A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO

2 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 2 APRESENTAÇÃO Tarcísio Castro Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Recursos Hídricos

3 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 3 INTRODUÇÃO Os estudos de viabilidade do aproveitamento hidrelétrico de Jirau determinaram uma regra operacional a ser atendida pelo nível d'água do reservatório a ser implantado, de modo a evitar a interferência do seu remanso em território boliviano; Em Vila Abunã, fronteira com a Bolívia, foi caracterizada uma curva-chave no rio Madeira, com níveis d'água e vazões naturais, representando a condição original a ser preservada, como compromisso, sem interferência causada pelo aproveitamento de Jirau. Uma curva chave é uma equação que relaciona os níveis dágua as vazões em uma dada seção ou estação hidrométrica, isto é, é com esta relação que se conhece a elevação do nível dágua para uma dada vazão; Essa curva-chave natural(sem reservatório) em Vila Abunã foi definida em resolução pela ANA, com base nos levantamentos hidrométricos e estudos realizados na etapa de viabilidade.

4 L OCALIZAÇÃO EIXO ILHA DO PADRE EIXO JIRAU MW 258 km² de área inundada Cota – 90 m MW 269 km² de área inundada Cota – 90 m

5 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 5 Curva-chave Natural em Vila Abunã ( agosto de 2007) Com vistas a garantir essas condições naturais do rio Madeira, em Abunã, ao longo dos estudos de viabilidade, estudos de remanso foram realizados, visando definir uma "curva-guia" a ser atendida pelo nível d'água do reservatório na operação do aproveitamento de Jirau. Essa "curva-guia" caracteriza um deplecionamento sazonal do reservatório, em função das vazões em trânsito, que condiciona a capacidade de geração do aproveitamento de Jirau. A "curva-guia" definida é apresentada a seguir.

6 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 6 Curva-Guia para Operação do Reservatório (agosto de 2007) Destaca-se que a obediência à curva-guia em Abunã, conforme estipulado no Edital de Leilão 005/2008 – ANEEL, mantém as condições naturais de inundação na Vila de Abunã, garantindo que o empreendimento é integralmente nacional, sem qualquer impacto sobre o território boliviano. Conforme resolução ANA No 555/06, a curva-guia de operação do reservatório deverá ser ajustada de forma a atender ao compromisso de manutenção das condições naturais (curva-chave natural) em Abunã.

7 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 7 ESTUDOS DE REMANSO REALIZADOS PELA ESBR Para dirimir as dúvidas com os estudos de remanso realizados, a ESBR realizou novas simulações com o modelo HEC-RAS: SIMULAÇÃO REALIZADA COM BASE NOS ÚLTIMOS DADOS DISPONIBILIZADOS: Para esses estudos foram utilizadas as mesmas seções batimétricas do estudo de viabilidade e as novas seções desponibilizadas entre os sítios da Ilha do Padre e da Cachoeira de Jirau. Nessa primeira simulação foram considerados os mesmos coeficientes de rugosidade adotados nos estudos anteriores. O resultado dos níveis d'água simulados em Vila Abunã, sob as mesma condições destes estudos, é apresentado a seguir.

8 Perfil da Linha dÁgua entre a Barragem da UHE Jirau e Abunã 31/12/2013 U.H.E JIRAU 8

9 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 9 ESTUDOS DE REMANSO REALIZADOS PELA ESBR Comparando-se com a curva-chave natural definida em Abunã pela ANA, tem-se o seguinte:

10 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 10 ESTUDOS DE REMANSO REALIZADOS PELA ESBR Ressalta-se que para as vazões baixas obtém-se níveis d'água mais baixos em Abunã e para vazões elevadas a tendência se inverte. O resultado é apresentado em tabela e no gráfico a seguir:

11 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 11 ESTUDOS DE REMANSO REALIZADOS PELA ESBR SIMULAÇÃO SOBRE A MESMA BASE DAS SEÇÕES E COM COEFICIENTE DE RUGOSIDADE ADEQUADO A CONDIÇÃO DE DESMATAMENTO DO RESERVATÓRIO Tendo em conta que o reservatório será integralmente desmatado, foi utilizado o coeficiente de rugosidade de Manning "n" de 0,020 (terra desmatada), conforme recomendação do modelo utilizado HEC – RAS.

