A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plataformas abertas e Wikipédia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plataformas abertas e Wikipédia"— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas abertas e Wikipédia
Beatriz Araújo Cristina Lourenço Recursos Informacionais II Departamento de Biblioteconomia e Documentação Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo 2ºsem./2009 Docente: Profª Dra. Brasilina Passarelli

2 Sumário Introdução Justificativa Objetivos Metodologia Contexto
Plataformas abertas Wikipédia Wikis Considerações finais Bibliografia

3 Introdução Entendendo que recursos informacionais são todo tipo de fontes de informação independente de seu suporte, os avanços constantes das tecnologias e comunicações impõem novos desafios ao profissional bibliotecário. Nesse contexto a Internet surge como um poderoso meio de comunicação que traz consigo inovadoras ferramentas, como a Wikipédia e outros recursos baseados em plataformas abertas, que tem se constituído na atualidade como importantes fontes de informação.

4 Justificativa Como requisito para avaliação da disciplina de Recursos Informacionais II, ministrada pela professora Dra. Brasilina Passarelli, foi-nos pedido que fizéssemos uma apresentação para a classe sobre o tema Plataformas abertas e Wikipédia, afim de aprendermos sobre estes recursos informacionais da Internet.

5 Objetivos Conceituar e exemplificar plataformas abertas;
Descrever e apresentar a ferramenta Wikipédia; Descrever algumas outras ferramentas baseadas em plataformas abertas.

6 Metodologia Para realizar este trabalho e atender aos objetivos utilizamos a metodologia mais simples de pesquisa, consistindo basicamente na leitura de artigos impressos e eletrônicos que versavam sobre o tema, com posterior reflexão e a elaboração desta apresentação.

7 Contexto: A Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet (conhecido como endereço IP), que é um protocolo usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento de dados. Fonte:Internet (verbete). Wikipédia. Disponível em:pt.wikipedia.org/wiki/Internet. Acesso em: 25 mai

8 Contexto: World Wide Web
Faz parte da Internet a World Wide Web (trad. Rede de alcance mundial), conhecida também como Web ou WWW, que é um sistema para documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualização desses documentos, pode-se usar um programa de computador chamado navegador que descarrega as informações ("documentos" ou "páginas") de servidores web ("sítios“ ou “sites”) e mostra-os na tela do usuário.

9 Contexto: World Wide Web
A World Wide Web foi inventada por Tim Berners-Lee em Atualmente a Web é supervisionada pela World Wide Web Consotium (W3C) do qual Berners-Lee é o diretor. O W3C desenvolve padrões para a criação e interpretação de conteúdos para a Web. Sites desenvolvidos segundo esses padrões podem ser acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software utilizados. Um dos padrões desenvolvidos pelo W3C é o XML (eXtensible Markup Language).

10 Contexto: a Web 2.0 Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela editora norte-americana O’Relly Media, especializada na área de computação, para designar uma segunda geração de comunidades e serviços tendo como conceito a Web como plataforma. O termo Web 2.0 foi usado pela primeira vez em outubro de 2004 pela O’Relly Media e pela Mediative Internacional como nome de uma série de conferências sobre o tema.

11 Contexto: a Web 2.0 O termo Web 2.0 não significa uma nova versão para a Web, não se refere à qualquer atualização nas suas especificações técnicas, mas sim uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores, isto é, um ambiente de integração, participação e colaboração.

12 Plataforma: conceito Na área de informática “Plataforma é o padrão de um processo operacional ou de um computador”. Fonte: Plataforma (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 19 mai

13 Plataforma: conceito “Plataforma. Termo para hardware de computadores, micro-computadores e estações de trabalho. Quando se discute software, independência de plataforma significa que um programa pode ser executado em qualquer computador”. Fonte: Plataforma (verbete). Glossário do Sistema de Informação Geográfica. Disponível em: Acesso em: 19 mai. 2009

14 Plataforma: conceito “Plataforma. O tipo de computador, processador ou sistema operacional em uso”. Fonte: Plataforma (verbete). Mini-dicionário de técnico informática. Disponível em : Acesso em 19 mai

