A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira

2 Os trabalhadores portugueses apresentam uma baixa instrução

3 As populações mais jovens não parecem estar a recuperar a atraso a um bom ritmo População com o Secundário Completo (1999), por grupos de idade País25-6425-3435-4445-5455-64 Espanha3555412513 Grécia5071584224 Irlanda5167564131 Itália4255503721 Portugal2130211511

4 Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55- 64 e a dos 25-34Todos os países, com excepção de Portugal, apresentam um crescimento de mais de 30% entre a geração dos 55- 64 e a dos 25-34 Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%Portugal apresenta um crescimento de menos de 20%

5 Justifica-se estudar o investimento em Educação? A educação como um investimento?A educação como um investimento? Redução do consumo presente Redução do consumo presente Aumento do consumo futuro Aumento do consumo futuro Risco Risco A educação como capital humano?A educação como capital humano? Aumenta a produtividade Aumenta a produtividade

6 Diferença importante do capital humano O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo.O capital humano pertence ao indivíduo que o possui, podendo só ser “alugado” por períodos limitados no tempo. Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura.Não existe de compra do capital humano, o que equivaleria à escravatura. Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.Esta diferença faz com que as empresas tenham pequeno incentivo em investir em capital humano.

7 Suponha que uma empresa paga os estudos a um seu funcionário Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento.Ao terminar os seus estudos o funcionário produz mais, mas não pode receber todo o aumento de “produto” porque parte tem que ser retido pela empresa para cobrir os custos de investimento. O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…O funcionário pode mudar-se para outra empresa onde receberá mais…

8 Mas será que a educação leva a maiores salários? Vejamos o caso de Portugal

9 Salários em Portugal por graus de Educação e Idade

10 Leitura do gráfico anterior A educação aumenta os saláriosA educação aumenta os salários As pessoas mais velhas têm salários mais elevadosAs pessoas mais velhas têm salários mais elevados O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)O salário depende do grau de educação e da idade (experiência)

11 Como será o perfil de salários?

12 Estudo da decisão de continuar os estudos – Análise Custo-Benefício CUSTOS Custos adicionais que irá incorrer por continuar a estudarCustos adicionais que irá incorrer por continuar a estudar Livros escolares Livros escolares Propinas Propinas Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo Diferencial de custos por se ter que deslocar para o local de estudo …Benefícios Diferencial de salários devido ao aumento de capital humanoDiferencial de salários devido ao aumento de capital humano Outros que iremos ver mais tardeOutros que iremos ver mais tarde

13 Temos 2 perfis

14 Como comparar estes 2 perfis? Temos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um anoTemos que perceber € 1000 hoje não é o mesmo do que € 1000 daqui um ano Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho Se tiver € 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho –€ 1000 + taxa de juro X € 1000 = = ( 1 + taxa de juro ) X € 1000 Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer Se tiver € 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer …

15 Assim No presenteNo presente € 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto.€ 1000 daqui a um ano vale € 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto. € 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado.€ 1000 daqui a dois anos vale € 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado. € 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.€ 1000 daqui a n anos vale € 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.

16 Voltemos aos perfis de salários

17 Façamos a diferença entre os dois perfis e adicionemos os custos adicionais

18 Temos que achar o valor presente para uma dada taxa de descontopara uma dada taxa de desconto

19 Como tomar a decisão Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação.Se a expressão anterior for positiva deve continuar a educação. Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.Se a expressão anterior for negativa não deve continuar a educação.

20 Ou podemos calcular a taxa interna de rendibilidade ou seja a taxa r que satisfaz a seguinte relação

21 Como tomar a decisão Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.Se a rendibilidade for suficientemente elevada então deve continuar a educação.

22 Que método usar Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo.Os métodos dão ordenações diferentes para educações de diferente tempo de estudo. O segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educaçãoO segundo método aceita a hipótese que se consegue aplicar o dinheiro à taxa de rendibilidade da educação O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…O método do valor presente parece ser o mais adequado, mas…

23 Como calcular a rendibilidade: Pensemos que a decisão é de estudar mais um anoPensemos que a decisão é de estudar mais um ano A pessoa vive um tempo infinitoA pessoa vive um tempo infinito Ganha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actualGanha S1 com mais um ano de educação e S0 no momento actual Não existem custos adicionaisNão existem custos adicionais

24 Temos dois fluxos de salários Sem educaçãoSem educação

25 Com educaçãoCom educação

26 São iguais quando

27 O que os economistas calculam

28 Na próxima aula vamos “enriquecer” este modelo Pensando nos custosPensando nos custos Pensando nos benefíciosPensando nos benefícios Pensando na rendibilidade socialPensando na rendibilidade social ….….


Carregar ppt "Economia da Educação Pedro Telhado Pereira Paulo Manuel Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google