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Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações

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Apresentação em tema: "Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações"— Transcrição da apresentação:

0 Apresentação do Presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco
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1 Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações
2 – A Operação de Compra da BrT 3 – Os Benefícios para o País 4 - Conclusão

2 Convergência Tecnológica
A convergência tecnológica muda o ambiente de negócios das telecomunicações e dá mais opções aos consumidores Cenário convergente Conteúdo Distribuição Dispositivo Serviço/produto Consumo Voz Consumo do conteúdo em qualquer dispositivo Rede convergente Pacotes de serviços Dados Vídeo

3 Fusões e Aquisições Existe uma tendência mundial de consolidação de empresas, por conta da convergência tecnológica e da importância da escala para empresas do setor de telecomunicações, como no caso dos EUA Foco 1997 1998 1999 2000 2005 2006 Local Operadoras incumbents resultantes da cisão do “Bell System” Local Local Local LD, dados Local Local LD, dados Local Local Local LD, dados LD Fonte: FCC, US Department of Justice, empresas e análise da equipe.

4 Na Europa, 15 incumbents já foram consolidadas em 4 grupos
Fusões e Aquisições Na Europa, 15 incumbents já foram consolidadas em 4 grupos Telefónica France Telecom Deutsche Telekom TeliaSonera Aquisição de grandes incumbents européias1 Telefónica France Telecom República Tcheca Itália Polônia Deutsche Telekom TeliaSonera Croácia Hungria Macedônia Montenegro Eslováquia Finlândia2 Estônia Lituânia 1) Países onde uma das 4 operadoras citadas possuem atuação como incumbents 2) A Finlândia não possui apenas uma incumbent, mas o grupo TeliaSonera, além de atuar como incumbent, é o maior grupo de telecomunicações do país Fonte: Ovum, Morgan Stanley, sites das empresas

5 Fusões e Aquisições Na América Latina, Telefonica e Telmex são os principais grupos de telecom Grupo Telefónica – aquisições recentes 2004 – 2006 Grupo Mexicano – aquisições recentes 2004 – 2006 Jan/06 – O2 (Móvel) Dez/04 – CTE (Móvel) Mar/04 – Bellsouth (Móvel) Jun/04 – Megatel (Móvel) Ago/04 – Enitel (Móvel) Jul/04 – Embratel (Fixa – LD, dados) Abr/06 – Colombia Telecom (Fixa, ILEC) Abr/05 - Cesky Telecom (Fixa, ILEC) Mar/05 – Net (TV paga) Out/04 – Otecel (Móvel) Ago/05 – TIM Peru (Móvel) Jul/05 – Hutchinson (Móvel) Mar/04 – Bellsouth (Móvel) Fev/04 – AT&T LA (Fixa – LD, dados) Out/06 – TVA (TV paga) Abr/04 – Techtel (Fixa, dados) Abr/04 – Chilesat (Fixa – LD, dados) Jun/04 – Metrored (Fixa, dados) Ago/05 – Smartcom (Móvel) Jul/04 – CTI (Móvel) Fonte: Empresas, análise da equipe

6 Fusões e Aquisições Esse movimento de fusões e aquisições já vem ocorrendo no Brasil, como comprovam as aquisições feitas pelo grupo Telmex 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Foco Móvel Operação sujeita à aprovação Móvel GRUPO MEXICANO Móvel Móvel Móvel Móvel Dados Fixa/Dados Fixa TV Paga / Banda Larga TV Paga / Banda Larga TV Paga / Banda Larga Fonte: Empresas e análise da equipe.

7 Fusões e Aquisições O mesmo ocorre no caso do grupo Telefónica 1999
Foco 1999 2002 2003 2004 2006 2007 Operação sujeita à aprovação Fixa Fixa Fixa TV Paga GRUPO IBÉRICO ISP Móvel Móvel Móvel Móvel Móvel Fonte: Empresas e análise da equipe.

