A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Acesse o Site www.vencedores.aridesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Acesse o Site www.vencedores.aridesa."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Acesse o Site

2 Confira a seguir algumas orientações de preparação para o Vestibular e...

3 Para escolher o curso que você pretende se profissionalizar e onde fazer, precisa saber utilizar os recursos disponíveis. Os recursos internos dizem respeito às características de sua personalidade e os externos advêm da sociedade. Isso tudo sem precisar abrir mão da vida que você já está acostumado a ter.

4 Atenção! Os exemplos de pessoas, tidas como vencedoras são aquelas que apesar dos obstáculos impostos pela vida, conseguiram superá-los. Para esses cidadãos ter uma meta, disciplina, determinação, planejamento e organização, são alguns ingredientes indispensáveis, necessários e fundamentais para se chegar ao SUCESSO!

5 Lembre-se com carinho de que você é um projeto de amor de sua família e que eles estão na primeira fila da torcida pela sua felicidade, portanto converse sempre com eles sobre seus planos, informe-os da programação dos estudos, das atividades, para que eles possam lhe dar todo apoio necessário nesse momento de sua vida.

6 Agora, prepare-se para enfrentar essa onda, tomando algumas providências estratégicas e práticas no seu dia-a-dia.

7 - Certifique-se de que o local em que você quer transformar em santuário do estudo estará livre de eventuais interferências externas.

8 - Verifique a possibilidade de se estabelecer em um cômodo que garanta uma certa privacidade. - O local deve estar confortável, nem frio, nem abafado. Bem iluminado, pois forçar a vista causa cansaço mental. - Procure sempre que possível, estudar sentado, de preferência em cadeiras confortáveis que possam agüentar as horas de leitura.

9 - A primeira orientação é organizar o material de estudo: cadernos, lápis, caneta, régua, apostilas e livros. Tudo deverá estar em um local próximo à mesa de estudo. - Em seguida organize um horário e coloque-o a sua frente para ser seguido disciplinadamente.

10 - Procure manter um ritmo tal que seu organismo acostume-se com o estudo no mesmo local e horário. - Lembre-se de que um bom estudo é aquele que possui dois objetivos: aprender e recordar. - O estudo deve ter pausas curtas para relaxamento e recuperação orgânica.

11 - Se precisar, por qualquer motivo, interromper a leitura, deixe-a de modo que possa facilitar seu retorno sem perda de tempo ou esforço para achar o ponto em que parou. - Faça alguns exercícios de relaxamento, de alongamento dos músculos do pescoço, dos braços, das pernas e de respiração, antes de começar. Assim você terá mais disposição física para enfrentar as horas de estudo.

12 - Caso não consiga entender a matéria que está estudando, interrompa, passe para outra e volte a ela tão logo tire as dúvidas com um colega ou professor. - Evite somente decorar as matérias. O que vale mesmo é a capacidade de raciocinar. É a sua compreensão do assunto.

13 - Encontre seu estilo de estudo. Para alguns uma música suave bem baixinho ajuda na concentração. Mas fuja de conversas, barulhos repetitivos e chamadas telefônicas. - Quando o conteúdo for extenso procure fazer resumos, esquemas, mapas ou gráficos. A confecção destes, ajuda na fixação da matéria e torna seu entendimento mais simples.

14 - Procure estudar 4 (quatro) horas por dia em casa. Na véspera do concurso, esse tempo pode aumentar, dependendo da necessidade de cada estudante. - Habitue-se a ler jornais e revistas. Assim você se atualiza com os últimos acontecimentos do mundo e amplia seu repertório lingüístico e cultural para as redações.

15 - De acordo com nosso velho amigo dicionário Aurélio, a palavra representa um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar- lhe a homeostase. Sendo a homeostase a tendência à estabilidade no meio interno do organismo.

16 - Mantenha sempre por perto um amigo de confiança, com quem possa falar sobre as alegrias, as frustrações e os problemas particulares. - O lazer é muito importante nesse momento. Tenha sempre reservado algumas horas para um passeio. Preparar-se para pegar essa onda do vestibular não significa abdicar do cinema, do esporte e de outras atividades da vida. É uma questão de administração do tempo!

17 - Uma boa noite de sono é uma estratégia bastante eficaz para a resolução da maioria dos problemas psicológicos. Procure antes de deitar relaxar com uma leitura suave ou uma música leve. - Se você já tinha uma atividade física, mantenha-a. O esforço físico é um dos melhores ingredientes para combater o estresse.

18 - Crie momentos em que você possa ficar sozinho. A reflexão é uma boa estratégia de descontração. Converse consigo mesmo e tente sempre estar bem. - Evite pensar muito sobre a prova do vestibular. Muita gente torna-se ansiosa só de pensar em como pode ser o exame, o que provoca dores de cabeça e de estômago, impossibilitando, assim, um bom desempenho.

19 - Os sintomas mais comuns de estresse são: - Respiração mais rápida e curta; - Tensão excessiva nos ombros, pescoço e maxilares; - Transpiração excessiva nos pés, mãos, testa e axilas; - Cansaço crônico e dificuldade para pegar no sono; - Distúrbios do apetite (pode ser para mais ou para menos);

20 - Batimentos cardíacos acelerados; - Bloqueio da concentração e da memorização; - Dificuldade para controlar emoções. - Quando você souber o local em que fará a prova, dedique algum tempo para ir até lá. Conheça bem as maneiras de se chegar ao local, o tempo gasto e as linhas de transporte disponíveis.

21 - No dia da prova, acorde cedo, verifique tudo que precisa levar. Ao receber a prova, leia as questões com calma e procure responder as que você sabe primeiro. Assim você ganha tempo e confiança para resolver o restante da prova. (Texto adaptado da Revista: Vestibular/2003).


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Acesse o Site www.vencedores.aridesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google