15 Plataformas abertas: conceito
Plataforma aberta: (Ing: open platform) Conceito que demanda a um computador e a uma rede que permite a todos os usuários da Internet a possibilidade de acessar, criar e publicar informações, assim como acessar a informação de outros. Fonte: Plataforma aberta (verbete). Glossário de elearning. Disponível em: <abhttp://elearning.ieba.org.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=37erta> Acesso em: 13 mai

16 Plataformas abertas O que entendemos por estas definições é que plataformas abertas são sistemas operacionais que possibilitam aos seus usuários acessar, criar ou editar informações da própria ferramenta ou do conteúdo nela exposto, podendo ou não alterar o código fonte do sistema, e sem custo para a sua utilização.

17 Plataformas abertas: exemplos
Comunidades virtuais: Stoa, Orkut, Facebook; Compartilhamento de vídeos: Youtube, Videolog, DotSub; Diretório Aberto: ODP ou Dmoz ( Directory Mozilla), Firefox, Open Office; Softwares livres: Linux, Firefox, Br Office; Sistemas Wiki: Wikipédia, Wikcionário, Wikiquote, Wikilivros, Wikisource,Wikimedia Commons, Wikispecies, Wikinews e Wikiversidade.

18 STOA Rede social formada por estudantes, professores, funcionários e ex-membros da Universidade de São Paulo – USP. Pretende promover uma interação entre os membros da comunidade USP. Stoa é um projeto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da USP .

19 STOA Softwares utilizados:
Elgg, uma plataforma para redes sociais (stoa.usp.br), MediaWiki, um wiki integrado ao banco de dados do Elgg para apenas os membros da comunidade USP poderem editar as páginas do StoaWiki ( Moodle, para o gerenciamento de disciplinas pelos docentes (

20 ORKUT Rede social filiada ao Google.
Foi criada em 24 de Janeiro de 2004 Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Objetivo: ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos .

21 ORKUT O alvo inicial do Orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de usuários, mais de 23 milhões, e o site mais visitado. Na Índia é o segundo mais visitado. Desde outubro de 2006, o Orkut permite que os usuários criem contas sem necessidade de um convite.

22 ORKUT Originalmente a sede do orkut era na Califórnia, mas em agosto de 2008 Google anunciou que o orkut seria operado no Brasil pelo Google Brasil. Isso foi decidido devido a grande quantidade de usuários brasileiros. Idiomas: Português, Inglês, Espanhol, Francês e mais 39 idiomas.

23 FACEBOOK Website de relacionamento social lançado em 4 de fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. O site é semelhante ao Orkut, do Google, e o seu ponto chave é a publicação de fotos dos seus usuários, daí o nome da comunidade.

24 FACEBOOK A idéia inicial era criar uma comunidade virtual dos próprios alunos do colégio para se integrarem de uma melhor maneira. Com o passar do tempo, a popularidade do Facebook aumentou e ele expandiu-se para outros colégios, universidades e, em seguida, para o mundo todo. É o maior site de fotografias dos EUA, superando até aqueles que foram feitos exclusivamente para fotos.

25 YOUTUBE É um website que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundosm. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes, e materiais caseiros.

26 YOUTUBE Em 9 de outubro de 2006 foi anunciada a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de US$ 1,65 bilhão em ações.

27 VIDEOLOG Site de armazenamento de vídeos onde cada usuário tem seu perfil, podendo fazer seus comentários a respeito do vídeo, definir seus favoritos, votar nos que considera melhores, além de assisti-los seguindo uma categoria, ex: “mais recentes”, “mais assistidos”.

28 VIDEOLOG O serviço possui um painel de administração que dá ao usuário uma maior customização do site, podendo personalizar o ambiente, tornando-o mais agradável e acessível ao usuário. O videolog permite que o usuário insira vídeos em outros sites ou blogs. A interface possui publicidade, mas não tão carregada, nem exagerada.