8 Estratégias de crescimento
Os grupos Telefónica e Telmex possuem ampla diversidade de redes de telecomunicações no Brasil Presença do grupo Telmex no Brasil Presença do grupo Telefónica no Brasil Rede Tecnologia Detalhamento Rede Tecnologia Detalhamento Backbone óptico entre 61 mun. e cabos submarinos internacionais Redes metrop. em 83 localidades Rede de acesso em São Paulo com 11,9 milhões de linhas fixas e com banda larga ADSL em 400 municípios 1 Cabos e Fibra Ótica 1 Cobre e Fibra Ótica 2 Cabos e Fibra Ótica Redes metropolitanas em 8 municípios, com 478 km de cabos 2 Dados/ diversas Rede de dados na Região III e em outros 23 municípios, contendo redes como as do Itaú e Santander Rede de dados nacional com 140 POPs contendo também as redes do Bradesco e Unibanco 3 Dados/ diversas Cabo Coaxial e MMDS Rede de TV a cabo em 5 municípios e banda larga em 2 municípios 3 Cabo Coaxial e MMDS Atuação em 44 localidades. Aquisição da Vivax expandirá a rede para mais 33 localidades1 4 4 Sistema de TV por assinatura com oferta comercial em toda Região III DTH Rede de acesso em 184 localidades de 17 estados das Regiões I e III 5 WLL 5 Rede celular com cobertura nacional salvo região Nordeste Celular Rede celular com cobertura nacional salvo região Norte e Maranhão na Região I 6 Celular 6 Rede celular com cobertura nacional Celular 7 Líder nacional, com 4 satélites cobrindo o Brasil Satélite Backbone internacional de 45 mil km ligando 5 capitais do Brasil aos EUA, Argentina, e outros países 8 Freqüências WiMax Embratel é a única com 3,5GHz em todo o território nacional 7 Cabos e Fibra Ótica WiMax 1) Não considera a BigTV, adquirida em dezembro de Fonte: Empresas, Anuário Brasileiro de Telecomunicações, análise Oi

9 Estratégias de crescimento
A estratégia dos principais competidores contempla o crescimento via consolidações, com grande impacto sobre seu valor de mercado Grupo Telefónica – Acessos (milhões) Grupo Telefónica – Valor de Mercado (bilhões de dólares) 226 Países onde o Grupo Telefónica estava presente em 2001 Novos mercados 59 189% 170% 78 122 Outros Países Outros Países 40 38 45 Espanha Espanha 2001 2007 2001 2007 Grupo Telmex/America Móvil – Acessos (milhões) Grupo Telmex/America Móvil – Valor de Mercado (bilhões de dólares) México Novos mercados 345% 410% 2001 2007 2001 2007 Fonte: Sites das empresas e análise da equipe.

10 Estratégias de crescimento
Neste período, a Oi cresceu organicamente, com valor de mercado inferior ao de seus competidores Oi – Valor de Mercado (bilhões de dólares) Oi – Acessos (milhões) 9,4 111% 70% 5,5 2001 2007 2001 2007 Oi – Receita Líquida (bilhões de dólares) O número de acessos da Oi cresceu 111% entre 2001 e 2007, frente a 189% do Grupo Telefónica e 345% do Grupo Telmex/America Móvil A menor perspectiva de crescimento futuro impactou no valor das ações da Oi 9,0 110% 4,3 2001 2007 Fonte: Sites das empresas e análise da equipe.

11 Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações
2 – A Operação de Compra da BrT 3 – Os Benefícios para o País 4 - Conclusão

12 Acionistas Após Reorganização
Reorganização Societária Acionistas Atuais 1 AG TELECOM 2 LF TELECOM 3 FASS – Fundação Atlântico* Subtotal 4 BNDESPAR 5 FIAGO** 6 ALUTRENS 7 ASSECA 8 LEXPART Total % ONs 10,275 4,00 24,550 25,00 19,90 10,00 100,00 Acionistas Após Reorganização 1 AG TELECOM 2 LF TELECOM 3 FASS – Fundação Atlântico* Subtotal 4 BNDESPAR 5 PREVI 6 PETROS 7 FUNCEF Total % ONs 19,34 11,50 50,18 16,86 12,96 10,00 100,00 * Fundo de pensão dos funcionários da Oi. ** Fundos de Pensão: Previ, Petros, Funcef, FASS e Telos.

