essencial Competência essencial existente liderança em 10 mega – oportunidades mega – oportunidades preenchimento dos espaços preenchimento dos espaços espaços em branco espaços em branco existente mercado novo

20 COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS o significado o significado aplicabilidade aplicabilidade foco no cliente foco no cliente mapeamento mapeamento

21 como mapear? como mapear? o que é necessário? o que é necessário? Tarefas participativas dos profissionais, a descrever / definir: Tarefas participativas dos profissionais, a descrever / definir: · atividades diárias e eventuais · atividades diárias e eventuais · desafios, oportunidades, ameaças, fraquezas, empowerment, recursos materiais e tecnológicos · desafios, oportunidades, ameaças, fraquezas, empowerment, recursos materiais e tecnológicos · a qualificação necessária · a qualificação necessária · mapear a matriz de competências · mapear a matriz de competências

22 DINÂMICA das COMPETÊNCIAS competências organizacionais competências organizacionais mudanças no mercado mudanças no mercado estratégia empresarial estratégia empresarial competências básicas competências essenciais competências funcionais conhecimentos fundamentais conhecimentos, habilidades e atitudes adequadas às atividades inerentes às atividades

23 GERENCIAMENTO de TALENTOS GERENCIAMENTO de TALENTOS captação e seleção de talentos é o desafio captação e seleção de talentos é o desafio localizar localizar atrair atrair o processo de escolha o processo de escolha contratação contratação

24 Processo de captação ou recrutamento Processo de captação ou recrutamento planejamento do recrutamento desenvolvimento da estratégia do recrutamento atividades de recrutamento avaliação do recrutamento filosofia do recrutamento avaliando / selecionando funcionários

25 seleção de talentos seleção de talentos · significado · importância · viabilidade · vulnerabilidade · significado · importância · viabilidade · vulnerabilidade

26 Planejamento Estratégico diagnóstico global diagnóstico global análise de funções análise de funções cultura organizacional cultura organizacional identificação das competências organizacionais e funcionais identificação das competências organizacionais e funcionais

27 PGE : valores, crenças, motivações PGE : valores, crenças, motivações perfil ideal dos novos funcionários perfil ideal dos novos funcionários instrumentos de seleção instrumentos de seleção integração indivíduo - organização integração indivíduo - organização

28 Passos no planejamento de uma estratégia de seleção externa Passos no planejamento de uma estratégia de seleção externa diagnosticar todo ambiente de trabalho inferir o tipo de pessoa necessária inferir o tipo de pessoa necessária estudar o ajustamento mútuo (negócio e pessoa) estudar o ajustamento mútuo (negócio e pessoa) reforçar a integração (negócio e pessoa)

29 Sistemas de reconhecimento e remuneração Sistemas de reconhecimento e remuneração reconhecimento reconhecimento sistemas modernos sistemas modernos fundamentos fundamentos

30 Sistema de remuneração estratégica Sistema de remuneração estratégica Tipos diferentes de remuneração Tipos diferentes de remuneração funcional funcional salário indireto salário indireto por competência por competência variável variável acionária acionária participação participação

31 Etapas de um sistema de avaliação de desempenho planejar implantar alocar recursos alocar recursos treinar realizar teste-piloto realizar teste-piloto integrar aos sistemas de informação integrar aos sistemas de informação elaborar estratégias de desenvolvimento elaborar estratégias de desenvolvimento Avaliar resultados Avaliar resultados

32 avaliação de desempenho avaliação de desempenho avaliação de desempenho global avaliação de desempenho global avaliação funcional dos colaboradores avaliação funcional dos colaboradores

33 Avaliação de desempenho da diretoria, supervisores, grupos e setores: 360gr Avaliação de desempenho da diretoria, supervisores, grupos e setores: 360gr validade validade vantagens empresariais vantagens empresariais valores agregados ao cliente valores agregados ao cliente riscos decorrentes riscos decorrentes mudanças mudanças

34 Certificação de competência Certificação de competência significado significado educação corporativa educação corporativa carreira carreira mérito mérito certificação

35 Aprendizagem e cultura organizacional Aprendizagem e cultura organizacional significado significado importância importância planejamento planejamento implementação implementação

36 T&D t reinamento e desenvolvimento significado abrangência benefícios

37 Projeto de T&D entrada entrada processo processo retroação retroação saída

38 Sistemática de T&D diagnóstico planejamento execução avaliação retroação resultados satisfatórios resultados satisfatórios resultados insatisfatórios resultados insatisfatórios

39 Educação Corporativa significado significado importância e motivos importância e motivos estruturação estruturação dificuldades T&D versus educação corporativa

40 Universidades Corporativas: modelos e práticas significado e finalidades significado e finalidades benefícios benefícios empresas praticantes empresas praticantes tendências tendências planos estratégicos planos estratégicos

41 Universidade Corporativa comunidade comunidade clientes clientes outras outras universidades universidades fornecedores fornecedores empregados empregados


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