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Distribuição de Frequência Estatística Curso Turismo Professor René Novaes Ano 2008.

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1 Distribuição de Frequência Estatística Curso Turismo Professor René Novaes Ano 2008

2 Definições Básicas Frequência: é a quantidade de vezes que um mesmo valor de um dado é repetido; Dados Brutos: são os dados originais que ainda não foram numericamente organizados após a coleta; Rol: é a ordenação dos valores obtidos em ordem crescente ou descrente de grandeza numérica ou qualitativa.

3 Dados Brutos 61091474 811125913 91086714 11612111513 1211410713 109812137 Faixa etária de crianças de um acampamento X Dificulta estabelecer em torno de qual valor tendem a se concentrar as idades das crianças, ou ainda que se encontram acima ou abaixo de determinada idade.

4 Rol 468101113 478 10 1213 478 101213 579101214 679 1112 14 689 1113 15 Dados organizados

5 Frequência IdadeFrequência 43 51 63 74 84 94 104 113 124 134 142 151

6 Classes: caso as colunas da tabela de distribuiçao de frequência contenham muitos valores elencados, podemos reduzir a quantidade desses valores elencados agrupando-os em intervalos. Esses agrupamentos de valores num intervalo de abragência são chamados de classes Elementos de uma distribuição de Frequência

7 Classes IdadeFrequência 4I-64 6l-87 8l-108 10l-127 12l-148 14l-163

8 Limite inferior (l i ): o número menor é o limite inferior da classe (4l-6) em que l 1 = 4. Limite superior (L i ): o número maior é o limite superior da classe (4l-6) em que L 1 = 6. l- : este simbolo estabelece inclusão e exclusão para os valores limites de um dado intervalo de classe. Ex: 4 l- 6 = indica inclusão do limite inferior (4) e exclusão do limite superior (6). Limites de classe

9 A amplitude de um intervalo de classe (h i ) é a diferença entre o limite superior e inferior de uma classe: h i = L i – l i h 1= 6 – 4 = 2 anos; h 2= 8 – 6 = 2 anos; h 3= 10 – 8 = 2 anos; h 4= 12 – 10 = 2 anos; h 5= 14 – 12 = 2 anos; h6 = 16 – 14 = 2 anos; Amplitude de classes (h i)

10 Ponto médio de uma classe (x i ) é o ponto que, por situar-se numa posição média da distribuição de valores do intervalo de classe, divide o intervalo em duas partes iguais. X i = l i + L i /2 Ponto médio da primeira classe: x 1 = 4+6/2 = 5. Ponto médio de uma classe (x i )

11 Tipos de Frequência Frequência simples ou absoluta (f i ): é o número de observações de um valor individual (ou de uma classe). Idade Frequência Quantidade de crianças por faixa etária 4I-64 6l-87 8l-108 10l-127 12l-148 14l-163 Frequência Simples ou Absoluta

12 Frequência relativa (fr): representa a proporção de observações de um valor (ou de uma classe) em relação ao número total de observações, o que facilita a observação. Idade Frequência (f i ) 4I-64 6l-87 8l-108 10l-127 12l-148 14l-163 Total37 F r = f i /f i *100 F r2 = 7/37*100 = 18,9% esta classe representa 18,9% do número total de observaçoes

13 Frequência acumulada (F i ): é a soma de todas as frequências abaixo do limite superior de uma classe considerada. F 4 = f 1 + f 2 + f 3 + f 4 = 4 + 7 + 8 + 7 = 26 F 4 =26 Existem 30 crianças abaixo de 12 anos. Idade Frequência (f i ) 4I-64 6l-87 8l-108 10l-127 12l-148 14l-163 Total37

14 Tabela de dados Idadefixifr (%)FiFri 4I-67518,97 6l-88721,615 8l-108921,623 10l-1271118,930 12l-1461216,236 14l-161152,837 Total37

15 Exercícios Tabular os seguintes dados, calcular as respectivas frequências, elaborar classes, calcular os pontos médios. Elaborar um gráfico com as classes criadas com suas respectivas frequência relativa. 2820452766554840 3254452754554840 4555614953574849 3055614650574147 3046633450594136 2149653225453539 2349252925442839 5662242931442643 6065333733372642 3323373826373630 3526384237324730 Idade dos turistas que foram para Foz do Iguaçu no último feriado


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