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Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Eunice Mendes Consultora Sênior do Instituto.

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1 Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Eunice Mendes Consultora Sênior do Instituto MVC

2 Objetivos: Promover a auto-análise e o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Propiciar a interação do grupo por meio do estímulo à desinibição e à comunicação receptiva.

3 Comunicação Humana O processo de liderança é a própria essência da comunicação humana Comunicação Eficaz: Interação e Arte do Encontro

4 Etapas do Processo Lógico Pensar Planejar Transmitir

5 Para maior objetividade e clareza nas comunicações é necessário saber: Falar / Ouvir ? Por que O que A quem Como Quando Quanto Onde

6 Barreiras nas comunicações Egocentrismo Timidez Dificuldade de expressão

7 Barreiras nas comunicações Escolha inadequada: receptor momento, local e meio Excesso de intermediários Preconceitos Status

8 Barreiras nas comunicações Suposições Distrações Diálogo dos surdos Monólogo coletivo

9 Imagem Profissional Ferramenta de comunicação Parte do potencial de habilidades Out-door Quem você é / O que você faz A qualidade do que você faz

10 Imagem Profissional (3 percepções) Como você se vê Como os outros o vêem Imagem que gostaria de transmitir

11 Fontes de Informações Vocabulário Tom de Voz Expressões Faciais Gestos Trajes

12 Sua imagem sem limites! Construa sua verdadeira imagemima

13 Plano de Ação Reconhecer e identificar as necessidades Criar objetivos para superação dos obstáculos Determinar o tempo para conquistar os objetivos propostos Planejar estratégias facilitadoras Avaliar os resultados conquistados

14 Esquema Lógico da Apresentação Capta o interesse Registra a importância do tema Define os objetivos Introdução Apresenta os argumentos Desenvolvimento Sintetiza os temas propostos Conclusão

15 Excelência nas Comunicações H abilidades (O Saber Fazer) conhecimento da realidade público-alvo conteúdo técnicas de apresentação recursos audiovisuais planejamento da apresentação aplicação dos conhecimentos auto-análise Apresentador Planejador Papel (Antes) C onhecimentos (O Saber) querer planejar A titudes (O Querer Fazer)

16 comunicação verbal e não- verbal tipos característicos de participantes técnicas de controle da emoção liderança relacionamento com o grupo querer se comunicar H abilidades (O Saber Fazer) Apresentador Comunicador Papel (Durante) C onhecimentos (O Saber) A titudes (O Querer Fazer) Excelência nas Comunicações

17 H abilidades ( O Saber Fazer) Apresentador Avaliador Papel (Depois) C onhecimentos (O Saber) A titudes (O Querer Fazer) avaliação: reação do grupo resultados percepção das reações do grupo querer avaliar Excelência nas Comunicações

18 Para otimizar as comunicações é necessário: Praticar uma comunicação voltada para resultados Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem Desenvolver a percepção Acompanhar o processo comunicativo

19 Para otimizar as comunicações é necessário: Reforçar as palavras com a ação Desenvolver a auto-análise Criar um clima de receptividade e confiança Administrar o conflito interpessoal

20 Para otimizar as comunicações é necessário: Ter habilidade para ouvir Ter habilidade para dar e receber feedback Aprender a filtrar as informações Atualizar-se

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22 Para otimizar a comunicação Evitar bloqueios, filtragens e ruídos Melhorar a transmissão e a recepção Utilizar-se do Feedback Saber ouvir e interpretar Usar a empatia

23 Para otimizar a comunicação Desenvolver a percepção Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem Reforçar as palavras com ação Administrar o conflito interpessoal

24 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Busque C onhecimentos Treine H abilidades Tenha A titudes mentais positivas para uma comunicação eficaz. Utilize o recurso do CHA

25 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Planejador Comunicador Avaliador da apresentação Desempenhe os papéis

26 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação O que comunicar? (o tema/conteúdo) Para quê? (os objetivos) Para quem? (o público-alvo) Como? (as técnicas de apresentação) Quanto tempo? (a duração) Quando? (a data) Onde? (o local) Planeje a apresentação

27 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Introdução Desenvolvimento Conclusão Divida a apresentação em três etapas

28 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação o conteúdo e a forma da mensagem Harmonize

29 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação preparando-se mental e fisicamente, Administre a tensão e o medo ensaiando e praticando sempre

30 Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Mantenha-se atualizado culturalmente Visualize uma apresentação bem- sucedida

31 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Fale com a platéia, e não para a platéia Pratique uma comunicação voltada para os resultados. Desenvolver métodos e técnicas de persuasão, apresentar e vender idéias devem ser as metas do profissional que busca o sucesso.

