A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS
CURSO DE ADMNISTRAÇÃO DISCIPLINA GESTÃO DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS PROF. MSC. SILVIO RIBEIRO

2 CONCEITOS BÁSICOS A mistura de tecnologias da Internet e preocupações empresariais tradicionais está influenciando todos os setores empresariais e a evolução dos negócios. Todas as companhias precisam atualizar suas infraestruturas de negócios e mudar sua maneira de trabalhar para que possam atender mais rapidamente às necessidades de seus clientes. 23/03/ :43:21

3 Importância dos Sistemas de Informação (SI)
Sistemas e tecnologias de informação tomaram-se componentes vitais quando se pretende alcançar o sucesso de empresas e organizações. Supondo que você pretende ser gerente, empresário ou profissional de negócios, é tão importante possuir uma compreensão básica de sistemas de informação como entender qualquer outra área funcional nos negócios. 23/03/ :43:21

4 Realidade dos Sistemas de Informação
Era Virtual - Fato Real 1 General Electric Company: iniciativas de implementação de e-business (negócio eletrônico) e de e-commerce (comércio eletrônico) 23/03/ :43:21

5 Um Referencial para os Usuários Finais das Empresas
Como gerente ou usuário final da empresa você deve concentrar seus esforços em cinco áreas do conhecimento: Conceitos Básicos: Conceitos comportamentais, técnicos e administrativos fundamentais sobre os componentes e os papéis dos sistemas de informação. Tecnologias da Informação: hardware, software, redes, administração de banco de dados e outras tecnologias de processamento da informação . Processos de Desenvolvimento: planejamento, desenvolvimento e implementação dos sistemas de informação para atender às oportunidades de e-business. 23/03/ :43:21

6 Um Referencial para os Usuários Finais das Empresas
Desafios Gerenciais: administrar de forma efetiva e ética as tecnologias, estratégias e a segurança de e-business considerando: o usuário final, o empreendimento e o aspecto global do negócio. Sistema de Informação: conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização. 23/03/ :43:21

7 Tecnologias da Informação
Alguns sistemas utilizam dispositivos manuais e simples de hardware (papel e lápis) e canais de comunicações informais (boca a boca). Focaremos os sistemas de informação baseados em hardware e software de computador, Internet, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados que utilizam computador e outras modalidades da tecnologia da informação (TI). 23/03/ :43:21

8 Conceito de Sistema A compreensão do conceito de sistema irá ajudar a entender muitos outros conceitos em tecnologia, aplicações, desenvolvimento e administração de sistemas de informação. O conceito de sistema pode ajudar a entender: Tecnologia: que as redes de computadores são sistemas de componentes de processamento de informações que utilizam uma multiplicidade de hardware, software, gerenciamento de dados e tecnologias de redes de telecomunicações; 23/03/ :43:21

9 Conceito de Sistema Aplicações: que as aplicações de negócios e e-commerce envolvem sistemas de informação interconectados; Desenvolvimento: que as formas de desenvolvimento para utilizar a tecnologia da informação na empresa abrangem o projeto dos componentes básicos dos sistemas de informação; Administração: que o gerenciamento da tecnologia da informação enfatiza a qualidade, o valor estratégico para o negócio e a segurança dos sistemas de informação de uma organização. 23/03/ :43:21

10 Sistema Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Um sistema dessa ordem possui três componentes ou funções básicas em interação: Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados (matérias-primas, energia, dados e esforço humano); 23/03/ :43:21

11 Sistema Processamento: processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto (processo industrial, processo da respiração humana ou cálculos matemáticos); Saída: transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final (Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais transmitidos a seus usuários). 23/03/ :43:21

12 Feedback e Controle Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas são feedback para um gerente de vendas. Controle envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. Um gerente de vendas, realoca vendedores para novos territórios de vendas depois de avaliar o feedback sobre seu desempenho de vendas. 23/03/ :43:21

13 Componentes de um Sistema de Informação
Um sistema de informação depende dos recursos humanos (os usuários finais e os especialistas em SI), de hardware (máquinas e mídia), software (programas e procedimentos), dados (bancos de dados e bases de conhecimento) e redes (mídia de comunicações e apoio de rede) para executar atividades de entrada, processamento, produção, armazenamento e controle que convertem recursos de dados em produtos de informação. 23/03/ :43:21

