A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÁTICA FUTEBOL DE CAMPO. Século XIX à década de 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÁTICA FUTEBOL DE CAMPO. Século XIX à década de 20."— Transcrição da apresentação:

1 TÁTICA FUTEBOL DE CAMPO

2 Século XIX à década de 20

3 Pirâmide "Foi a primeira forma de noção tática registrada por um time, o início da inteligência no futebol. (Parreira)

4 O que é. São dois defensores, três meio- campistas e cinco atacantes – daí o desenho triangular. A origem. Surgiu no século XIX, na Universidade de Cambridge, para acabar com a desorganização dos jogadores em campo, que corriam para todos os lados nos primórdios do esporte bretão.

5

6 Década de 20 à de 50

7 WM "Inaugurou o surgimento da marcação homem a homem, pois os dois times jogavam sempre da mesma maneira. (Parreira)

8 O que é.Três zagueiros, dois meias recuados, dois meias ofensivos e três atacantes. O desenho é de um "W" no ataque e de um "M" na defesa. A origem. Em 1925, o técnico inglês Herbert Chapman, do Arsenal, desenvolveu esta tática para adaptar seu time à nascente regra do impedimento – os zagueiros se adiantavam, deixando o atacante adversário fora de jogo.

9

10 Décadas de 50 e 60

11 4-4-2 "Neste esquema, todos os setores estão bem preenchidos. Na Copa de 2006, trinta das 32 seleções, entre as quais as finalistas, França e Itália, usaram variações deste esquema. (Parreira)

12 O que é. Quatro defensores, seguidos por quatro meio-campistas e dois atacantes. A origem. Na Copa de 1966, o inglês Alf Ramsey desistiu de usar o – variação cautelosa do – e fez um dos atacantes recuar para dar mais consistência ao meio- campo, permitindo que os laterais avançassem.

13

14 Década de 80 até hoje

15 "É um esquema equilibrado. Mas, como boa parte das equipes joga em bloco atrás, acho desperdício usar três zagueiros para marcar apenas um atacante avançado. Poucas equipes usam este sistema na Europa. O Brasil está na contramão: os últimos campeões nacionais jogavam assim. (Parreira)

16 O que é. Retorna à antiga tradição de três defensores, mas reforça o meio-campo, prevenção à surpresa dos contra-ataques. A origem. Foi usado pela primeira vez por Carlos Bilardo na Argentina campeã do mundo em 1986.

17

18 Fonte: Edição Especial Copa do Mundo Revista Veja Edição 2167


Carregar ppt "TÁTICA FUTEBOL DE CAMPO. Século XIX à década de 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google