13 Estrutura Corporativa
Situação Intermediária (aprovação ANATEL) Situação pós Aquisição e Incorporações Situação Atual TmarPart. Telemar Norte Leste S.A. (TMAR) TNLP (TNE) TmarPart. TmarPart. TNLP (TNE) TNLP (TNE) Telemar Norte Leste S.A. (TMAR) Telemar Norte Leste S.A. (TMAR) Techold BRTP 100% 100% BRTO BRTO BrT GSM BrT GSM

14 Aquisição Surge uma nova empresa: capital nacional, operação em todo Brasil e com capacidade para atuação internacional No Brasil, essa empresa deverá, no prazo de cinco anos, ter um total de: 22 milhões de clientes de telefonia fixa 38 milhões de clientes de telefonia celular 12 milhões de clientes de banda larga 8 milhões de clientes de TV por assinatura No exterior a estimativa é de poder alcançar 30 milhões de clientes de telefonia fixa, celular, banda larga e TV por assinatura Total: 110 milhões de clientes Oi Oi + Brasil Telecom + Brasil Telecom Fonte: Análise da equipe.

15 Legislação A operação é legal, porque a LGT não restringe a fusão das operadoras e determina que cabe à Anatel a iniciativa de propor a revisão periódica do PGO 1998 2008 1997 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 Publicação da lei Proibição da venda das concessionárias por cinco anos, a contar da privatização Previsão de revisão do PGO pela Anatel/Governo Fim da proibição à venda das concessionárias Abrafix entra com pedido de revisão do PGO na Anatel (Lei Geral das Telecomunicações LGT Permissão para as concessionárias prestarem serviços fora da área original caso as metas do PGMU fossem antecipadas Publicação do decreto do primeiro PGO Separação do país em quatro Regiões (Plano Geral de Outorgas) PGO Proposta da Anatel para nova revisão do PGMU Publicação do primeiro decreto do PGMU, para promoção da grande universalização da telefonia fixa em cinco anos Principal marco de cumprimento das metas Revisão e publicação de novo decreto do PGMU, com alteração de metas (Plano Geral de Metas de Universalização) PGMU Publicação do decreto de alteração do PGMU com mudança de metas (07/04) Renovação dos contratos de concessão Privatização Assinatura dos contratos Fonte: Anatel e Ministério das Comunicações

16 Legislação O passo-a-passo da operação: Aspectos Regulamentares
A operação pode ser concretizada após: Alteração do PGO Anuência da Anatel A revisão periódica do PGO já está prevista na LGT (artigos 18 e 19) O PGMU (universalização) já foi atualizado duas vezes (2003 e 2008) Essa revisão é justificada após 10 anos de edição do PGO (1998) e no contexto da convergência tecnológica e da tendência de consolidação do mercado mundial A alteração do PGO será discutida com a sociedade através de Consulta Pública da Anatel Aspectos Concorrenciais Foi apresentado o Ato de Concentração para o CADE no prazo legal (em ) Segundo estudo da FGV: A operação traz impactos positivos no mercado de mobilidade (SMP) e comunicação de dados (SCM) ao constituir um novo competidor com abrangência nacional Não traz impacto no mercado de telefonia fixa já que as concessionárias Oi e BrT atuam em regiões distintas

17 Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações
2 – A Operação de Compra da BrT 3 – Os Benefícios para o País 4 - Conclusão

18 Grupo Econômico Porte comparável ao de seus competidores no Brasil, o que fortalece sua capacidade de concorrer no mercado nacional Receita líquida 2007 (R$ bilhões) Receita líquida (R$ bilhões) 240,1 Situação original 1,4 Situação original 41,5 Aquisições Telemig Aquisições Telemig 1,4 Brasil Global Telecom Italia 84,4 29,3 TIM 12,8 Amazônia Celular 0,5 20,5 BrT 11,2 Vivo 12,5 Net 2,8 81,3 Telefónica 154,3 Claro 9,2 Telmex 31,3 29,3 Amazônia Celular Oi Telesp 14,8 17,6 0,5 America Móvil 50,0 Embratel 8,6 BrT 11,2 17,6 Oi Grupo Ibérico Grupo Mexicano Grupo Brasileiro Grupo Ibérico Grupo Mexicano Grupo Brasileiro Fonte: Relatórios financeiros das operadoras e análise da equipe.