14 Componentes de um Sistema de Informação
Quatro conceitos principais podem ser aplicados a todos os tipos de sistemas de informação:  Pessoas, hardware, software, dados e redes são os cinco recursos básicos dos sistemas de informação;  Os recursos humanos são usuários finais e especialistas em SI; os recursos de hardware são máquinas e mídia; os recursos de software são programas e procedimentos; os recursos de dados são bancos de dados e bases de conhecimento; e os recursos de rede são mídia e redes de comunicações;  23/03/ :43:21

15 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para os usuários finais; e Processamento de informação consiste em atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle. 23/03/ :43:21

16 Recursos de um Sistema de Informação
Os cinco componentes em ação em qualquer tipo de sistema de informação são: Recursos Humanos: Especialistas ( ex: analistas de sistemas) e Usuários Finais (todos os demais que utilizam sistemas de informação). Recursos de Hardware: Máquinas (ex: computadores) e Mídias (ex: CD e DVD). Recursos de Software: Programas (ex: programas de sistemas operacionais) e Procedimentos (ex: procedimentos de entrada de dados) 23/03/ :43:21

17 Recursos de um Sistema de Informação
Recursos de Dados: Descrição de produtos, cadastro de clientes, arquivos de funcionários, banco de dados de estoque. Recursos de Rede: Midia de comunicações (ex: fio de par trançado) e suporte de rede (ex: processadores de comunicações, como o modem). 23/03/ :43:21

18 Atividades dos Sistemas de Informação
As atividades básicas do processamento de informação (ou processamento de dados) que acontecem nos sistemas de informação são: entrada, processamento, saída, armazenamento e controle que ocorrem em todo sistema de informação. 23/03/ :43:21

19 Atividades dos Sistemas de Informação
Entrada: Escaneamento ótico de etiquetas com códigos de barras em mercadoria. Processamento: Calcular salário, impostos e outras deduções na folha de pagamento dos funcionários. Saída: Produzir relatórios e demonstrativos de desempenho das vendas. Armazenamento: Manter registros sobre clientes, empregados e produtos. Controle: Gerar sinais audíveis para indicar entrada adequada de dados de vendas. 23/03/ :43:21

20 Identificando os Sistemas de Informação
Os componentes fundamentais dos sistemas de informação são: as pessoas, o hardware, o software, os dados e os recursos de rede que eles utilizam; os tipos de produtos de informação que eles produzem; o modo como eles executam as atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle; e como eles apóiam as operações, a tomada de decisões gerenciais ou a busca pela vantagem competitiva da empresa. 23/03/ :43:21

21 Aplicações nas Empresas, Desenvolvimento e Administração
O três papéis vitais que os sistemas de informação podem desempenhar para uma empresa são: suporte de seus processos e operações; suporte na tomada de decisões de seus funcionários e gerentes; e suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva. 23/03/ :43:21

22 Realidade dos Sistemas de Informação
Era Virtual - Fato Real 2 Duke Energy: implantando e-business em todas as atividades da empresa 23/03/ :43:21

23 Tendências em Sistemas de Informação
Até 1960: processamento de transações, manutenção de registros, contabilidade e outros aplicativos de processamento eletrônico de dados (EDP). 1970: surgiu o conceito de sistemas de apoio à decisão (DSS). O novo papel para os sistemas de informação era fornecer aos usuários finais gerenciais apoio ad hoc (finalidade específica) e interativo aos processos de decisão. 23/03/ :43:21

24 Tendências em Sistemas de Informação
Nos anos 1980: 1º - o rápido desenvolvimento do poder de processamento do microcomputador, pacotes de software de aplicativo e redes de telecomunicações deram origem ao fenômeno da computação pelo usuário final. 2º - desenvolveu-se o conceito de sistemas de informação executiva (EIS), que tentaram propiciar aos altos executivos uma maneira fácil de obter as informações críticas que eles desejavam, quando as desejavam, elaboradas nos formatos por eles preferidos. 23/03/ :43:21

25 Tendências em Sistemas de Informação
3º - inovações no desenvolvimento e aplicação de técnicas de inteligência artificial (IA) nos sistemas de informação empresarial. Sistemas especialistas (ES) e outros sistemas baseados no conhecimento forjaram um papel novo para os sistemas de informação. 23/03/ :43:21