32 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação verbal EVITE 7respirar mal; 7falar muito baixo ou muito alto; 7pronunciar mal as palavras; 7falar muito depressa ou muito devagar; 7usar vícios de linguagem como tá?, né?, ok, certo?, entendeu?, percebe?, é isso aí!, tipo assim, a gente, acho que e outros;

33 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação verbal EVITE 7falar como robô, em tom monocórdio; 7cometer erros gramaticais; 7engolir esses e erres; 7falar com estridência; 7embolar as palavras; 7ser prolixo ou monossilábico; 7organizar mal as idéias e a apresentação; 7expressar-se sem objetividade e clareza;

34 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação verbal EVITE 7usar termos técnicos para público leigo; 7contar piadas e usar chavões; 7desculpar-se por estar despreparado; 7não levar em conta o momento, o local e o meio mais oportunos para transmitir determinadas mensagens; 7usar argumentos inconsistentes; 7perder-se em detalhes;

35 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação verbal EVITE 7baixar a voz no final das frases; 7não destacar as idéias principais; 7usar citações em excesso e vocabulário inadequado; 7não aliar a técnica à naturalidade na comunicação.

36 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação não-verbal EVITE 7gestos que conotem nervosismo e inibição; 7ajeitar a gravata; 7manusear chaveiro, caneta; 7ajeitar o cabelo ou os óculos; 7coçar-se, pigarrear ou bocejar; 7apoiar-se ora numa perna ora em outra; 7fixar os olhos no chão, no teto ou numa só pessoa da platéia.

37 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação não-verbal EVITE 7olhar através das pessoas; 7ficar parado como estátua ou com as pernas abertas; 7movimentar as mãos excessivamente; 7estufar o peito ou cruzar os braços; 7mascar ou roer unhas; 7pôr as mãos para trás; 7dar as costas para a platéia;

38 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação não-verbal EVITE 7esfregar as mãos ansiosamente; 7andar pelo palco sem razão; 7balançar o corpo; 7pôr as mãos nos bolsos; 7olhar para o vazio; 7pôr as mãos na cintura; 7apoiar-se nos móveis do cenário; 7consultar excessivamente o relógio;

39 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação não-verbal EVITE 7fazer mau uso dos recursos audiovisuais; 7ameaçar o público com o ponteiro ou a caneta laser; 7esconder-se atrás dos recursos audiovisuais; 7perder a interação visual com o público.

40 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação interpessoal EVITE 7usar a comunicação como forma de poder; 7parecer egocêntrico, arrogante ou subserviente; 7manipular a platéia; 7esquecer o valor da empatia; 7ser irônico e sarcástico; 7não ouvir a platéia ou demonstrar preconceitos; 7apresentar-se sem estar preparado;

41 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação interpessoal EVITE 7ignorar a etiqueta empresarial; 7chegar atrasado; 7revelar preferências pessoais; 7ter gestos, atos e palavras incoerentes; 7ser inflexível; 7não saber administrar conflitos interpessoais; 7receber as perguntas da platéia como se fossem uma ofensa pessoal;

42 Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação Na comunicação interpessoal EVITE 7dizer que vai roubar o tempo dos espectadores; 7não controlar o tempo da exposição; 7tentar enganar a platéia falando do que não conhece; 7ignorar a linguagem corporal dos espectadores; 7subestimar a importância do processo de sinergia.

43 Caminhos para apresentações eficazes Após a apresentação Avalie criticamente os resultados e faça as correções necessárias para a sua próxima apresentação

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54 Como participante dessa atividade você poderá receber por uma assinatura gratuita do Insight MVC, publicação voltada à gestão de talentos e aumento da performance organizacional. O Insight MVC trata de assuntos ligados ao desenvolvimento de pessoas e organizações Visite Nosso Site Para : ou Nome; Função; Empresa Endereço; Nome do Evento que Participou Enviar : Você só Precisa Para: ou Nome; Função; Empresa Endereço; Nome do Evento que Participou Enviar: Você só Precisa

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