Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Profa Wendy Beatriz Carraro
2
GESTÃO “CONTROLE DE DESEMPENHO DA EMPRESA COMO UM TODO, CUJO OBJETIVO É GARANTIR O CUMPRIMENTO DA MISSÃO E A CONTINUIDADE DA EMPRESA”. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
3
GESTÃO “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável”. Sêneca, filósofo romano que viveu entre 4 a.C. e 65 d.C. CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
4
GESTÃO CONCEITOS INTRODUTÓRIOS DEFINIR NEGÓCIO DEFINIR MISSÃO
DEFINIR VISÃO DEFINIR ESTRATÉGIA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIA
5
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO + PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
GESTÃO MAS, E A ORGANIZAÇÃO ESTÁ ATINGINDO AS METAS ESTABELECIDAS? COMO SABER? PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO + PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
6
CONCEITO “Capacidade de projetar o futuro da empresa em termos de resultados, fluxos de caixa e patrimônio, com base em informações pretéritas, bem como baseadas em modificações recentes ocorridas no cenário econômico, ou na estrutura da própria organização. Assim, ele não será preciso, mas auxiliará a concretização do planejamento estratégico.” ORÇAMENTO EMPRESARIAL
7
OBJETIVO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO FLUXOS DE CAIXA PREVER E CONTROLAR
RESULTADOS ALCANCE DAS METAS SITUAÇÃO PATRIMONIAL SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
8
CARACTERÍSTICAS PROJEÇÃO PARA O FUTURO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
9
CARACTERÍSTICAS EXPRESSÃO MONETÁRIA SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
10
CARACTERÍSTICAS FLEXIBILIDADE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
11
CARACTERÍSTICAS COMPROMETIMENTO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
12
CARACTERÍSTICAS COMPLETUDE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
13
CARACTERÍSTICAS OPORTUNIDADE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
14
CARACTERÍSTICAS UNIFORMIDADE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
15
CARACTERÍSTICAS CONTROLE SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
16
FASES DO ORÇAMENTO PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO
ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS SETORIAIS ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL SISTEMA ORÇAMENTÁRIO
17
FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES
Conselho / Presidência Aprovar o planejamento estratégico Conselho / Presidência Definir as políticas e as metas orçamentárias Unidades Definir as estratégicas das unidades Unidades: Orçar as estratégias das unidades Unidades Dar entrada no sistema Setor de Orçamento Consolidar os diversos orçamentos recebidos Setor de Orçamento Fazer simulações Simulação OK? Setor de Orçamento Acompanhamento e controle Unidades Divulgar Conselho/Presidência Aprovar o orçamento anual Rever Diretrizes Não Sim FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES
18
FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES
DRE Projetado Fluxo de Caixa Projetado Balanço Projetado FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES
19
ORÇAMENTO DE VENDAS
20
CONCEITO x = Receita Total Quantidade a ser vendida Preço Unitário
Projeção de Vendas mês a mês ORÇAMENTO DE VENDAS Quantidade a ser vendida x Preço Unitário = Receita Total
21
Evidenciar FATURAMENTO futuro,
OBJETIVO Evidenciar FATURAMENTO futuro, analisando: Crescimento histórico da empresa Crescimento esperado para a empresa Crescimento esperado do setor e da economia ORÇAMENTO DE VENDAS
22
Evidenciar FATURAMENTO futuro,
OBJETIVO Evidenciar FATURAMENTO futuro, considerando: Capacidade de produção da empresa Nível mínimo de estoques Evitar problemas com atraso na entrega ou ainda capacidade ociosa ORÇAMENTO DE VENDAS
23
CARACTERÍSTICAS ORÇAMENTO DE VENDAS
Quantidades físicas e valores das vendas por produtos, unidades de negócios, regiões e total da empresa; ORÇAMENTO DE VENDAS
24
CARACTERÍSTICAS ORÇAMENTO DE VENDAS
Preço de venda unitário, que será praticado em cada unidade de negócio ou região; ORÇAMENTO DE VENDAS
25
CARACTERÍSTICAS ORÇAMENTO DE VENDAS
Vendas por modalidades, tais como venda a vista, venda no crediário (em 2 vezes, 3 vezes, com ou sem entrada), venda no cartão de crédito, vendas no consórcio, vendas com cheques pré-datados etc; ORÇAMENTO DE VENDAS FLUXO DE CAIXA!