26 Tendências em Sistemas de Informação
Nos anos 1990: o rápido crescimento da Internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas têm alterado radicalmente o potencial dos sistemas de informação nos negócios à medida que entramos no século XXI. A empresa interconectada à Internet e os sistemas globalizados de e-business e de e-commerce estão revolucionando as operações e a administração das empresas de negócios da atualidade. 23/03/ :43:21

27 Tendências em Sistemas de Informação
Nos anos 1990: o rápido crescimento da Internet, intranets, extranets e outras redes globais interconectadas têm alterado radicalmente o potencial dos sistemas de informação nos negócios à medida que entramos no século XXI. A empresa interconectada à Internet e os sistemas globalizados de e-business e de e-commerce estão revolucionando as operações e a administração das empresas de negócios da atualidade. 23/03/ :43:21

28 A Empresa de e-business
A Internet, redes similares a ela (intranets e extranets) e outras redes, têm se tornado a principal infraestrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações. Empreendimentos de e-business dependem de tais tecnologias para reestruturar e revitalizar processos de negócios internos, implementar sistemas de e-commerces entre as empresas e seus clientes e fornecedores, e promover a colaboração entre equipes e grupos de trabalho da empresa. 23/03/ :43:21

29 A Empresa de e-business
E-business é o uso de tecnologias de Internet para interconectar e possibilitar processos de negócios, e-commerce, comunicação e colaboração dentro de uma empresa e com seus clientes, fornecedores e com outros stakeholders do negócio. Os sistemas colaborativos envolvem o uso de ferramentas de groupware para apoiar a comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho em rede. Para implementar esses sistemas, um empreendimento de e-business depende de intranets, Internet, extranets e outras redes. 23/03/ :43:21

30 E-commerce E-commerce é a compra e venda, o marketing e a assistência a produtos, serviços e informações realizados em uma multiplicidade de redes de computadores. Isso poderia abranger tudo desde a propaganda, as vendas e o suporte ao cliente pela rede mundial de computadores, à segurança da Internet e mecanismos de pagamento que asseguram a conclusão de processos de entrega e pagamento. 23/03/ :43:21

31 Tipos de Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio às Operações : produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo. Sistemas de apoio de processamento de transações: processam dados resultantes de transações empresariais, atualizam bancos de dados e produzem documentos empresariais. Sistemas de controle de processos: monitoram e controlam processos industriais. Sistemas colaborativos: apóiam equipes, grupos de trabalho, bem como comunicações e colaboração entre e nas empresas. 23/03/ :43:21

32 Tipos de Sistemas de Informação
Sistemas de Apoio Gerencial: se concentram em fornecer informação e apoio aos gerentes em sua tomada de decisão eficaz. Sistemas de informação gerencial: fornecem informações na forma de relatórios e demonstrativos pré-estipulados para os gerentes. Sistemas de apoio à decisão: fornecem apoio interativo ad hoc para o processo de decisão dos gerentes. Sistemas de informação executiva: fornecem informações críticas elaboradas especificamente para as necessidades de informação dos executivos. 23/03/ :43:21

33 Outras categorias de sistemas de informação
Sistemas especialistas: são sistemas baseados no conhecimento e fornecem conselho especializado e funcionam para os usuários como consultores e especialistas. Sistemas de administração do conhecimento: são sistemas baseados no conhecimento e apóiam a criação, a organização e a disseminação de conhecimento empresarial dentro da empresa. Sistemas de informação estratégica: que fornecem a uma empresa produtos, serviços e perícias estratégicos para a vantagem competitiva. Sistemas de informação para as operações: apoiam as aplicações operacionais e gerenciais das funções organizacionais básicas. 23/03/ :43:21

34 A Função dos SI A função dos sistemas de informação representa:
uma importante área funcional da empresa que é tão importante para ela como as funções de contabilidade, finanças, gerência de operações, comercialização e administração de recursos humanos; uma importante contribuição para a eficiência operacional, para a produtividade e o moral do funcionário e para o atendimento e a satisfação do consumidor; uma importante fonte de informação e apoio, necessários para promover a tomada de decisões eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa; 23/03/ :43:21

35 A Função dos SI um ingrediente vital no desenvolvimento de produtos e serviços competitivos que dão a uma organização uma vantagem estratégica no mercado global; uma oportunidade dinâmica de carreira desafiadora e compensadora para milhões de homens e mulheres; e um componente-chave dos recursos, infraestrutura e capacidades das empresas de e-business da atualidade. 23/03/ :43:21


Carregar ppt "TEMA FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS EMPRESAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google