A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS"— Transcrição da apresentação:

1 OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS

2 INTRODUÇÃO Definição: Consiste na operação de carregar/descarregar o veículo utilizado para o transporte de toras.

3 Considerações Gerais O processo de carga e descarga e o transporte florestal a longa distância, são interdependentes e, às vezes, é considerado como parte da operação de transporte, embora alguns autores o considerem como a última etapa da colheita florestal. Ambas as operações, entretanto, são muito importantes, principalmente quando necessita-se ter um fluxo contínuo no transporte madeireiro, considerando a produção de madeira por dia. O tamanho e o tipo de máquina empregada para operar como elemento de carga e descarga depende do tamanho das toras, do volume e do peso da carga e do local de operação, levando-se em conta que no transporte, principalmente o rodoviário, às vezes a operação mais cara de todo o sistema de exploração, os caminhões devem ficar parados, para carregamento e descarregamento o mínimo tempo possível, exigindo um processo realmente eficiente, particularmente em se tratando de florestas tropicais.

4 MÉTODOS Os métodos são classificados como: Manual, Semi-mecanizado e Mecanizado. Manual – Somente deve ser empregado para toras curtas, com pequenos diâmetro e de baixo peso específico, pois do contrário pode ser anti-econômico. Semi-mecanizado – É muito diversificado e muitas vezes criados para uma situação particular. Podem ser empregados cabos de aço acionados por animais, por pequenos tratores ou mesmo pelo próprio caminhão, sendo que as toras devem rolar sobre uma superfície desde o solo até uma plataforma de transporte e vice-versa, processo esse conhecido como RAMPA, sendo influenciado pelas condições topográficas do terreno e pela superfície do solo, quanto à sua viabilidade técnico-econômica.

5 Mecanizado – É o mais empregado e considerado o mais eficiente, entretanto, o seu emprego também pode ser afetado pelas dimensões e pelo peso das toras, além das condições topográficas do terreno. As principais máquinas utilizadas neste método, são: -Carregadeira Frontal de Rodas (Pneus) - É empregada principalmente nas operações em florestas nativas da Amazônia, sendo recomendada por ser relativamente fácil de operar embora necessite de que o local de operação possua superfície do solo com boa qualidade suporte. É constituída por um trator de pneus onde é acoplado um garfo ou garra que pega a tora e coloca no veículo de transporte, servindo também para fazer empilhamento de madeira nos pátios. (Fig. 1 e 2), abaixo.

6

7

8 Carregador Florestal – é empregado principalmente nas operações em florestas implantadas e são tratores com gruas hidráulicas, atualmente desenvolvidos somente para manuseio de toras, com grande capacidade de carga, maior alcance da grua, giro contínuo, proporcionando maior conforto e segurança ao operador. Figuras abaixo.

9

10 HYUNDAI 210 LC 7

11 KNUCKLEBOOM LOADER 437C – JOHN DEERE

12 CARREGADOR FLORESTAL TMO

13 LOG LOADER JOHN DEERE 2554D

14 CARREGADEIRA CATERPILLAR 312

15 TRATOR AGRÍCOLA ADAPTADO COM GRUA E CARRETA FLORESTAIS

16 - Forwarder – Máquina projetada para ser utilizada no sistema de toras curtas, executando a extração de madeira da área de corte para a margem da estrada ou para um pátio intermediário. Possui chassi articulado com tração do tipo 4x4, 6x6 ou 8x8, com capacidade de carga de toneladas, possui também uma grua hidráulica usada no carregamento e no descarregamento de toras

17

18 KOMATSU

19 JOHN DEERE 1710 D

20 JOHN DEERE 1110 D


Carregar ppt "OPERAÇÕES DE CARREGAMENTO E DESCARREGAMENTO DE TORAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google