29 DotSub Site de armazenamento de vídeos semelhante ao YouTube
Diferencial: reprodução de filmes online com ferramentas que facilitam a edição de legendas para as obras

30 FIREFOX O Mozilla Firefox é um navegador disponível na internet, e que a cada dia possui mais adeptos. Este tipo de navegador pode ser utilizado em conjunto com outros navegadores que você possui instalado em seu computador. Mozilla Firefox é uma multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla foundation (em português, fundação Mozilla). Alternativa ao Microsoft Internet Explorer, partindo para uma guerra particular com os navegadores.

31 Plataformas abertas: vantagens
A vantagem das plataformas abertas estaria na maior facilidade para troca de informações, já que estas proporcionariam maior rapidez Utilizando uma plataforma aberta um usuário pode tornar-se um desenvolvedor e adicionar recursos ou funcionalidades a plataforma que o produtor não tinha adicionado ou não havia concebido.

32 Wikipédia Wikipédia é uma enciclopédia multilingüe, online, livre e colaborativa, ou seja, escrita por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. A Wikipédia é considerada maior a enciclopédia online do mundo. E é um dos 10 sites mais visitados mundialmente.

33 Wikipédia, uma Wiki A Wikipédia é uma Wiki, isto é um software colaborativo que permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita de revisão do conteúdo antes da sua publicação. O primeiro software Wiki foi inventado em 1995 por Ward Cunningham, um programador de computador, e chamava-se Portland Patter Repository.

34 Wikipédia, uma Wiki “Cunningham pretendia desenvolver um site onde os próprios usuários poderiam gerar conteúdo. Com o sucesso do sistema que desenvolveu, vários clones de sua idéia foram surgindo como alternativa para construção participativa de textos e até mesmo como ferramenta para a gestão do conhecimento em empresas e escolas”. Fonte: SCHONS, Cláudio Henrique; SILVA, Fabiano Couto da; MOLOSSI, Sinara. O uso de wikis na gestão do conhecimento em organizações. Biblios: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología. Ano 8, n. 27, 2007.

35 Wikipédia, uma Wiki Segundo Sérgio Lozinsky (apud MOREIRA, 2006) da IBM para o sucesso de uma Wiki é necessário: Massa crítica: uma rede ou empresa que esteja disposta, capacitada e utilize o sistema; Cultura: interesse ou desejo em colaborar; Atualização: freqüente; Administração: pessoas que serão responsáveis pela segurança, disseminação e infra-estrutura do projeto; Investimento: os Wikis tem baixo custo inicial mas com o aumento de usuários maior é a necessidade de dispor de pessoas responsáveis pelo projeto. Fonte: MOREIRA, Daniela. (2006, 23 agosto) Wikis podm aposentar conceito de intranet nas empresas. IDG Now. Disponível em: Acesso em: 29 mai

36 Wikipédia A Wikipédia está disponível em 257 idiomas ou dialetos. Possui um total de 7,5 milhões de artigos, dos quais 2,1 milhões estão em língua inglesa e artigos em língua portuguesa. O número total de páginas da Wikipédia está em aproximadamente 24 milhões, e inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projetos, etc. A versão alemã da Wikipédia encontra-se também em DVD-ROM.

37 Wikipédia e a confiabilidade de seus dados
A revista britânica Nature realizou uma pesquisa comparativa, de 50 artigos na área de Ciências, entre a Wikipédia (W) e a Enciclopédia Britannica (B). Do total de artigos, 42 foram analisados por especialistas, e o resultado surpreeendeu uma vez que a comparação obteve pontos semelhantes entre as duas. Inconsistências por verbete (média):W = 4; B = 3; Erros graves: W = 4; B = 4; Incorreções factuais, omissões e afirmações falsas: W = 162; B = 123.

38 Wikipédia e a transparência de seus colaboradores
O Wikipedia Scanner foi criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, com o objetivo de evitar que indivíduos ou grupos editem páginas que não deveriam. É uma ferramenta de busca que faz o cruzamento de informações em um banco de dados de IP, com a lista das modificações das páginas.

