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DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana.

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1 DIAGNÓSTICO DESENVOLVIDO POR ESTUDANTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DO TERRITÓRIO LAGOA DA CONCEIÇÃO
Ana Paula Gonçalves1, Elisa Kappel1, Mariana Girardi1, Mariana Quintino1, Nathalia Naspolini1, Priscila Machado1, Raphael Salles1, Rafael Vicenzi1, Janaina das Neves2, Letícia Carina Ribeiro2, Maria Cristina Marcon2, Neila Maria Viçosa Machado2, Yara M. F. Moreno2.. 1 Estudante da quarta fase do Curso de Graduação em Nutrição. Universidade Federal de Santa Catarina. 2 Professor da disciplina NTR 5607 – Planejamento e Programação de Ações em Alimentos e Nutrição. Departamento de Nutrição. Universidade Federal de Santa Catarina. INTRODUÇÃO O território da Lagoa da Conceição, um dos locais escolhidos para a implementação da prática do novo modelo curricular do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina, está situado na região leste de Florianópolis e apresenta estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, organizações sociais, espaço cultural, Centro de Saúde, feiras, além de ser um local de grande importância turística, o que movimenta a sua economia. Após observação e reconhecimento da população e do território, foram realizadas práticas de Epidemiologia Nutricional, focando as questões sócio-econômica e de hábitos alimentares. Já na área de Avaliação Nutricional o enfoque foi nos aspectos antropométricos da população infantil, para obtenção de um retrato da população da Lagoa da Conceição. Por fim, analisou-se aspectos higiênicos, de acondicionamento e rotulagem de produtos alimentícios vendidos nos principais estabelecimentos comerciais da região, com base nos conhecimentos da área de Vigilância Sanitária. A partir das atividades propostas é que pode-se construir o diagnóstico e levantamento de demandas da comunidade, a fim de ser planejado ações futuras de intervenção, pois para a manutenção da saúde coletiva é necessário que haja planejamento em saúde, buscando intervir na comunidade e envolver os atores da transformação: profissionais de saúde, população, acadêmicos e Estado; a fim de que a alimentação, como provedora de saúde, possa ser assegurada a todos, como prevê o Direito Humano à Alimentação Adequada, por meio da Segurança Alimentar e Nutricional. OBJETIVO Realizar diagnóstico da comunidade utilizando os dados coletados nas visitas, identificando os problemas que a assolam e consultando dados secundários, a fim de desenvolver planejamento estratégico em saúde, alimentação e nutrição e posterior intervenção no local. MATERIAIS E MÉTODOS A metodologia empregada na construção do diagnóstico envolveu estudantes do curso de Nutrição, professores do Departamento de Nutrição e de outros Departamentos, os quais integraram o corpo docente das três primeiras fases do Curso de Nutrição, por meio de atividades, visitas e coletas de dados primário e comparação com dados segundários referentes ao território Lagoa da Conceição. RESULTADOS Os dados coletados e analisados mostraram a existência de demandas no território referente a várias áreas, como: infraestrutura, saneamento básico, meio ambiente, manutenção da cultura local, saúde pública, alimentação, segurança pública e falta de apoderamento da população em relação a entidades, como a Associação dos Moradores. Essas demandas afetam direta e indiretamente a qualidade da saúde, da alimentação e da nutrição da população desse local. A partir da obteção de dados primários da Lagoa da Conceição em conjunto com dados secundários extraídos de banco de dados em saúde se pode definir as principais demandas da região. Abaixo estão apontadas em que situações há uma maior concentração de situações problemas analisadas pelo grupo idealizador do diagnóstico: Gráfico 1. Relação entre as questões analisadas no diagnóstico e maior concentração de situações problemas, em porcentagem. De acordo com a nova estratégia curricular, com os dados obtidos será contruído um planejamento estratégico situacional cujo o objetivo é encontrar soluções para as principais demandas dos territórios diagnosticados pela turma 2009/1.


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