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ECONOMIA INDUSTRIAL 6ª Aula 6 de Outubro
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2. MODELOS DE OLIGOPÓLIO 2.3. O modelo de Bertrand
2.4. O modelo da Empresa Dominante 2.5. O modelo de Chamberlin
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2.3. O MODELO DE BERTRAND Hipóteses:
O produto das empresas é homogéneo A variável estratégica escolhida pelas empresas é o preço As empresas determinam simultaneamente que preço praticar
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2.3. O MODELO DE BERTRAND Derivação geométrica: procura residual da empresa 1 P Q
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2.3. O MODELO DE BERTRAND Derivação algébrica: função reacção da empresa 1
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2.3. O MODELO DE COURNOT Derivação geométrica: equilíbrio de Bertrand
p1 p2
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2.4. O MODELO DA EMPRESA DOMINANTE
Hipóteses: As empresas que constituem a faixa concorrencial comportam-se como price takers A empresa dominante comporta-se como um price maker, tomando a estratégia da faixa concorrencial como um dado
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2.4. O MODELO DA EMPRESA DOMINANTE
Derivação algébrica:
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2.5. O MODELO DE CHAMBERLIN O número de empresas é muito grande, pelo que a estratégia de cada empresa não tem virtualmente impacto sobre as concorrentes. Cada empresa é price maker já que o produto não é homogéneo. O equilíbrio implica lucros nulos, logo o preço será igual ao custo médio.
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