39 Wikipédia e a transparência de seus colaboradores
O Wikipedia Scanner mostra que usuários de computadores da CIA, do FBI, do Vaticano, do Partido Trabalhista Britânico, das Nações Unidas, da Dell Computers, do Wal-Mart, da Microsoft, e da Apple, dentre muitos outros, são responsáveis por edições nos textos da Wikipedia.

40 Wikipédia e as outras enciclopédias
Britânica Encarta Início 2001 1768 1993 Verbetes 7,5 mihões 28 mil Artigos 12 milhões 120 mil 45 mil Idiomas 257 (idiomas e dialetos) 1 (inglês) 8 (idiomas) Versões Online e DVD-Rom (em alemão) Impressa e online CD-Rom e Online Acesso Gratuito Pago Revisão Internautas especialistas ou não no assunto Editores especializados

41 Publicar na Wikipédia Wikipédia tem artigos redigidos de forma colaborativa. Um colaborador pode assumir vários níveis de colaboração, em atividades tais como: escrever, revisar artigos, corrigir falhas de conteúdo ou erros ortográficos, colaborar esporadicamente com o projeto também noutras atividades, como produzir softwares, traduzir artigos, e igualmente divulgar idéias ou participar de discussões.

42 Políticas da Wikipédia
Para colaborar com a Wikipédia não é necessário ter uma conta, embora ser um usuário cadastrado traga algumas vantagens como poder editar páginas ‘semiprotegidas’ ou mudar o nome de artigos. Chama-se de wikipedista cada editor ativo da Wikipédia. A Wikipédia possui normas de conduta para seus colaboradores e políticas oficiais elaboradas pela própria comunidade.

43 Histórico da Wikipédia
A Wikipédia foi criada por Jimmy Wales em 2001. Baseda no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere"). Wikipédia é um aperfeiçoamento do projeto Nupedia, um projecto de enciclopédia livre online através língua inglesa cujos artigos eram escritos por especialistas e revistos em um processo formal.

44 Histórico da Wikipédia
Nupedia foi fundada em 2000, sob a titularidade da Bomis Inc, Uma empresa de portal da Web. Suas principais personalidades foram Jimmy Wales e Larry Sanger, editor chefe da Nupedia e posteriormente da Wikipédia. Nupedia deixou de operar em setembro de 2003, com 24 artigos prontos e 74 ainda sendo revisados.

45 Wikipédia É ancorada por software próprio, o MediaWiki desenvolvido por voluntários e sob a licença GNU/GPL, que é uma licença para software livre. Assim, vários autores podem trabalhar em conjunto, editando sucessivamente a mesma página.

46 Wikimédia Foundation A Wikimedia Foundation Inc., é uma organização beneficente, sem fins lucrativos, dedicada a incentivar a produção, desenvolvimento e distribuição de conteúdo livre e multilíngüe disponibilizando ao público, integralmente, esses projetos todos baseados em Wiki. Sediada em São Francisco, Estados Unidos da América (até 2007 sua sede era no estado da Flórida). Sua existência foi oficialmente anunciada pelo co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, em Ela também conta com as local chapters que à representa localmente. Seu nome é composto pelas palavras Wiki e multimídia.

47 Projetos da Wikmédia Foudation
Wikcionário; Wikilivros; Wikimedia Commons; Wikinotícias; Wikiquote; Wikisource; Wikispecies; e Wikipédia.

48 Sistema Wiki - Wikicionário
É um projeto web multilingual pertencente a Wikimedia Foundation, um projeto gêmeo da Wikipédia Dicionário de conteúdo livre disponível em 172 países Escrito por voluntários que usam softwares wiki, e permite que artigos sejam alterados Disponível a partir de 12 de Dezembro de 2002.

49 Sistema Wiki - Wikilivros
Destinado ao desenvolvimento de colaboração de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. Este sistema baseia-se no Sistema Wiki, no qual é uma rede de paginas Web contendo várias informações que podem ser modificadas e aplicadas por usuários que tenham navegadores comuns como Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safári etc.

