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PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

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1 PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

2 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 2 Capítulo 1 – A Importância da Informação para Marketing

3 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 3 Questões importantes a serem respondidas no processo de Marketing Quando? Onde? Quem? Produto / Serviço Preço Promoção Praça Como? Para quem? Quanto? Respostas em O que? A importância da informação para marketing

4 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 4 Objetivos e metas Modelo geral de planejamento e plano de marketing Fonte: Mattar, Fauze Najib e Santos, Dilson G. dos. Gerência de Produtos – Como tornar seu produto um sucesso.2. ed. São Paulo: Atlas, 2003 p Análise da situação Resultados da análise da situação Definição de objetivos/ metas e estratégias Desenvolvimento das ações e elaboração do plano de marketing Informações externas Informações internas SIM Plano de marketing Principais resultados da análise da situação Público-alvo Objetivos/ metas Plano de produto Plano de preço Plano de comunicação Plano de distribuição Plano de vendas Meios e recursos Cronograma Responsabilidades Orçamento e resultados de marketing Controles Estraté- gias Diagnóstico Tamanho e crescimento da demanda Participações de mercado e evolução Desejos e necessidades do cliente/ consumidor Fatores-chaves para o sucesso Vulnerabilidades Potencialidades Vantagens competitivas Desvantagens competitivas Oportunidades Ameaças Outros Análise do ambiente Análise da demanda Análise da concor- rência Análise interna Prognóstico Cenário ambiental Cenário concorrencial Cenário interno Previsão da demanda A importância da informação para marketing

5 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 5 EMPRESA DECISÕES PRODUTO PREÇO COMUNICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO Empresa RECURSOSDECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA OBJETIVOS A importância da informação para marketing Elementos do sistema de marketing da empresa Ambiente empresa

6 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 6 HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS EMPRESA RECURSOSDECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO COMUNICAÇÃO DISTRIBUIÇÃO OBJETIVOS Ambiente tarefa VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CONCORRÊNCIA EMPRESA RECURSOSDECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA OBJETIVOS FORNECEDORESFORNECEDORES MERCADOMERCADO I N T E R M E D I Á R I O S A importância da informação para marketing Elementos do sistema de marketing da empresa Ambiente tarefa

7 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 7 AMBIENTE TAREFA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CONCORRÊNCIA EMPRESA RECURSOSDECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA OBJETIVOS FORNECEDORESFORNECEDORES MERCADOMERCADO I N T E R M E D I Á R I O S PÚBLICO GERAL COMUNIDADE LOCAL GRUPOS DE INTERESSE PÚBLICO GOVERNAMENTAL MERCADO DE TRABALHO MERCADO DE CAPITAIS A importância da informação para marketing Elementos do sistema de marketing da empresa Públicos

8 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 8 AMBIENTE TAREFA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO CONCORRÊNCIA EMPRESA RECURSOS DECISÕES HUMANOS FINANCEIROS MATERIAIS TECNOLÓGICOS ORGANIZACIONAIS OUTROS PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA OBJETIVOS FORNECEDORESFORNECEDORES MERCADOMERCADO INTERMEDIÁRIOSINTERMEDIÁRIOS PSICOLÓGICO SOCIOLÓGICO CULTURAL ECOLÓGICO ECONÔMICO GOVERNAMENTAL LEGAL POLÍTICO TECNOLÓGICO DEMOGRÁFICO PÚBLICO GERAL COMUNIDADE LOCAL GRUPOS DE INTERESSE PÚBLICO GOVERNAMENTAL MERCADO DE TRABALHO MERCADO DE CAPITAIS A importância da informação para marketing Elementos do sistema de marketing da empresa Macroambiente

9 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 9 Sistema de informações de marketing (SIM) Consiste em pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar, avaliar e distribuir informações necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões de marketing, de forma sistemática e contínua. A importância da informação para marketing

10 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 10 FONTES DE DADOS MacroambienteConcorrentesMercado USUÁRIOS DE MARKETING Analisam Planejam Organizam Decidem ExecutamControlam DADOS INFORMAÇÕES COLETA DE DADOS Sistema de Monitoração Ambiental Sistema de Informações Competitivas Sistema de Informações Internas Sistema de Pesquisas de Marketing PROCESSAMENTO Monitora Avalia Seleciona Trata Condensa Classifica Armazena Atualiza Recupera Analisa Interpreta Dissemina Empresa Sistema de informações de marketing e seus componentes

11 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 11 Pesquisa de marketing Faz parte do sistema de informações de marketing da empresa e visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações que venham a ajudar os executivos de marketing na solução de problemas específicos e esporádicos que surgem durante o processo de administração de marketing e que não estão no SIM. A importância da informação para marketing

12 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 12 Definição de pesquisa de marketing Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público de marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marrketing; monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações. Conceito e Tipos de Pesquisas ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research AMA – American Marketing Association (AMA, 1988)

13 Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 13 Etapas de uma pesquisa de marketing 1.Formulação do problema. 2.Planejamento. 3.Execução. 4.Comunicação dos resultados. A importância da informação para marketing


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