12 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 12 ESTUDOS DE REMANSO REALIZADOS PELA ESBR Em forma de tabela e gráfico é efetuada comparação para o resultado com "n" de Manning 0,020.

13 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 13 CONCLUSÃO O resultado obtido demonstra que, no período de seca, as cotas da curva-chave em Abunã são atendidas com folga, permitindo a operação do reservatório em cotas mensais superiores às consideradas para cálculo da energia assegurada da UHE Jirau, portanto, possibilitando um ganho de energia assegurada neste período; O resultado obtido demonstra também que, no período de cheia, a regra operativa da curva-guia deverá ser ligeiramente ajustada, de acordo com as diferenças apresentadas na tabela acima. Este ajuste não implica em perdas energéticas, uma vez que existe disponibilidade hídrica para ligeiro ajuste na vazão turbinada, permitindo uma operação com maior vazão nas máquinas; O acréscimo de energia gerada deverá ser recalculado pelo poder concedente, sendo estimado em, no mínimo, 45 MW médios; O atendimento a regra operativa garante um empreendimento integralmente brasileiro, não existindo interferência sobre o território boliviano; A mudança de eixo traz ganhos energéticos para o projeto.

14 Estudos de Assoreamento 31/12/2013 U.H.E JIRAU 14

15 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 15 Avaliação do Desempenho Hidráulico do Eixo Inicial de Jirau

16

17 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 17 Avaliação do Desempenho Hidráulico do Eixo Inicial de Jirau É fato que 60% do tempo toda a vazão do rio passará através da casa de força, e desta forma a área de vazão de aproximação para o vertedouro, neste caso, estará sujeita a sedimentação pesada, resultando na formação de um tampão sólido composto de limo, argila e resíduos (flutuantes e submersos) transportados pelo rio. Estes depósitos poderão dificultar a abertura das comportas do vertedouro na chegada das inundações para vazão excedente à vazão da usina. A abertura intermitente das comportas do vertedouro poderia de alguma forma amenizar o problema, porém isso acarretará perda de energia e dificuldades operacionais. O leito do rio a montante das estruturas e a zona estagnada em frente ao canal de aproximação do vertedouro facilitará o transporte de sedimentos brutos (se houver) e fragmentos na direção das tomadas d'água da casa de força.

18 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 18 Avaliação do Desempenho Hidráulico do Eixo da Ilha do Padre

19 EIXO NA ILHA DO PADRE

20

21 31/12/2013 U.H.E. JIRAU 21 Avaliação do Desempenho Hidráulico do Eixo da Ilha do Padre Este layout posicionando parte da casa de força e o vertedouro lado a lado reduz o risco de criação de uma zona estagnada em frente ao vertedouro. Portanto, o risco de criação de um tampão de lama em frente às comportas do vertedouro será bem reduzido. Estudos apropriados de modelo hidráulico possibilitarão uma otimização adicional do layout e eliminarão qualquer risco de dificuldades operacionais. Conforme proposto o layout a jusante é muito melhor do que o layout a montante, sendo que o layout a jusante ainda poderá ser melhorado através da utilização de estudos avançados de modelo hidráulico. A combinação da configuração do canal do rio e as ilhas a montante da casa de força e vertedouro ajudarão a projetar arranjos estruturais que assegurarão proteção operacional adequada: 1)Pelo desvio da maior parte dos sedimentos brutos na direção do vertedouro; 2)Pelo intermitente armazenamento e evacuação dos fragmentos flutuantes e submersos para o vertedouro. O layout a jusante possui potencial de projeto espacial e estrutural para melhores possibilidades de gerenciamento de sedimentos e fragmentos. A modelagem hidráulica avançada possibilitaria o projeto e otimização de tais arranjos estruturais.

22

23 Perfil da Linha dÁgua entre a Barragem da UHE Jirau e Abunã 31/12/2013 U.H.E JIRAU 23

24 FIM


Carregar ppt "ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO ESTUDO DE REMANSO E ASSOREAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google