50 Sistema Wiki – Wikimedia Commons
Wikmédia Commons tem como objetivo ser um repositório de imagens e outros tipos de multimídia livre. O Wikimédia Commons não permite o carregamento de arquivos “fair use” licenças não livres, principalmente licença de uso comercial.

51 Sistema Wiki - Wikispecies
Wikispecies: função de catalogar todas as espécies conhecidas até então. Este projeto é destinado a cientistas, ao invés de publico em geral. Passou a ser disponibilizado no ano de 2005.

52 Sistema Wiki - Wikinews
Projeto de um repositório de notícias livres, baseado no sistema Wiki É um "projeto-irmão" da Wikipédia e visa alcançar o maior número de notícias possíveis.

53 Sistema Wiki - Wikiquote
Baseado uma uma idéia de Daniel Alston e implementada por Brion Vibber, o objetivo principal do projeto é produzir colaborativamente uma vasta referência de citações de pessoas proeminentes, livros, filmes e provérbios, e a dar detalhes a respeito deles.

54 Sistema Wiki - Wikisource
Também chamado de biblioteca livre, é um projeto da Wikimedia Foundation que, de forma colaborativa, reúne um conjunto de textos que possuam valor histórico-cultural e que sejam compatíveis com a licença GNU/FDL (GNU Free Documentation License).

55 GNU/FDL (GNU Free Documentation License).
GNU/FDL: permite que textos, apresentações e conteúdos de páginas na Internet sejam distribuídos e reaproveitados, mantendo, porém, alguns direitos autorais e sem permitir que essa informação seja usada de maneira indevida.

56 Sistema Wiki - Wikiversidade
Projeto em fase de desenvolvimento, que tem como meta ser um ambiente livre e aberto para educação universitária mediada pela Web e estudos gerais em uma comunidade de pesquisa.

57 Considerações finais As plataformas abertas, e em especial a Wikipédia, por serem ferramentas voltadas para a cooperação e a colaboração tem se mostrado um importante recurso de compartilhamento de conteúdos. As plataformas abertas promovem e estimulam a construção social da informação.

58 Bibliografia Internet (verbete). Wikipédia. Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Internet. Acesso em: 25 mai MOREIRA, Daniela. (2006, 23 agosto) Wikis podm aposentar conceito de intranet nas empresas. IDG Now. Disponível em: Acesso em: 29 mai Plataforma (verbete). Glossário do Sistema de Informação Geográfica. Disponível em: Acesso em: 19 mai Plataforma (verbete). Mini-dicionário de técnico informática. Disponível em : Acesso em 19 mai Plataforma aberta (verbete). Glossário de elearning. Disponível em: <abhttp://elearning.ieba.org.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=37erta> Acesso em: 13 mai Políticas da Wikipédia lusófona. Disponível em: Acesso em 27 mai PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. In.: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília, Anais, Disponível em: Acesso em: 29 mai SCHONS, Cláudio Henrique; SILVA, Fabiano Couto da; MOLOSSI, Sinara. O uso de wikis na gestão do conhecimento em organizações. Biblios: Revista electrónica de bibliotecología, archivología y museología. Ano 8, n. 27, 2007. SILVA, Fabiano Couto Corrêa. Construção social da informação: o sistema wiki e suas interfaces. In.: IX ENANCIB. São Paulo: USP, 2008. Ward Cunninghan (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 29 mai Wikimédia Foundation (verbete) Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 27 mai Wikipédia (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em 27 mai World Wide Web (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 27 mai

59 Bibliografia Videolog. Dsponível em: Acesso em: 25 mai 2009. Ward Cunninghan (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 29 mai Wikimédia Foundation (verbete) Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 27 mai Wikipédia (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em 27 mai World Wide Web (verbete). Wikipédia. Disponível em: Acesso em: 27 mai Youtube. Disponível em: Acesso em: 27 mai 2009.


Carregar ppt "Plataformas abertas e Wikipédia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google