A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite."— Transcrição da apresentação:

1 Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite

2 Objetivo wMostrar o impacto do uso de padrão de design na arquitetura deste software bem como as dificuldades de implementá-lo utilizando uma linguagem em ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD - Rapid Application Development)

3 Conteúdo wPatho Control - Descrição wProblemas enfrentados wPadrões de design wSoluções encontradas

4

5 Etapas do Laudo

6 Modelo de navegação wIr diretamente para as etapas de recepção, macroscopia, conclusão e entrega; wNavegar por estas etapas voltando ou avançando pelas telas que já percorreu; wMovimentar-se através de botões, opções de menu ou teclas de atalho.

7 Configuração de Ambiente wAdequar comandos de acordo com a etapa. wExemplo: l Enviar um exame para entrega somente após ter sido concluído; l Excluir exame apenas na recepção e na entrega; l Comandos de voltar e avançar desabilitados quando na primeira e última etapa visitada.

8 Problema: wConstruir uma arquitetura que: l i) suporte o modelo de navegação projetado; l ii) permita implementar o recurso de avançar e voltar; l iii) facilite a configuração de ambiente de acordo com a etapa.

9 Padrões de design wUm padrão de design é uma solução para um problema num determinado contexto. wSurgiu originalmente na arquitetura através dos trabalhos de Christopher Alexander.

10 Padrões de design wO objetivo é capturar a experiência acumulada de projetistas que perceberam padrões de solução para determinados problemas, catalogando e nomeando estas soluções testadas para serem reutilizadas mais facilmente.

11 Padrões de design wAlguns autores, como o grupo dos quatro, adaptaram este conceito, originalmente aplicado à arquitetura, para descrever soluções simples e elegantes para problemas específicos no design de softwares orientados a objetos.

12 Padrão Command wParametrizar objetos por uma ação executa de modo a ser implementada em outro local; wSuportar a funcionalidade de desfazer comandos.

13 Padrão Command

14 Padrão Command (Aplicado) wMudanças de etapas podem ser comandos; wAvançar e voltar podem ser desfazer e refazer; wPortanto o padrão COMMAND resolveria os problemas i e ii.

15 Padrão Command (Aplicado)

16

17 Padrão Observer wAlterar um objeto requer mudanças em outros e não se sabe quantos objetos precisam ser mudados.

18 Padrão Observer

19 Padrão Observer (Aplicado) wOs controles podem ser observadores e é possível criar assuntos cujos estados indiquem quando estes controles devem ser habilitados ou desabilitados. wO padrão OBSERVER seria adequado para resolver o problema iii.

20 Padrão Observer (Aplicado)

21 Considerações Finais wOs padrões realmente apresentaram soluções para problemas de design. wAdequações precisaram ser efetuadas: l O padrão Subject perdeu o acoplamento abstrato. Acoplar as modificações nos observadores concretos dentro do método Notify gerou altíssimo acoplamento.

22 Considerações Finais wOutras nem tanto: l O padrão Command foi implementado quase sem modificações em relação ao padrão proposto. wNovos assuntos e novos comandos foram acrescentados, inclusive fora do contexto de interface, sem implicação às classes já existentes.

23 Considerações Finais wEssas adaptações aos padrões originais para a solução dos problemas na linguagem utilizada podem contribuir na descrição de padrões mais específicos, chamados idiomas, podendo ser reutilizados em novos projetos

24 Contatos: Zalkind Lincoln zalkind@ipso.com.br Jair Cavalcanti Leite jair@dimap.ufrn.br


Carregar ppt "Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google