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Técnicas de Apresentação
Comunicação: Foco em Resultados Técnicas de Apresentação Eunice Mendes Consultora Sênior do Instituto MVC
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Objetivos: Promover a auto-análise e o desenvolvimento de métodos e técnicas para uma comunicação clara, objetiva e segura. Propiciar a interação do grupo por meio do estímulo à desinibição e à comunicação receptiva.
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Comunicação Humana Comunicação Eficaz: Interação e Arte do Encontro
O processo de liderança é a própria essência da comunicação humana
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Etapas do Processo Lógico
Pensar Planejar Transmitir
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Para maior objetividade e clareza nas comunicações é necessário saber:
Por que ? O que ? A quem ? Como ? Falar / Ouvir ? Quando ? Quanto ? Onde ?
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Barreiras nas comunicações
Egocentrismo Timidez Dificuldade de expressão
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Barreiras nas comunicações
Escolha inadequada: receptor momento, local e meio Excesso de intermediários Preconceitos Status
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Barreiras nas comunicações
Suposições Distrações Diálogo dos surdos Monólogo coletivo
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Imagem Profissional Ferramenta de comunicação
Parte do potencial de habilidades Out-door Quem você é / O que você faz A qualidade do que você faz
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Imagem Profissional (3 percepções)
Como você se vê Como os outros o vêem Imagem que gostaria de transmitir
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Fontes de Informações Vocabulário Tom de Voz Expressões Faciais Gestos
Trajes
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Construa sua verdadeira
imagem ima Sua imagem sem limites!
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Plano de Ação Reconhecer e identificar as necessidades
Criar objetivos para superação dos obstáculos Determinar o tempo para conquistar os objetivos propostos Planejar estratégias facilitadoras Avaliar os resultados conquistados
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Esquema Lógico da Apresentação
Introdução Desenvolvimento Conclusão Capta o interesse Registra a importância do tema Define os objetivos Apresenta os argumentos Sintetiza os temas propostos
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Habilidades Conhecimentos Atitudes
Excelência nas Comunicações Habilidades (O Saber Fazer) conhecimento da realidade público-alvo conteúdo técnicas de apresentação recursos audiovisuais planejamento da apresentação aplicação dos conhecimentos auto-análise Apresentador Planejador Papel (Antes) Conhecimentos (O Saber) querer planejar Atitudes (O Querer Fazer)
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Habilidades Conhecimentos Atitudes
Excelência nas Comunicações comunicação verbal e não-verbal tipos característicos de participantes técnicas de controle da emoção liderança relacionamento com o grupo querer se comunicar Habilidades (O Saber Fazer) Apresentador Comunicador Papel (Durante) Conhecimentos (O Saber) Atitudes (O Querer Fazer)
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Habilidades Conhecimentos Atitudes
Excelência nas Comunicações Habilidades (O Saber Fazer) Apresentador Avaliador Papel (Depois) Conhecimentos (O Saber) Atitudes (O Querer Fazer) avaliação: reação do grupo resultados percepção das reações do grupo querer avaliar
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Para otimizar as comunicações é necessário:
Praticar uma comunicação voltada para resultados Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem Desenvolver a percepção Acompanhar o processo comunicativo
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Para otimizar as comunicações é necessário:
Reforçar as palavras com a ação Desenvolver a auto-análise Criar um clima de receptividade e confiança Administrar o conflito interpessoal
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Para otimizar as comunicações é necessário:
Ter habilidade para ouvir Ter habilidade para dar e receber feedback Aprender a filtrar as informações Atualizar-se
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JANELA DE JOHARI pela pessoa Conhecida pelos outros Desconhecida Área
Aberta Cega Oculta
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Para otimizar a comunicação
Evitar bloqueios, filtragens e ruídos Melhorar a transmissão e a recepção Utilizar-se do Feedback Saber ouvir e interpretar Usar a empatia
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Para otimizar a comunicação
Desenvolver a percepção Saber distinguir o momento oportuno para enviar a mensagem Reforçar as palavras com ação Administrar o conflito interpessoal
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Utilize o recurso do CHA
Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Utilize o recurso do CHA Busque Conhecimentos Treine Habilidades Tenha Atitudes mentais positivas para uma comunicação eficaz.