19 Criação de um Novo Player Nacional
Mercado Operação não provoca concentração de mercado. Como mostra estudo da FGV, Oi e BrT são complementares Região I Região II NOVA EMPRESA NOVA EMPRESA 88% *% 88% *% 86% 86% STFC Local 57% 1% 58% *% 64% 64% LDN Inter-regional 79% *% 79% *% 86% 86% LDN Intra-regional 39% 1% 40% *% 37% 37% LDI 29% 0% 29% 0% 13% 13% Móvel Criação de um Novo Player Nacional 37% 2% 39% 4% 43% 47% Dados Corporativos Fonte: Estudo FGV. *% pouco representativo (<1%)

20 Móvel Mais concorrência na área de telefonia celular, que ganha o quarto competidor com rede nacional 25,8% 25% Market Share + 27,7% = 30,9% 3,2% + 13,2% + 3,5% = ,9% + 1,2% Fonte: Anatel (Dezembro/2007).

21 Rede de Dados Maior competição no mercado de dados corporativos, criando um segundo backbone de abrangência nacional EUA EUA + Venezuela Guiana Francesa África e Portugal Uruguai Argentina

22 Competição A mudança do foco estratégico da oi através da operação ampliará a competição no mercado ANTES da operação DEPOIS da operação Novo foco estratégico da Oi Crescimento como player nacional integrado Região III, com foco inicial em mobilidade Região II, com maior agressividade na mobilidade Crescimento em novos serviços e convergência na Região I Compe-tição Somente 3 players de abrangência nacional Somente 3 players em SP Mais 1 player de abrangência nacional, inclusive em São Paulo Mobilidade Dados corporativos Somente 1 player com abrangência nacional Mais 1 player com abrangência nacional Status quo concorrencial mas com repasse para usuário via Fator X nos reajustes tarifários Telefonia 3 players regionais

23 Desenvolvimento Social
Juntas a Oi e a BrT seriam ainda mais comprometidas com o desenvolvimento social do país Oi BrT Oi + BrT 1998 2007 2010 Telefonia fixa Localidades mil Cresc % Localidades mil Cresc % Localidades mil 66% 7% 6,1 9,4 Telefonia móvel Municípios1 mil Municípios2 mil 47% 1,1 0,8 Banda larga Mun. c/ backbone p/ banda larga mil Municípios1 mil 182% 0,3 Escolas públicas com banda larga gratuita Escolas mil Alunos4 % alunos RI+II Escolas mil Alunos4 % alunos RI+II 1) Com a Amazônia Celular 2) Municípios a serem cobertos com 2G. O 3G será, obrigatoriamente, adicional em 230 municípios 3) Considera somente a população do distrito sede 4) Alunos das escolas públicas de ensino médio e fundamental das Regiões I e II

24 Crescimento A integração das operações da Oi e da BrT criaria uma empresa que seria a 30ª maior operadora mundial de telecomunicações Valores de mercado1 da Oi e BrT e posição no ranking global das operadoras de telecom US$ bilhões Maiores operadoras de telecom por valor de mercado2 Posição no ranking global # Operadora (US$ bi) 1 China Mobile 330,3 2 AT&T 226,0 3 Vodafone 159,4 4 Telefonica 139,4 5 America Movil 110,7 6 Verizon 101,2 7 France Telecom 97,2 Deutsche Telekom 77,1 9 NTT DoCoMo 67,7 10 NTT 62,6 11 China Telecom 53,6 12 Telstra Corporation 51,7 13 Singapore Telecom 45,8 14 Telecom Italia 41,9 15 Bharti 38,2 16 BT Group plc 37,4 17 Telmex 18 TeliaSonera 34,6 19 Telenor 34,1 20 MTN Group 32,9 21 KPN 32,8 22 Vimpelcom 31,6 23 Mobile TeleSystems 31,0 24 KDDI 30,5 # Operadora (US$ bi) 25 BCE Inc. 29,0 26 China Unicom 28,2 27 Rogers Com 26,7 28 Chunghwa 24,1 29 Bouygues 30 PT Telekomunikasi 19,9 31 China Netcom 19,3 32 Swisscom 18,8 33 Sprint Nextel 18,4 34 Turkcell 18,2 35 Belgacom 16,1 36 SK Telecom 15,9 37 OTE Hellenic 14,6 38 TELUS Corp 14,4 39 Oi 13,9 40 KT Corp 41 Portugal Telecom 13,6 42 TPSA 43 PLDT 12,6 44 Telesp 12,4 45 Telekom Malaysia 11,5 46 Telekom Austria 9,9 47 Advanced Info Service 9,1 48 BrT 9,0 Antes Depois 30ª 39ª 48ª Oi1 BrT1 Oi + BrT 3 1) Valor das Operadoras TMAR e BRTO em 31/03/2008; Dólar considerando Ptax de fechamento do mesmo dia (R$1,7491) 2) Apurado pelas cotações de 31/03/08 3) Valor “as usual” obtido pela soma simples dos valores de Oi e BrT Fonte: Morgan Stanley, sites das empresas

