Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSilvana Henriques Damásio Alterado mais de 8 anos atrás
1
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho faportilho@yahoo.com.br
2
OBJETIVOS: Construção de conhecimentos sobre desenvolvimento, instituições e processos sociais relacionados ao sistema agroalimentar e ao mundo rural. LINHAS DE PESQUISA: 1.Estudos de cultura e mundo rural 2.Instituições, mercados e regulação 3.Movimentos sociais 4.Políticas públicas, Estado e atores 5.Natureza, ciência e saberes Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad
3
Refletir sobre desenvolvimento, instituições, mercados, estratégias empresariais e comportamento dos consumidores, considerando: Re-ordenamento das relações social-econômico e público-privado; Redefinição dos papéis institucionais (organismos de governança global, Estados nacionais, governos regionais e locais, empresas, consumidores e sociedade civil); Diferentes práticas dos consumidores em diferentes mercados agroalimentares; Ciência, tecnologia e cidadania como elementos constitutivos das novas estruturas de consumo. Instituições, Mercados e Regulação
4
Disciplinas (mestrado e doutorado): Teorias Sociais Contemporâneas Sociologia do Consumo Orientação de teses e dissertações sobre temas relacionados ao consumo Pesquisas
5
http://estudosdoconsumo.com.br/
6
Investigações em andamento: Estudos do consumo no Brasil Ambientalização dos movimentos de consumidores Consumo alimentar (orgânicos) Consumo político Compras coletivas e redes de consumidores Confiança dos consumidores Consumo de tecnologias digitais Consumo Pet (humanização dos pets; bem-estar animal; mercado de produtos e serviços para animais de estimação) Novos movimentos sociais econômicos
7
05 edições do Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) I Encontro Luso-brasileiro de Estudos do Consumo 2004 – I ENAC Tema: Consumo, cultura e identidade Objetivo: Discutir as diversas formas pelas quais as identidades modernas se constituem através das práticas e discursos sobre o consumo.
8
2005 – II ENAC Tema: Os novos poderes do mercado Objetivo: Refletir sobre os novos “atores do mercado”, a mercantilização da cultura, a construção da responsabilidade social e ambiental dos consumidores e do mercado e, ainda, a análise de noções aparentemente paradoxais como “socialismo de mercado” e “capitalismo solidário”.
9
2006 – III ENEC Tema: Tempos e espaços do consumo em uma perspectiva comparada Objetivo: Compreender as diversas modalidades de consumo e os diferentes tipos de sociedades de consumo, ao longo de eixos históricos e geográficos diversificados.
10
2008 – IV ENEC Tema: Novos rumos da sociedade de consumo Objetivo: Analisar as mais recentes inovações e transformações nos discursos e práticas sobre consumo, em especial com relação ao crescente papel do consumo ético, consumo responsável e consumo político, relacionando tais temas com questões mais amplas sobre os rumos da sociedade globalizada.
11
2010 – V ENEC + I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Tema: Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo Objetivo: Refletir sobre as recentes transformações na esfera do consumo, em que questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.