A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nasceu em Épinal, na França em 15 de abril de 1858, faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917. A contribuição de Durkheim á construção da sociologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nasceu em Épinal, na França em 15 de abril de 1858, faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917. A contribuição de Durkheim á construção da sociologia."— Transcrição da apresentação:

1

2 Nasceu em Épinal, na França em 15 de abril de 1858, faleceu em Paris, em 15 de novembro de A contribuição de Durkheim á construção da sociologia foi combinar o trabalho teórico de formulação de conceitos e categorias de análise da sociedade com o trabalho empírico.

3 Foi um dos primeiros a se utilizar de estatísticas para explicar os fatos sociais; ele veio de família judia e, quando jovem, teve formação teológica, chegando a ser rabino. Desistiu da religião, tornando-se agnóstico, mas não se afastou completamente da religião. Para Durkheim, é impossível pensar a sociedade sem pensar a religião, porque seus cultos, ritos e valores são fundamentais á construção do ser humano, á medida que coloca os homens em permanente contato.

4 Sua obra é composta dos seguinte livros: A divisão do trabalho social, As regras do método sociológico, O suicídio, As formas elementares da vida religiosa, Educação e sociologia, entre outras.

5 O NORMAL E O PATOLÓGICO A sociologia de Émile Durkheim, ao definir o que é normal e o que é patológico, no plano das instituições sociais, possibilita fazer uma descrição dos desvios institucionais praticados no Estado Moderno, tendo em vista o fato de que é a existência de regras(Nos costumes e no direito) que permite a compreensão, por parte da sociedade, do que é e não é desvio.

6 Nesse sentido, a relação entre costume e direito que, como vimos, delimita a existência dos diferentes tipos de desvio. Segundo Durkheim o direito reflete, portanto, só uma parte da vida social, e por conseguinte, nos fornece apenas dados incompletos para resolver o problema, por que os costumes não estão de acordo com o direito.

7 A sociologia de Max Weber faz uma comparação fundamental do poder político nas ordens sociais. O que caracteriza as ordens burocratizadas do Estado moderno é o processo de racionalização e a maneira como os homens agem, fundamentalmente em direção a seus interesses. As ordens patrimonialistas, entretanto, são típicas de sociedades que não conheceram o processo de racionalização e burocratização da política e do Estado.

8 Raimundo Faoro produziu uma interpretação do Estado e da sociedade no Brasil, a partir da sociologia weberiana, ligando o conceito de patrimonialismo à nossa constituição histórica.


Carregar ppt "Nasceu em Épinal, na França em 15 de abril de 1858, faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917. A contribuição de Durkheim á construção da sociologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google