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Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com

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Apresentação em tema: "Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com (wandreson@wandreson.com)

2 Sistemas Multimídia n Sumário –Introdução –Conceitos Básicos Dados Discretos (texto e imagem) Dados Contínuos (áudio e vídeo) –Aplicações Multimídia Stand-Alone

3 Sistemas Multimídia n Sumário (cont.) –Aplicações Multimídia Distribuídas Vídeo-Conferência Vídeo sob Demanda Correio Eletrônico Multimídia Sistemas de Autoria –HTML puro –FrontPage –Meios Ópticos de Armazenamento

4 Sistemas Multimídia n Sumário (cont.) –Compressão de Dados –Camada de Transporte –Camada de Redes –Qualidade de Serviço –Sincronização Multimídia –Modelos Hipermídia –Outros

5 Sistemas Multimídia Objetivos do Curso n Fornecer uma visão teórica e prática da área de multimídia stand-alone e distribuída, abordando aspectos relativos ao armazenamento, transmissão e apresentação da informação multimídia. n Identificar os requisitos básicos para o processamento das informações multimídia

6 Sistemas Multimídia 1. Introdução n O que é Multimídia? –Tecnologia interdisciplinar que permite a manipulação e integração, em computador, de diversos formatos de mídia (textos, imagens, áudio e vídeo).

7 Sistemas Multimídia 1. Introdução n A multimídia só se tornou uma realidade graças ao avanço em diversas áreas da computação: –Novas Interfaces Gráficas –Grande capacidade de armazenamento –Novas rede de alta velocidade

8 Sistemas Multimídia 1. Introdução n Sistemas Multimídia são um conjunto de Hardware e Software que possibilitam: criar, manipular, armazenar, transmitir e exibir informações de diversas natureza, como: texto, gráficos, imagens estáticas, voz (áudio) e vídeo

9 Sistemas Multimídia 1. Introdução n As aplicações multimídia são divididas em dois grandes grupos: –Multimídia Distribuída –Multimídia não-distribuída (Stand-Alone)

10 Sistemas Multimídia 1. Introdução n Multimídia Distribuída: –Executadas com o auxílio de redes de computadores. –As informações estão distribuídas em redes de computadores, podendo estar armazenada em diversos servidores com o objetivo de compor uma única apresentação multimídia

11 Sistemas Multimídia 1.1 Multimídia Distribuída n Cenário clássico de aplicações multimídia distribuídas:

12 Sistemas Multimídia 1.2 Multimídia Stand-Alone n Nas aplicações multimídia Stand-Alone, todos os dados para a manipulação e apresentação dos dados multimídia encontram-se em uma única máquina.

13 Sistemas Multimídia 1.3 Aplicações n Várias aplicações podem ser vislumbradas a partir da união de multimídia + comunicação: –Apresentações Multimídia –Vídeo Conferências –Aprendizado à Distância –Trabalho Cooperativo –Difusão de programas de áudio e vídeo

14 Sistemas Multimídia 1.3 Aplicações –Sistemas de Informação –Tele-diagnóstico Médico –Catálogos de Venda –Correios Eletrônicos Multimídia –Publicidade –Turismo –Escritório –Etc

15 Sistemas Multimídia 1.4 Sistema de Comunicação n As novas aplicações multimídia afetam profundamente as arquiteturas de comunicação clássicas como OSI e TCP/IP n Novos mecanismos de sincronização, multicasting, garantia de retardo (delay) e jitter são fundamentais nessa nova estrutura

16 Sistemas Multimídia 1.5 Perspectivas n A área de multimídia distribuída é uma área nova e ainda com muito a ser explorada. n Uma série de novas aplicações ainda estão por vir assim que os problemas de infra-estrutura, sobretudo nas redes de computadores, forem solucionados.

17 Sistemas Multimídia 2. Conceitos Básicos n Os dados multimídia podem ser divididos em dois grupos: n Dados Discretos –Não variam com o tempo Ex: Texto, gráficos e imagens estáticas n Dados Contínuos –Variam com o tempo Ex: Áudio e Vídeo

18 Sistemas Multimídia 2.1 Dados Discretos n Alta sensibilidade a erros n Baixa sensibilidade a atrasos (delay) e variação do retardo (jitter) n Vazão (throughput) variável n Tráfego em rajada (bursty traffic)

19 Sistemas Multimídia 2.1.1 Textos e Gráficos n Textos e Gráficos não suportam erros n Podem tolerar algum retardo (delay) e variação do retardo (jitter) n Nos sistemas distribuídos, em caso de erros, é necessário a retransmissão do dado n Vazão baixa, em torno de 3 Kbytes e em tráfego em rajadas

20 Sistemas Multimídia 2.1.2 Imagens n Exploram a baixa sensibilidade à distorção e os limites de contorno do sistema visual humano n Aceitam uma porcentagem de erro dependendo da qualidade, um pixel perdido em uma imagem de 320x240 pode não representar perda na sua legibilidade

21 Sistemas Multimídia 2.1.2 Imagens n Imagens são caracterizadas basicamente por dois atributos: –Resolução espacial ou dimensões, expressas na forma de pixel x pixel –Pela quantidade de cores 1 bit, 2 cores 8 bits, 256 cores 24 bits, 16 milhões de cores

22 Sistemas Multimídia 2.1.2 Imagens n Requisitos de armazenamento maiores do que os textos –Uma imagem de 320 x 240 pixels, com 256 cores (8 bits) é da ordem de 75 Kbytes –Uma imagem de 1024 x 768 pixels, com 16 milhões de cores (24 bits) é da ordem de 2 Mbytes

23 Sistemas Multimídia 2.1.2 Imagens n Imagens podem ser do tipo: –Raster São descritas como uma mapa de pontos –Vector São descritas matematicamente

24 Sistemas Multimídia 2.1.2 Imagens n Existem vários formatos de imagem:

25 Sistemas Multimídia 2.2 Dados Contínuos n Incluem o fator tempo n Enorme espaço de armazenamento n Severas restrições de desempenho, tráfego e sistemas de arquivos n Seus principais representantes são: –Áudio –Vídeo

26 Sistemas Multimídia 2.2.1 Áudio n Voz e Áudio digital são bastantes sensíveis ao retardo máximo de transferência (delay) e à variação do retardo (jitter) n Esta característica é crítica principalmente em sistemas de tempo- real ou simplesmente no prazer de ouvir um CD no computador

27 Sistemas Multimídia 2.2.1 Áudio n Retardos maiores que 200 ms incomodam os interlocutores n Os padrões de telefonia estipulam 40 ms para distâncias continentais e 80 ms para distâncias intercontinentais

28 Sistemas Multimídia 2.2.1 Áudio n Exemplos de aplicações e a sua respectiva banda passante necessária

29 Sistemas Multimídia 2.2.2 Vídeo n Vídeo é a mídia de maior demanda de armazenamento. –Um vídeo com qualidade NTSC não- comprimido de 512 x 480 pixels, 24 bits de cor requer um espaço de 5,6 Mbits. –A uma amostragem de 30 quadros por segundo, significa uma vazão de 168 Mbps

30 Sistemas Multimídia 2.2.2 Vídeo n Requisitos de armazenamento

31 Sistemas Multimídia 2.2.2 Vídeo n Fica claro que técnicas de compressão precisam ser utilizadas n Existem técnicas de compressão –com perda –sem perda n A técnica utilizada vai depender da aplicação em questão

32 Sistemas Multimídia 2.2.2 Vídeo n Aplicações médicas por exemplo não vão permitir que se perca um bit se quer n Já aplicações de vídeo-conferência toleram taxas de erro em função do sistema visual humano


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