26
CARACTERÍSTICAS ORÇAMENTO DE VENDAS
Formas de distribuição de seus produtos, tais como: venda direta, no atacado, no varejo, venda por representantes, por internet, etc. ORÇAMENTO DE VENDAS
27
CENÁRIO ECONÔMICO ORÇAMENTO DE VENDAS ANÁLISE: PIB Variação Cambial
Taxa de Juros Inflação Política Governamental Modificação fatia de mercado da empresa ORÇAMENTO DE VENDAS
28
FORMA DE ELABORAÇÃO: ORÇAMENTO DE VENDAS
ORÇAMENTO DESCENDENTE ALTA ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTO ASCENDENTE PARTICIPAÇÃO DOS VENDEDORES ORÇAMENTO DE VENDAS
29
MÉTODO DE ELABORAÇÃO DE ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO DE VENDAS: ESTIMAÇÃO DE VALORES
CrescimentoHistórico Crescimento esperado (empresa e economia) Previsão dos Analistas Determinantes de crescimento de vendas MÉTODO DE ELABORAÇÃO
30
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
Taxas médias de crescimento de vendas passadas Média Aritmética Média Geométrica (considera o resultado) FORMAS DE ELABORAÇÃO
31
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
EXEMPLO: Ano Lucro por ação Taxa de crescimento 20X2 0,50 20X3 0, ,00% 20X4 0, ,67% 20X5 0, ,22% 20X6 0, ,64% Média aritmética = (8,00%-16,67%+22,22%+3,64%) / 4 = 4,29% Média geométrica = ($ 0,57 / $ 0,50)1/ = 3,33% FORMAS DE ELABORAÇÃO
32
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
Sensibilidade das taxas de crescimento em relação ao período (+ 2 anos): Ano Lucro por ação Taxa de crescimento 20X0 0,45 20X1 0,48 6,67% 20X2 0,50 4,17% 20X3 0,54 8,00% 20X4 0, ,67% 20X5 0, ,22% 20X6 0,57 3,64% Média aritmética = (6,67%+4,17%+8,00%-16,67%+22,22%+3,64%) / 6 = 4,67% Média geométrica = ($ 0,57 / $ 0,45)1/ = 4,02% FORMAS DE ELABORAÇÃO
33
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
MODELO DE REGRESSÃO LINEAR: LPAt = Lucro por ação no período t; a = coeficiente linear; b = coeficiente angular; t = período de tempo t. LPAt = a + bt FORMAS DE ELABORAÇÃO
34
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
MODELO DE REGRESSÃO LINEAR: LPAt = a + bt Regressão de mínimos quadrados ordinários dos lucros por ação em relação ao tempo; Considera a informação existente nas observações intermediárias; Crescimento do lucro por ação em termos monetários. FORMAS DE ELABORAÇÃO
35
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
MODELO DE REGRESSÃO LOGARÍTMICO-LINEAR: ln(LPAt ) = a + bt ln(LPAt ) = Logaritmo natural do lucro por ação no período t; a = coeficiente linear; b = coeficiente angular; t = período de tempo t. FORMAS DE ELABORAÇÃO
36
CRESCIMENTO HISTÓRICO:
MODELO DE REGRESSÃO LOGARÍTMICO-LINEAR: ln(LPAt ) = a + bt Medida da mudança percentual dos lucros por ação por unidade de tempo; Elimina o problema do modelo linear, convertendo o coeficiente em uma mudança percentual; FORMAS DE ELABORAÇÃO
37
CRESCIMENTO ESPERADO (EMPRESA E ECONOMIA):
Estimativa que as Vendas da empresa irão crescer conforme: Crescimento projetado do setor em que atua; Crescimento da economia como um todo. FORMAS DE ELABORAÇÃO
38
PREVISÃO DOS ANALISTAS
* Visão de mais de um analista para a empresa; * Melhores resultados (no curto prazo); * Projeções de vendas baseadas em informações passadas; FORMAS DE ELABORAÇÃO
39
PREVISÃO DOS ANALISTAS
Informações utilizadas na previsão: Dados empresa Dados macroeco-nômicos Informações privilegiadas da empresa Dados de concor-rentes FORMAS DE ELABORAÇÃO
40
PREVISÃO DOS ANALISTAS
Fatores que determinam a escolha das previsões para estimar o crescimento futuro em detrimento dos modelos mecânicos: Modelos mecânicos Quantidade de informações recentes específicas da empresa Qualidade dos analistas Desacordo entre analistas e uso do desvio padrão Número de analistas. FORMAS DE ELABORAÇÃO
41
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Projeção conforme decisões tomadas pela empresa em relação às informações financeiras da empresa. FORMAS DE ELABORAÇÃO
42
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: ÍNDICE DE RETENÇÃO x RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO Crescimento dos lucros é uma função crescente do índice de retenção e do retorno sobre o patrimônio líquido. FORMAS DE ELABORAÇÃO