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Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação
Desempenhe os papéis Planejador Comunicador Avaliador da apresentação
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Planeje a apresentação
Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Planeje a apresentação O que comunicar? (o tema/conteúdo) Para quê? (os objetivos) Para quem? (o público-alvo) Como? (as técnicas de apresentação) Quanto tempo? (a duração) Quando? (a data) Onde? (o local)
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Divida a apresentação em três etapas
Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação Divida a apresentação em três etapas Introdução Desenvolvimento Conclusão
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Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação
Harmonize o conteúdo e a forma da mensagem
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Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação
Administre a tensão e o medo preparando-se mental e fisicamente, ensaiando e praticando sempre
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Caminhos para apresentações eficazes Antes da apresentação
Mantenha-se atualizado culturalmente Visualize uma apresentação bem-sucedida
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Fale com a platéia, e não para a platéia Pratique uma comunicação voltada para os resultados. Desenvolver métodos e técnicas de persuasão, apresentar e vender idéias devem ser as metas do profissional que busca o sucesso.
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação verbal EVITE respirar mal; falar muito baixo ou muito alto; pronunciar mal as palavras; falar muito depressa ou muito devagar; usar vícios de linguagem como “tá?”, “né?”, “ok”, “certo?”, “entendeu?”, “percebe?”, “é isso aí!”, “tipo assim”, “a gente”, “acho que” e outros;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação verbal EVITE falar como robô, em tom monocórdio; cometer erros gramaticais; engolir esses e erres; falar com estridência; embolar as palavras; ser prolixo ou monossilábico; organizar mal as idéias e a apresentação; expressar-se sem objetividade e clareza;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação verbal EVITE usar termos técnicos para público leigo; contar piadas e usar chavões; desculpar-se por estar despreparado; não levar em conta o momento, o local e o meio mais oportunos para transmitir determinadas mensagens; usar argumentos inconsistentes; perder-se em detalhes;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação verbal EVITE baixar a voz no final das frases; não destacar as idéias principais; usar citações em excesso e vocabulário inadequado; não aliar a técnica à naturalidade na comunicação.
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação não-verbal EVITE gestos que conotem nervosismo e inibição; ajeitar a gravata; manusear chaveiro, caneta; ajeitar o cabelo ou os óculos; coçar-se, pigarrear ou bocejar; apoiar-se ora numa perna ora em outra; fixar os olhos no chão, no teto ou numa só pessoa da platéia.
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação não-verbal EVITE olhar através das pessoas; ficar parado como estátua ou com as pernas abertas; movimentar as mãos excessivamente; estufar o peito ou cruzar os braços; mascar ou roer unhas; pôr as mãos para trás; dar as costas para a platéia;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação não-verbal EVITE esfregar as mãos ansiosamente; andar pelo palco sem razão; balançar o corpo; pôr as mãos nos bolsos; olhar para o vazio; pôr as mãos na cintura; apoiar-se nos móveis do cenário; consultar excessivamente o relógio;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação não-verbal EVITE fazer mau uso dos recursos audiovisuais; ameaçar o público com o ponteiro ou a caneta laser; esconder-se atrás dos recursos audiovisuais; perder a interação visual com o público.
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação interpessoal EVITE usar a comunicação como forma de poder; parecer egocêntrico, arrogante ou subserviente; manipular a platéia; esquecer o valor da empatia; ser irônico e sarcástico; não ouvir a platéia ou demonstrar preconceitos; apresentar-se sem estar preparado;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação interpessoal EVITE ignorar a etiqueta empresarial; chegar atrasado; revelar preferências pessoais; ter gestos, atos e palavras incoerentes; ser inflexível; não saber administrar conflitos interpessoais; receber as perguntas da platéia como se fossem uma ofensa pessoal;
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Caminhos para apresentações eficazes Durante a apresentação
Na comunicação interpessoal EVITE dizer que vai “roubar o tempo” dos espectadores; não controlar o tempo da exposição; tentar enganar a platéia falando do que não conhece; ignorar a linguagem corporal dos espectadores; subestimar a importância do processo de sinergia.
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Caminhos para apresentações eficazes Após a apresentação
Avalie criticamente os resultados e faça as correções necessárias para a sua próxima apresentação
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