25 Objetivo: criar uma empresa multinacional de telecomunicações
Crescimento Objetivo: criar uma empresa multinacional de telecomunicações Base de Clientes Oi (TMAR) Atual Milhões, Dez/07 Em 5 anos Milhões Oi Brasil Telefonia fixa BrT Oi+BrT + Telefonia móvel Brasil Telecom Banda Larga 3,1 1,5 1,6 = TV por assinatura 0,06 Oi + Brasil Telecom Exterior Todos os segmentos Total Fonte: Relatórios das empresas; análise da equipe

26 Expansão Internacional
A empresa resultante se torna a 30ª no mundo em valor de mercado (US$ 22,9 bilhões) e, num prazo de cinco anos, terá porte para expandir suas operações para Europa, África e América Latina e atender 30 milhões de clientes no exterior Dados de março de 2008.

27 Pesquisa e Desenvolvimento
Cenário mundial: tem crescido muito o número de multinacionais de países emergentes, criando um ambiente favorável para maior desenvolvimento de atividades de inovação Fortune Global 500 Nº empresas de países emergentes Fatores de incentivo à atividade de P&D em países emergentes Menor custo dos recursos de P&D O custo dos recursos para realização de atividades de P&D em países emergentes é consideravelmente menor do que nos países desenvolvidos A Ranbaxy da Índia possui 1/5 dos custos de desenvolvimento dos seus principais concorrentes nos países desenvolvidos CAGR 24% Os países emergentes têm formado grande número de pessoal técnico para realização de atividades de P&D Em 2010 é esperada a formação de pessoas na China e na Índia em cursos técnicos, um número 12 vezes maior do que o dos EUA Desenvolvi-mento de pessoal capacitado BCG RDE 100 100 empresas de países emergentes com maior potencial Outros Rússia Mercado interno Empresas em países emergentes com grande mercado interno têm utilizado esta alavanca para expandir ao mercado internacional O aumento da competitividade nestes países tem motivado as empresas a investir cada vez mais em fatores de diferenciação como pesquisa e desenvolvimento e inovação China Brasil Índia RDE – Rapidly Developing Economies Fonte: Ranking Global 500 da Fortune; Artigo “The new global challengers” do Boston Consulting Group

28 Pesquisa e Desenvolvimento
Cenário mundial: o Brasil ainda possui atividade incipiente de inovação (produção de patentes) em comparação com as maiores economias do mundo Nº patentes / milhão habitantes Rússia 37º posição 1,57 x<0,5 0,5<x<1 1<x<10 10<x<100 Suíça 2º posição 501,80 100<x<300 x>300 Japão 1º posição 1.213,10 EUA 3º posição 350,50 China 59º posição 0,33 Venezuela 40º posição 1,05 México 45º posição 0,93 Índia 58º posição 0,37 Brasil 48º posição 0,81 Chile 47º posição 0,86 Austrália 21º posição 59,98 Argentina 38º posição 1,51 Nota: Utilizada média das patentes por milhão de habitantes Fonte: EIU Innovation Report 2007 – Ranking das economias mais inovadoras

29 Pesquisa e Desenvolvimento
A Oi já está entre as 15 empresas de serviços de telecom no mundo com maior percentual da receita investido em P&D Investimento em P&D no mundo – Setor de Telecom 2006, US$ milhões # Empresa % P&D / Rec. líquida Invest. P&D 1 BT 5,5 2.196 2 Telstra 2,9 494 3 NTT 2,8 2.596 4 TeliaSonera 2,7 365 5 KT 2,5 373 6 SK Telecom 1,9 231 7 France Telecom 1,7 1.132 8 Chunghwa Telecom 1,5 87 9 Telenor 1,1 168 10 Telefônica 778 11 Telekom Austria 0,9 58 12 Deutsche Telekom 0,8 644 Oi 64 13 Vodafone 0,7 436 14 Belgacom 54 15 KDDI 0,5 129 16 Swisscom 39 17 Bouygues 167 18 Telecom Italia 0,4 176 19 AT&T 224 20 China Telecom 0,2 38 Fonte: 2007 R&D Scoreboard – Departamento de inovação do governo britânico; FED – Taxas de câmbio de Dez 2006