43
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO e ALAVANCAGEM ROE = ROA + D / PL [ROA – i (1-t)] ROA = LLE + juros (1- tx de juros) / Ativos totais ou ROA = EBIT (1-t) / Ativos totais; i = despesa com juros da dívida / Dívida; t = impostos; D/PL = dívida / patrimônio líquido. Usando uma versão expandida do ROE a taxa de crescimento pode ser expressa como: g = IR [ROA + D / PL [ROA – i (1-t)] FORMAS DE ELABORAÇÃO
44
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: RETORNO SOBRE O PATRIMÔNIO LÍQUIDO e ALAVANCAGEM Análise dos efeitos de uma reestruturação na taxa de crescimento: Reestruturação de projetos; Mudança na estrutura de capital; Mudança na política de dividendos. FORMAS DE ELABORAÇÃO
45
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: RETORNO SOBRE ATIVOS, MARGEM DE LUCRO E GIRO DE ATIVOS (TURNOVER) ROA =EBIT (1-t) / Ativos totais Multiplicando-se e dividindo-se pela venda tem-se: ROA =(EBIT (1-t) / vendas) x (vendas / Ativos totais) Então: ROA = Margem de lucro antes juros x Giro de ativos FORMAS DE ELABORAÇÃO
46
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: RETORNO SOBRE ATIVOS, MARGEM DE LUCRO E GIRO DE ATIVOS (TURNOVER) Retorno sobre os ativos é uma função crescente tanto da margem de lucros antes do pagamento de juros, quanto do giro dos ativos; Geralmente quanto maior for a margem de lucro menor será o giro dos ativos, o efeito líquido dessa variação dependerá da elasticidade da demanda do produto; FORMAS DE ELABORAÇÃO
47
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: ANÁLISE DA LINHA DE PRODUTOS g = IR [ROA + D / PL [ROA – i (1-t)] ROA = RL + juros (1- t) / Ativos totais ou ROA =EBIT (1-t) / Ativos totais; Incorporando-se os conceitos de margem de lucro e turnover, têm-se: g = IR [(ML x GA) + D / PL [(ML x GA) – i (1-t)] ML = Margem de lucro; GA = Giro dos ativos. Adaptando-se essa relação tem-se que: gjt = IR [(ML jt x GA jt) + D / PL [(ML jt x GA jt) – i (1-t)] gjt = taxa de crescimento no ano t para a linha de produto j; ML jt = margem de lucro antes dos juros e após os impostos no ano t para a linha j; GA jt = giro do ativo no ano t para a linha de produto j. FORMAS DE ELABORAÇÃO
48
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Análise: ANÁLISE DA LINHA DE PRODUTOS Lucratividade da empresa em termos de linhas individuais de produtos. FORMAS DE ELABORAÇÃO
49
DETERMINANTES DE CRESCIMENTO DE VENDAS
Em relação à análise conforme fundamentos financeiros: Avaliar considerável aumento de CUSTO para obtenção de dos dados necessários. FORMAS DE ELABORAÇÃO
50
APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO
FORMAS DE APRESENTAÇÃO: PLANILHAS SOFTWARES ORÇAMENTO DE VENDAS
51
APRESENTAÇÃO E ELABORAÇÃO
Orçamento de vendas (OV) = (OV, u) x (PV, u) ORÇAMENTO DE VENDAS, UNIDADES (OV, u) INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PREÇO DE VENDAS, UNIDADES (PV, u) ORÇAMENTO DE VENDAS
52
CRESCIMENTO PROJETADO = 4% EM RELAÇÃO AOS MESMOS MESES DO ANO ANTERIOR
EXEMPLO: EMPRESA ALFA Projeção de Vendas – Unidades ORÇAMENTO DE VENDAS CRESCIMENTO PROJETADO = 4% EM RELAÇÃO AOS MESMOS MESES DO ANO ANTERIOR
53
CRESCIMENTO PROJETADO = 4% EM RELAÇÃO AOS MESMOS MESES DO ANO ANTERIOR
EXEMPLO: EMPRESA ALFA Projeção de Vendas – Unidades ORÇAMENTO DE VENDAS CRESCIMENTO PROJETADO = 4% EM RELAÇÃO AOS MESMOS MESES DO ANO ANTERIOR
54
EXEMPLO: EMPRESA ALFA Desdobrar valores de venda por modalidades Projeção de Vendas – RECEITAS RECEITA = UNIDADES PROJETADAS POR MÊS x VALOR UNITÁRIO ORÇAMENTO DE VENDAS 28 % das vendas da Empresa ALFA = À VISTA 72 % das vendas da Empresa ALFA = A PRAZO 32% das vendas a prazo = plano (1+1) 35% das vendas a prazo = plano (1+2) 33% das vendas a prazo = plano (1+3)
55
EXEMPLO: EMPRESA ALFA ORÇAMENTO DE VENDAS
56
EXEMPLO: EMPRESA ALFA ORÇAMENTO DE VENDAS
57
EXEMPLO: EMPRESA ALFA Composição dos encaixes financeiros estimados das vendas a prazo: Projetar para cada um dos planos os valores conforme a porcentagem da entrada; Projetar para cada um dos planos os valores conforme os juros que incidirão sobre as parcelas; ORÇAMENTO DE VENDAS
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.