30 Pesquisa e Desenvolvimento
Linhas de ação Instituições Acadêmicas Desenvolver 4 centros de excelência externos focados em temas de interesse da Oi com seleção que considere expertise e localização geográfica Intensificar relacionamento com demais instituições do setor (universidades e institutos de pesquisa) para desenvolvimento de projetos específicos de temas de interesse da Oi Estratégia Posicionar-se entre as 10 empresas mundiais mais inovadoras do setor de serviços de telecom Ser agente de incentivo a pesquisa e desenvolvimento e inovação nacionais, de modo a atender de forma inovadora, competitiva e eficaz as necessidades de comunicação do país Indústria Incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação dos fornecedores de capital nacional do setor de telecomunicações / entretenimento Aumentar a participação de produtos nacionais e de tecnologia nacional no total de compras da Oi desenvolvendo mecanismos de estímulo à compra de serviços e produtos de empresas nacionais em condições competitivas Interno Priorizar atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação com implementação de uma diretoria dedicada que coordene as atividades internas e externas de P&D / Inovação do grupo Incrementar continuamente a receita líquida de novos serviços

31 3 anos Investimento em Gente
A Oi tem convicção de que a empresa resultante da operação vai estimular o desenvolvimento profissional de seus colaboradores e a expansão do negócio A empresa se compromete a manter o número de postos de trabalho por um período de 3 anos

32 Total de colaboradores diretos da Oi: 8.776
Investimento em Gente Oi e Brasil Telecom atuam em áreas distintas. Por isso, as áreas operacionais das duas empresas são complementares Total de colaboradores diretos da Oi: 8.776 cargos executivos e de gestão: 530 cargos operacionais: 8.246

33 Investimento em Gente Para fazer frente aos seus planos de investimento e crescimento, a Oi aumentou seu quadro de funcionários em quase 15% somente em 2007 Evolução dos postos de trabalho (diretos e indiretos) Evolução do número de funcionários da Oi Atual 8.776 83.776 Antes da privatização 7.623 59.181 Dez/06 Dez/07 Jul/98 Dez/07

34 Investimento em Gente 800 novos postos de trabalho:
A Oi prevê aumentar ainda mais sua equipe de colaboradores em 2008 800 novos postos de trabalho: 300 em São Paulo 500 nos demais estados Os principais novos projetos da empresa são: Expansão e modernização da rede de banda larga Entrada no mercado de São Paulo na área de telefonia celular Entrada no mercado de 3G Desenvolvimento de novos negócios, como distribuição de áudio-visual e meios de pagamento e lançamento da Oi TV

35 A prioridade é desenvolver e reter talentos
Investimento em Gente A empresa resultante da operação tem como objetivo criar oportunidades de emprego, carreira e desenvolvimento para colaboradores de ambas as companhias A prioridade é desenvolver e reter talentos O Assessment Center, programa de recrutamento interno da Oi, criado para a valorização de talentos, foi responsável pelo preenchimento de 48% das vagas geradas em 2007 Em cargos executivos, o índice chegou a 77%. O Assessment Center será a base para a realocação e remanejamento de colaboradores da nova empresa

36 Índice 1 – A Evolução do Mercado de Telecomunicações
2 – A Operação de Compra da BrT 3 – Os Benefícios para o País 4 - Conclusão

37 Conclusão A nova companhia nasce no contexto internacional da convergência tecnológica e dos ganhos de escala geográfica A Lei Geral de Telecomunicações prevê a revisão periódica do Plano Geral de Outorgas para sua atualização diante da evolução tecnológica e das necessidades da sociedade Análise antitruste mostra que a operação não traz riscos à concorrência no mercado brasileiro, ao contrário há efeitos pró-competição A operação traz benefícios consideráveis para o País

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